Suíça: atrações turísticas
Suíça
Inverno na Suíça.

Suíça: atrações turísticas

As principais cidades da Suíça, todas muito bonitas e antigas, com centros históricos bem-preservados, ficam à beira de grandes lagos ou rios: Genebra, Lausanne, Neuchâtel, Lucerna, Zurique e Berna.

Mapa da Suíça

Suíças, atrações no país

Berna

Capital da Suíça desde 1848, foi fundada no final do século XII sobre uma colina, no rio Aare. Seu centro histórico ocupado belas fontes e por edifícios dos séculos XVI e XVII, em estilo renascentista, é classificado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Em toda essa região há cafés animados, bons restaurantes e lojas. Uma das atrações turísticas de Berna é seu relógio construído em 1530, onde a cada hora aparecem curiosas figuras, como um galo, um urso, ou o bôbo da corte. O Museu Histórico de Berna conta toda a história da cidade desde sua fundação.

Vídeo sobre a Suíça

Genebra

É famosa por ser sede de instituições internacionais, conserva em sua Cidade Velha, cortada por ruelas, antigos imóveis medievais, como a Catedral de Saint-Pierre e a Maison Tavel. Três de seus museus merecem uma vista: O Musée d Art et d Histoire, o Barbier-Muller Museum, sobre as sociedades primitivas do Pacífico, e o Musée de la Croix Rouge, mostrando o trabalho realizado pela organização humanitária em todo o mundo. A região junto ao Lago Léman, o segundo maior lago da Europa Ocidental, em boa parte ocupada por jardins floridos, é uma das áreas mais agradáveis de Genebra.

No lago, não longe das margens, fica o famoso Jet d Eau (“Jato de água”) de Genebra, o maior do mundo. Do cais partem os barcos de cruzeiro pelo Lago Léman onde existem inúmeras cidadezinhas antigas encantadoras, como Coppet, da Idade Média e Nyon, da época romana.

Lausanne

Também a beira do lago Léman, com uns 130 mil habitantes, uma cidade média para os padrões suíços, conserva um centro histórico construído sobre uma colina. A região junto ao lago, de onde partem passeios de barco é muito agradável. Também no lago Léman está Montreaux, famosa por seu Castelo de Chillon, uma fortaleza medieval que foi residência dos Duques de Savoia.

Neuchâtel

Fica junto ao lago do mesmo nome e possui um charmoso centro histórico com construções do século XVII. Da Tour des Prisons tem-se uma vista privilegiada do lago Neuchâtel.

Basiléia

Junto ao rio Reno, na fronteira com a França e a Alemanha possui também um centro histórico com antigas construções de diversas épocas, entre elas uma catedral do século XII. Sua prefeitura, pintada de vermelho, é uma curiosidade.

Lucerna

À beira do Lago Lucerna, é uma das mais tradicionais cidades da Suíça, bem no coração da região onde surgiu a primeira Confederação Helvética. O centro histórico, com calçadões de pedra conserva vestígios de suas muralhas medievais e antigas construções. Lucerna é famosa por suas lindas pontes, consideradas atrações turísticas. As mais famosas delas são a Kapellbrücke, construída em 1333 e a Spreuerbrücke, que data de 1408.

Bellinzona

Em Bellinzona, pode-se visitar alguns dos mais lindos castelos do país. Perto da graciosa Interlaken (literalmente: “entre lagos”), está o Monte Jungfrau, no qual se sobe por bondinhos como o do Pão-de-Açúcar: mesmo no verão, você vai ver muita neve lá em cima.
Baden é conhecida como estação termal: suas águas são consideradas as melhores do mundo.
Outra cidade interessante é Lugano, no cantão italiano, que tem um ar latino, diferente do resto do país.

Dica

Um dos melhores programas na Suíça é simplesmente percorrer o país de trem ou de carro, visitando as pequenas cidades dos vales rodeados de montanhas.

Hotéis na na Suíça

Onde se hospedar em Zurich

Onde se hospedar em Lausanne

Onde se hospedar em Genebra

Onde se hospedar em Berna