Terra do Fogo

Terra do Fogo: o extremo meridinional da América do Sul

Mapa de Ushuaia e Terra do Fogo

Terra do Fogo: a continuação insular da Patagônia

Terra do Fogo, que tem Ushuaia como capital,  é um conjunto de ilhas no extremo meridional da América do Sul, espécie de continuação insular da Patagônia. A maior das ilhas, chamada Ilha Grande da Terra do Fogo, é separada do continente pelo Estreito de Magalhães. O nome é devido ao líder da primeira expedição que, partindo da Europa e atravessando esse estreito em 1520, chegou ao Oceano Pacífico: Fernão de Magalhães (1480-1521). Atualmente, a porção oeste da Terra do Fogo, onde estão situadas as cidades de Punta Arenas e Porvenir, pertence ao Chile, enquanto o leste integra o território argentino.

Temperaturas próximas de zero quase o ano todo

Apesar do clima inóspito, com temperaturas próximas ou abaixo de zero grau durante quase todo o ano, a região é habitada há mais de 10.000 anos. O nome “Terra do Fogo” lhe foi dado pelos desbravadores europeus que, de suas caravelas, viam enormes fogueiras acesas pelos índios para se aquecer. Dramaticamente, as populações nativas sucumbiram ante a violência e as doenças transmitidas pelo homem branco. No início do século XX, já não havia mais índios fueguinos.

Passeios pela Terra do Fogo

As belezas naturais da região podem ser conhecidas em passeios feitos a partir de Ushuaia, a cidade mais austral do planeta, que se orgulha de ser chamada de Ciudad del Fin del Mundo. O Parque Nacional Tierra del Fuego, de visita obrigatória, possui espetaculares vistas de lagos e montanhas. A cidade é procurada por esquiadores e praticantes de snowboard, por contar com estações de esqui com ótima neve e com a temporada de inverno mais longa da Argentina.
A partir de Ushuaia pode-se passear de barco pelo Canal de Beagle, o mesmo percorrido por Darwin e Fitz Roy na embarcação HMS Beagle no século XIX. As ilhas do canal, verdadeiras reservas de fauna marinha, são habitadas por focas, lobos e elefantes marinhos, cormorões e outras aves.

Como ir

Avião

Para visitar a Terra do Fogo, o mais fácil é tomar um avião até Ushuaia, a capital da Terra do Fogo argentina. De Buenos Aires, são 3h40 de vôo. Alguns vôos têm escala em Río Gallegos. De Río Gallegos (1h) e de El Calafate (1h15) também existem vôos diretos. O Aeroporto Malvinas Argentinas fica a 4,5 km da cidade.

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar

Na cidade de Ushuaia a região central próxima ao porto é perfeita para se hospedar. Evite lugares afastados, mesmo porque Ushuaia tem ladeiras cansativas.

Escolha e reserve seu hotel em Ushuaia

Região habitada à aproximadamente 10 mil anos

Apesar do clima inóspito, com temperaturas próximas ou abaixo de zero grau durante quase todo o ano, a região onde fica Ushuaia é habitada há mais de 10.000 anos. O nome “Terra do Fogo” lhe foi dado pelos desbravadores europeus que, de suas caravelas, viam enormes fogueiras acesas pelos índios para se aquecer. Dramaticamente, as populações nativas sucumbiram ante a violência e as doenças transmitidas pelo homem branco. No início do século XX, já não havia mais índios fueguinos.

As belezas naturais da região podem ser conhecidas em passeios feitos a partir de Ushuaia, a cidade mais austral do planeta, que se orgulha de ser chamada de Ciudad del Fin del Mundo. O Parque Nacional Tierra del Fuego, de visita obrigatória, possui espetaculares vistas de lagos e montanhas. Ushuaia é procurada por esquiadores e praticantes de snowboard, por contar com estações de esqui com ótima neve e com a temporada de inverno mais longa da Argentina.

Pontos turísticos

Canal de Beagle

A partir de Ushuaia pode-se passear de barco pelo Canal de Beagle, o mesmo percorrido por Darwin e Fitz Roy na embarcação HMS Beagle no século XIX. As ilhas do canal, verdadeiras reservas de fauna marinha, são habitadas por focas, lobos e elefantes marinhos, cormorões e outras aves. A cidade de Ushuaia vive principalmente do turismo e da pesca.

