Serra da Estrela

Serra da Estrela: a mais importante região montanhosa de Portugal

Esse grande maciço rochoso, onde fica o ponto culminante de Portugal (A Torre, a 1.993 m) pode ser visitado mais facilmente a partir de Guarda, de Belmonte a leste, ou de Seia a oeste. As paisagens, principalmente no outono, quando as árvores se tingem de amarelo e tons avermelhados, são maravilhosas. Durante o inverno, neva. Há inclusive uma pista de esqui no alto da Serra. A cidadezinha mais importante da Serra, bem no meio do maciço, é Manteigas, um lugarejo tranquilo e agradável, no Vale Glaciar do Zêzere. Em Manteigas há mais infraestrutura hoteleira. Todos os seus hotéis possuem restaurante, mesmo porque não há quase outras opções para o turista.

O solo rochoso da serra não permite a prática da agricultura. A principal atividade além do turismo é a criação de ovelhas. Com o leite, os serranos produzem um queijo absolutamente maravilhoso, que você não deve deixar de provar. Como não é pasteurizado, é proibido trazê-lo para o Brasil. Se os fiscais de alfândega o descobrirem no meio de sua bagagem, o produto será apreendido (e sem dúvida devorado avidamente por alguém!).

Mapa da Serra da Estrela

Como ir

Carro em carro fica muito complicado visitar a Serra da Estrela. A  Serra da Estrela fica a oeste de Coimbra Centro de Portugal,a 300 km de Lisboa, 200 Km do Porto e 400 Km de Madri. Se você vier do sul utilize a A23 pelo Sul.

Veja pacotes e passagens aéreas

Hotéis na Serra da Estrela

A principal e mais bem situada cidade para se hospedar na Serra da Estrela é Manteigas. Mas há pequenos hotéis e pousadas em toda a região.

Escolher e reservar seu hotel na Serra da Estrela

Melhor época

A Serra da Estrela é a região mais fria de Portugal. No inverno neva, existe até pista de esqui por lá. Recomendamos o verão, final da primavera e começo do outro. O período entre começo de maio e final de outubro é o mais agradável.

Atrações turísticas na Serra da Estrela

A principal atração turística na Serra da Estrela é a própria serra. Principalmente na primavera e no outono as paisagens são deslumbrantes. Além disso, a visita à Serra da Estrela lhe permitirá uma ótimo contato com o interior do país, conhecer o povo dessa região de Portugal, muito diferente daquele que habita grandes cidades, como Lisboa ou Porto, passar por pequenas fazendas de criação de ovelhas, vales glaciares, pequenos lagos, florestas que se tornam, no outono amarelo-avermelhadas, experimentar a culinária local e seus famosos queijos. Um charme!  Síte de turismo sobre a Serra da Estrela

Informações práticas sobre Portugal

Como ir a Portugal

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar em Portugal

Escolha e reserve seu hotel no Algarve

Escolha e reserve seu hotel no Alentejo

Escolha e reserve seu hotel em Coimbra

Escolha e reserve seu hotel em Lisboa

Escolha e reserve seu hotel no Porto, Minho e Douro

Escolha e reserve seu hotel no Norte de Portugal

Escolha e reserve seu hotel na Região de Lisboa

Escolha e reserve seu hotel na Serra das Estrela

Portugal em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.