Transportes em Santiago do Chile
Ônibus urbano em Santiago do Chile
Transportes em Santiago do Chile

Transportes em Santiago do Chile

Metrô

O metrô de Santiago, inspirado no de Paris, possui quatro linhas, e é um dos mais completos e com maior número de estações na América Latina. Funciona entre 5h40 e 23h30, aos sábados entre 6h30 e 23h e aos domingos entre 8h e 22h30. Quebra um grande galho, dependendo de onde você deseja ir. Uma curiosidade: os preços das passagens variam dependendo da hora do dia. Nos horários de pico são mais caros. Existe um cartão (BIP) que serve também para ônibus. Ele é carregado com determinada soma e utilizado até que precise ser recarregado novamente. Você pode usá-lo e passá-lo para seu companheiro ou companheira de viagem para abrir a catraca do metrô (nesse caso, naturalmente é descontado o valor das duas passagens). Você os compra e carrega em qualquer estação de metrô.

Ônibus

Chama-se colectivos e trafegam em vias exclusivas. Você paga a passagem ao motorista (tenha dinheiro trocado consigo) ou utiliza o cartão BIP. Os ônibus também têm passagens com preços diferenciados segundo o horário. A tarifa integrada, pode ainda ser paga com cartão BIP. Permite duas baldeações no espaço de 120 minutos, sempre num mesmo sentido e sem repetição de trajetos. O sistema permite a integração tarifárias de ônibus e metrôs. Evite os horários de pico: das 7h às 9h e das 18h às 20h.

Carro

Nem pensar! Não compensa alugar automóvel para se deslocar em Santiago: você não conhece a cidade e não é fácil achar onde estacionar.

Táxis

Quem não está viajando com orçamento de viagem muito apertado e estiver acompanhado, pode optar por tomar táxi, que é um pouco mais barato do que em cidades brasileiras como São Paulo ou Rio de Janeiro.

Atenção com os espertalhões – Só fique atento, porque alguns motoristas são muito “espertos”. O grande número de zeros na moeda chilena confunde qualquer estrangeiro!
Santiago possui táxis coletivos, com rota definida. São pretos e têm seus destinos identificados no teto do veículo. Equivalem às nossas lotações e levam até quatro passageiros. São mais rápidos, mais confortáveis do que os ônibus e mais econômicos do que os táxis comuns. Mas, é claro, você não pode obrigar o motorista a conduzi-lo a um endereço fora de sua rota.

À noite – Quem for sair para almoçar ou jantar fora do hotel, principalmente à noite, ou assistir a um show pode pedir que o próprio estabelecimento providencie um táxi. Os táxis santiaguinos são pretos embaixo e amarelos na parte superior.

Gorjeta – Costuma-se deixar uma gorjeta de mais ou menos 10% da corrida para os motoristas. Não repare que os motoristas de táxi chilenos (há exceções!) são mais sisusos e menos falantes do que os brasileiros. É jeito deles. A maioria não gosta de falar de política, um assunto sensível no país. Já futebol, sim. Os chilenos têm rivalidade futebolística com os argentinos, mas não conosco. Aliás, quase todo mundo no Chile torce para o Brasil quando nosso oponente é a Argentina!

Informações práticas

Como ir ao Chile

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis no Chile: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Santiago: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em La Sereña: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Pucón: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Natale: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Vara: seleção por categoria

Escolha e rserve seu hotel em Punta Arenas: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em San Pedro de Atacama: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Torres del Paine: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Valdívia

Escolha e reserve seu hotel em Valparaíso

Escolha e reserve seu hotel em Viña del Mar

Melhor época no Chile

Veja informações sobre o clima e a melhor época para ir ao Chile