Museo Penitenciario e Museo Naval 

Gob.  Paz esq. c/ Yaganes, Ushuaia. O presídio de Ushuaia, inagurado em 1902, funcionou até 1946. Tinha 5 pavilhões com 76 celas individuais (bem melhor do que a Casa de Detenção de São Paulo!). Na época, os prisioneiros, que trabalhavam na construção civil ou no corte e transporte de madeira, podiam levar suas famílias para Ushuaia, que contava com pouquíssimos moradores. No mesmo prédio funciona o pequeno Museu da Marinha, com miniaturas de barcos a vela e a vapor de diferentes épocas e fotos de expedições que percorreram a Terra do Fogo.

Tren del Fin del Mundo

RN 3. A 8 km de Ushuaia. Esse trenzinho histórico é uma reconstituição daquele construído com a mão-de-obra de prisioneiros e utilizado por eles para ir cortar madeira. O passeio, que demora cerca de 2h, atravessa o Parque Nacional da Terra do Fogo. Embora turístico, é claro, não deixa de ser pitoresco (ou melhor, se não fosse pitoresco, não seria turístico!).

Museo del Fin del Mundo

Calle Maipú, 175, Ushuaia. Ocupa o antigo prédio onde funcionou até 1978 o Banco de la Nación Argentina de Ushuaia. O acervo compreende uma boa variedade de objetos utilizados pelos colonizadores da região. Muitas peças foram recuperadas dos numerosos navios que encalharam ou afundaram no Canal de Beagle.

Parque Nacional Tierra del Fuego

A 11 km de Ushuaia pela RN 3 pegando a direção de Lapataia. Você pode alugar um carro e ir por conta própria (a melhor opção) mas, a não ser que esteja em um pequeno grupo, sai mais caro do que pegar uma excursão. O Tren del Fin del Mundo também leva ao parque, que tem paisagens variadas, de lagos a vales profundos de onde se pode avistar picos nevados, e chega até praias em baías junto ao Canal de Beagle.

Estancia Harberton

A 85 km de Ushuaia; metade do caminho é de cascalho. Há excursões de ônibus, van ou barco a partir de Ushuaia. De importância histórica e situada em meio a um belíssimo quadro natural, esta foi a primeira estancia da Terra do Fogo, fundada no final do século XIX pelo missionário anglicano Thomas Bridges.

Centros de esportes de inverno Glaciar Martial

RN3. A 6 km de Ushuaia pelo asfalto. Há ônibus para lá na esquina da Maipú com a 25 de Mayo. O complexo turístico do Glaciar Martial, a 1.050m de altitude, foi inaugurado em 1983. O lugar possui pista de esqui também para iniciantes. A subida ao alto da colina, feita em teleféricos, toma de 8 a 10 minutos e a principal atração do lugar é a vista espetacular do Canal de Beagle e dos arredores.

Cerro Castor

RN 3, a 28 km da cidade de Ushuaia. Apesar de novo, comparado com outras estações de esportes de inverno, o Cerro Castor, maior centro de esqui de Ushuaia, dotado de moderno sistema de elevação, está sendo descoberto pelos esquiadores.

Passeios de barco e excursões pelo Canal Beagle

Há passeios de barco pelo Canal de Beagle, que separa a Ilha Grande da Terra do Fogo da Ilha Navarino. Podem ser facilmente contratados no porto turístico. Não tem como errar<comp./> há muitos quiosques que oferecem diferentes excursões. A principal atração do canal são as ilhotas onde vivem colônias de cormorões, albatrozes, leões marinhos, lobos marinhos, focas e outros animais. Os barcos chegam bem perto, mas ninguém pode desembarcar. (Você gostaria que sua casa fosse invadida por lobos marinhos e focas? Pois é, eles também não curtem!)

Entre os mamíferos, em cada grupo há um animal bem maior, o macho dominante, machos jovens e inúmeras fêmeas com seus filhotes. O cheiro que vem das colônias, trazido pelo vento, pode não ser dos melhores, mas é fantástica a experiência de ver de perto os exemplares da fauna fueguina que inspiraram a teoria da evolução darwiniana, sem falar na beleza da paisagem, com picos nevados ao fundo. Mais adiante fica o farol Les Eclaireurs, que sinaliza a entrada da Baía de Ushuaia para as embarcações que vêm do Atlântico. Existem também passeios que incluem visitas à pinguinera da Isla Martillo, onde há uma colônia de pinguins de Magalhães, e à Estancia Harberton. Para qualquer passeio, é recomendável levar gorro e luvas e usar roupas quentes, mesmo que no momento do embarque não esteja fazendo frio (o vento no canal não é brincadeira!).

Informações práticas

Onde se hospedar em outras regiões da Argentina

Escolha e reserve seu hotel em Buenos Aires

Escolha e reserve seu hotel em Bariloche

Escolha e reserve seu hotel em Mendoza

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes

A Argentina em imagens
Maquina fotografica

Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
 sobre a as regiões mais interessantes do país.