Transportes na África do Sul

Transportes na África do Sul

Transportes na Africa do Sul, como ir transportes aéreos, rodoviários e ferroviários

Como circular: transportes internos

Importante: Antes de traçar qualquer roteiro turístico pela África do Sul, olhe o mapa. Não se viaja sem guia de viagem e sem mapa. Ter uma idéia das distâncias entre as cidade lhe permitirá escolher o meio de transporte certo, trem, ônibus e, quando for o caso, o avião.

Avião

A África do Sul é um país grande e as distâncias são longas. Para quem tem pouco tempo e deseja visitar apenas o principal (Cidade do Cabo, Durban e o Kruger National Park), o avião é o melhor meio. Há vôos entr as principais cidades do país. Os vôos internacionais aterrisam em Johannesburgo, uma cidade sem muito atrativos. Site: Avião

A South African Airways vende passes: um cupom para cada vôo, com preços variáveis dependendo do destino.

Trem

Há diversas linhas de trem entre as principais cidades sul-africanas: Johannesburgo, Cidade do Cabo (Capetown) Pretória, Queenstown, Port Elizabeth e Durban. Os trens sul-africanos estão longe de ter a rapidez e a modernidade dos europeus, mas não são caros e são mais confortáveis do que os ônibus. Para saber mais consulte o site da companhia paraestatal sul-africana Spoornet (clicar em customer services). Site: Trem

Existem também trens especiais que incluem programas turísticos e visitas aos parques nacionais, mas são bem caros. Embora movidos a vapor, são de extremo luxo e o bilhete inclui refeições e vinhos. No Blue Train, uma garrafa de champagne gelado espera o passageiro na cabine… O Rovos Rail, que liga Pretória à Cidade do Cabo, inclui visitas às cidades de Kimberley e de Matjiesfontein. Para saber mais consulte os sites Luxury Trains e Rovos Rail.

Carro

As estradas, com raras exceções, são boas, com pistas largas, asfalto em dia e sinalização eficiente. Apesar de se guiar à esquerda, o que é um empecilho para a maioria dos brasileiros, a África do Sul é um daqueles raros países em que alugar um carro pode ser uma excelente idéia, uma vez que as atrações estão espalhadas pelo enorme território. Para tranqüilizar um pouco aqueles que ficam preocupados em guiar à esquerda e pegar um carro num país estranho, a África do Sul (salvo no auge do verão no litoral) não tem estradas muito movimentadas.

Ônibus

Há basicamente dois tipos de ônibus, os Translux, confortáveis e mais caros, e os Transtate, que eram destinados aos trabalhadores negros na época do apartheid. Embora mais simples, os Transtate são bem mais são baratos e servem inúmeras cidades.

O Baz Bus Há uma boa opção para os mais aventureiros, que se hospedam nos albergues da juventude: o Baz Bus, que percorre os albergues do país. Você compra apenas um bilhete para seu destino final, mas pode descer e subir de novo no ônibus quantas vezes quiser. Os Baz Bus são relativamente confortáveis se comparados aos ônibus de transporte regular e operam entre a Cidade do Cabo (Cape Town) e Johannesburgo por duas rotas diferentes. Anotem essa, moçada, é para vocês! Site: Baz Bus

Informações práticas

 Como ir para a África do Sul

A South African Airways voa diretamente do Brasil para a África do Sul e também liga Johannesburgo aos países da Ásia, possibilitando a organização de um itinerário que englobe a África do Sul e algum destino asiático. Nesse caso é necessário ter muito tempo para viajar.

Veja passagens aéreas e pacotee para a África do Sul

Onde se hospedar na Árica do Sul

Escolha e reserve seu hotel em Capetown

Escolha e reserve seu hotel em Johanesburgo

Escolha e reserve seu hotel em Durban

Escolha e reserve seu hotel em Pretoria