Transportes na Espanha
Conjunto de Alhambra, em Granada, Espanha
Conjunto de Alhambra, em Granada, Espanha

Transportes na Espanha: como ir e circular

Há voos diários diretos do Brasil para Madri pela Tam e pela Ibérica.

Mapa da Espanha

Como circular

A Espanha possui um território relativamente grande, quando se pensa em termos de Europa, e os principais pontos de interesse turístico estão espalhados por diversas regiões. Para traçar um roteiro racional, consulte os mapas .

Dica: Algumas das cidades mais interessantes da Espanha, como Sevilha, Córdoba, Mérida, Santiago de Compostela e Salamanca, ficam próximas à fronteira com Portugal. Dependendo do tempo que você tem, poderá se organizar para conhecer os dois países.

Avião

A partir de Madri e de Barcelona há vôos para as principais cidades espanholas, mas só vale a pena tomar avião para percorrer longas distâncias, em regiões não abrangidas pelas linhas de trens de alta velocidade. Informe-se sobre os vôos domésticos da Iberia.

Trem

Os trens na Espanha cobrem boa parte dos locais de interesse turístico e, principalmente entre os grandes centros, há muitos trens todos os dias. Os trens regionais ainda não são muito rápidas, mas a Espanha tem atualmente alguns trens modernos de alta velocidade (TALGO e AVE), que são utilizados nas ligações entre as maiores cidades do país e para destinos no exterior. O TALGO vai de Madri a Barcelona em uma hora e meia e o AVE, mais rápido, vai de Madri a Sevilha (a 530km ao sul) em aproximadamente duas horas e meia. Para informações sobre preços, linhas e horários de trens, consulte o site da rede ferroviária estatal RENFE.
Os passes ferroviários europeus Eurail são válidos também na Espanha. Eles devem ser adquiridos no Brasil, o que pode ser feito em qualquer boa agência de viagens.

Carro

A Espanha tem auto-estradas de alta velocidade, com cobrança de pedágio, além de pequenas estradas locais boas e pitorescas. Nos meses de verão, elas costumam ficar congestionadas e há grandes engarrafamentos em regiões mais turísticas.
Dentro das cidades, porém, saiba que o carro não tem a menor utilidade e a dificuldade para estacioná-lo é a mesma que se encontra nos demais países europeus.

Ônibus

Os ônibus ligam as principais cidades da Espanha; são modernos, confortáveis e bastante práticos quando se trata de percorrer distâncias relativamente curtas. Mais baratos e freqüentemente mais rápidos do que os trens, os ônibus na Espanha só não conseguem concorrer em rapidez com as modernas linhas de trens de alta velocidade.

Há dois tipos de rotas de ônibus: o directo, mais rápido, vai pelas auto-estradas, enquanto o ruta trafega também por estradas secundárias e pára em tudo quanto é lugarejo, mas permite que você aprecie melhor a paisagem. Não há nenhuma mordomia: você mesmo deve colocar suas malas no bagageiro lateral quando o ônibus encosta na dársena (plataforma de embarque); o motorista se limita a abri-lo e fechá-lo. Os ônibus em geral não têm banheiro, mas costumam parar a cada 2 ou 3 horas para uma pausa lanche-toalete.

As estações rodoviárias na Espanha são bem equipadas: têm restaurante, toaletes razoavelmente limpos, telefones públicos, lojinhas, guichê de informações e depósitos de bagagem self-service. Não conte muito com estes últimos, pois os compartimentos são relativamente pequenos e o pagamento só pode ser feito com moedas que, no momento em que se tem pressa, nem sempre estão disponíveis.

Pode-se ir facilmente de ônibus às cidades de interesse turístico na Espanha a partir de Madri. Para ir a Toledo ou a Aranjuez, por exemplo, há muitas partidas diariamente e a viagem dura apenas 1h.

Na Andaluzia, um dos mais importantes destinos turísticos da Espanha, a empresa Alsa liga as principais cidades entre si e a Madri.

Informações práticas

Como ir para a Espanha

Há voos diretos da Ibéria e da TAM de São Paulo para Madri.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Hotéis na na Espanha

Escolha e reserve seu hotel em Barcelona

Escolha e reserve seu hotel em Córdoba

Escolha e reserve seu hotel em Granada

Escolha e reserve seu hotel em Madri

Escolha e reserve seu hotel em Mérida

Escolha e reserve seu hotel em Sevilha

Escolha e reserve seu hotel em Salamanca