São Paulo: Centro Novo

São Paulo: Centro novo

A partir do viaduto do Chá, o Centro Novo compreende os quarteirões que ficam entre: Praça Ramos de Azevedo, Praça da República, Largo do Paissandu e Avenida São Luiz. Nesta região, o gostoso é passear pelas galerias, pois as ruas, invadidas por ambulantes, dificultam a passagem dos pedestres. Nestas galerias encontramos restaurantes, lanchonetes e um comércio bastante variado com lojinhas de artesanato e comércio de pedras semipreciosas, as chamadas pedras brasileiras que são utilizadas em peças de souvenires tais como chaveiros, cinzeiros, porta copos, pequenas esculturas etc.

Mapa da região de Praça da República

Dicas de lugares e atrações

Largo do Paissandu

Uma linda escultura denominada “Monumento à Mãe Preta”, de Júlio Guerra (1955) e a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos são os grandes marcos desta antiga praça. Nas imediações, encontramos algumas bancas especializadas onde se podem comprar, vender ou trocar gibis novos, antigos ou raros.

Galeria do Rock e outras

Na rua 24 de Maio, o destaque é para as Grandes Galerias, também conhecidas como “Galeria do Rock” que, após muitos anos de decadência, revitalizou-se e hoje abriga em seus cinco andares um vasto comércio voltado ao público que aprecia as mais variadas tendências do rock. Nos andares encontramos lojas de cds, de camisetas, revistas e livros, lojas de presentes e calçados. Esta galeria liga a rua 24 de Maio 66 à Avenida São João 439 e ao Largo do Paissandu.

Galeria R. Monteiro

Outra galeria também bastante simpática é a Galeria R. Monteiro, que liga a rua 24 de Maio 77 à rua Barão de Itapetininga, com lojas de presentes, produtos naturais, eletrônicos e foto.

Galeria Nova Barão

Liga a rua Barão de Itapetininga à rua 7 de Abril. Com loja e sobreloja, possui salões de cabeleireiros, restaurantes e lanchonetes, produtos de informática, farmácia de manipulação, joalherias, roupas, calçados e perfumarias, tem uma pracinha no centro e é um espaço bastante agradável para se passear ou fazer compras.

Galeria 7 de Abril

Ladeada à direita pela Galeria Ipê e à esquerda pela Galeria das Artes, a Galeria 7 de Abril fica na rua 7 de Abril 125, concentrando muitas lojas de equipamentos fotográficos. Estas galerias levam à Praça Dom José Gaspar, onde está a Biblioteca Municipal.
Biblioteca Municipal Mário de Andrade – Criada em 25 de fevereiro de 1925 e construída em estilo Art-Déco, dispõe de um acervo de aproximadamente 350.000 livros e mais 11.000 títulos de periódicos. A entrada da biblioteca é pela rua da Consolação 94.

Praça Dom Jose Gaspar

É passagem para a Avenida São Luiz, uma das mais charmosas vias do centro de São Paulo. Ali proliferam os cafés, agências de turismo, casas de câmbio, agências bancárias.

Galeria Metrópole

Nela existem bares e restaurantes populares e também agências de viagens. Na esquina da Avenida São Luiz com a Avenida Ipiranga está o famoso Edifício Itália.

Edifício Itália

Com 44 andares, inaugurado em 1965, tem um teatro no térreo e nos últimos andares funcionam restaurante e piano bar, com ambientes sofisticados e agradáveis. Consiste num dos pontos privilegiados para se olhar a cidade. Os andares são ocupados por escritórios e um clube: o Circolo Italiano que também dispõe de um restaurante. É o mais alto de São Paulo. No topo funciona um restaruante que um crítico de gastronomia declarou oferecer comida italiana com porções francesas e preços novaiorquinos… De qualquer modo você não é obrigado a jantar. Pode apenas tromar um drink. É considerado o lugar mais romântico de São Paulo para um casal.

Edifício Copan

Na Avenida Ipiranga 200, está um outro importante cartão postal da cidade. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para ser um complexo hoteleiro, é hoje o maior condomínio residencial do Centro, com capacidade para até 5000 moradores. No térreo, possui uma galeria com lojas de produtos e serviços e dois restaurantes que servem comida a quilo no almoço e à noite funcionam como bares com música ao vivo.

Praça da República

Na paisagem desta histórica praça, bastante arborizada mas atualmente sem preservação, pode se admirar o grande edifício à esquerda, onde funcionava o tradicional Colégio e Escola Normal Caetano de Campos e hoje abriga a Secretaria de Educação. Uma feira de artesanato acontece todos os domingos das 9 às 16 hs e, em ali estando, aproveite para ver obras de famosos artistas plásticos existentes dentro da estação do Metrô tais como “Movimento Antropofágico com Oswald de Andrade” de Antonio Peticov, feito em azulejos, ladrilho e madeira que fica no mezanino ou “Séc XXI – Resíduos e Vestígios – Luz e Matéria” de Xico Chaves, pintura e aplicação de materiais sobre fibra de vidro e concreto, localizada no segundo subsolo, linha 3.

Informações práticas

Como ir

A cidade de São Paulo, capital do Estado do mesmo nome, tem ligações rodoviárias e aéreas praticamente com todo o país. O aeroporto de Guarulhos a 25 km da capital é a principal porta de entrada do país.

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em São Paulo

Escolha e reserve seu hotel em São Paulo

Onde comer e beber

Restaurantes em São Paulo – restaurantes

Onde tomar um drink em São Paulo bares