São Paulo, Centro Histórico

Onde São Paulo começou

Praça de Sé

É onde fica o Marco Zero da cidade e também a Catedral da Sé que, construída em estilo gótico, é a maior igreja de São Paulo e possui um dos maiores órgãos em funcionamento na América Latina. Teve sua construção iniciada em 1913 e finalizada em 1954, por ocasião das festividades do IV Centenário da cidade. Na sua cripta podem ser vistos os trabalhos do artista Francisco Leopoldo e os mausoléus do cacique Tibiriçá, figura histórica participante da fundação da cidade, e do Regente Diogo Antonio Feijó. Visitas monitoradas podem ser agendadas através dos telefones: 3107-6832 e 3106-2709 de segunda a sexta das 8:00 hs às 17 hs

Mapa da região da Praça da Sé

Dicas de lugares e atrações

Solar da Marquesa de Santos

A partir da Praça da Sé, seguindo-se pela rua Roberto Simonsen, encontra-se o Solar da Marquesa de Santos, que foi residência da mais famosa amante do imperador D. Pedro I. Hoje funciona como museu e expõe mobiliário característico do séc. XVIII. Ali são realizadas exposições temporárias, apresentações musicais e várias atividades educativas vinculadas à Secretaria Municipal de Cultura.

Páteo do Colégio

Foi onde começou a cidade. Ali, em 1554, funcionava a sede religiosa e educacional do povoado que, reconstruída em 1954, funciona como museu, expondo obras de arte sacra e várias outras obras relativas à fundação da cidade. Vinculada ao museu, a Igreja do Beato Anchieta é aberta e há missas normais.

Nesta igreja há também apresentações de corais e orquestras. Na praça em frente ao museu podemos observar o monumento Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo e a arquitetura, típica do início do séc. XX, dos edifícios que a rodeiam.

Centro Cultural Banco do Brasil

Na esquina com a rua Álvares Penteado, encontra-se o Centro Cultural do Banco do Brasil em edifício tombado pelo Patrimônio Nacional, construído no inicio do século passado em estilo misto neoclássico e art nouveau. Foi totalmente restaurado para abrigar um dos mais ativos centros culturais da cidade. Conta com salas de teatro, de projeção e expõe obras de importantes artistas contemporâneos.
Centro Cultural Banco do Brasil Site oficial.

Mirante do Banespa

No Edifício Altino Arantes, sede do banco Banespa, fica o Mirante do Banespa (a entrada para o mirante é pela Rua João Brícola, 24). Não se paga nada e avista-se a cidade toda, é muito legal.

Rua XV de Novembro, rua Álvares Penteado e rua Boa Vista

Nesta parte do centro antigo localizam-se agências de quase todos os bancos, portanto, se você estiver precisando reforçar suas reservas, aproveite, mas não deixe de observar a linda arquitetura de alguns edifícios que se encontram ao longo dela, como o Edifício Bamerindus, o da Bolsa de Valores e o da Secretaria de Esportes. Depois de todo esse percurso, uma pequena pausa vem bem a calhar. Então é só sair do Banespa, seguir pela rua São Bento até a esquina do Largo São Bento e sentar-se no Café Girondino, um dos mais tradicionais da cidade, para um almoço, um café ou um lanche. O ambiente é agradável e o atendimento de primeira. Daí você já estará avistando o Mosteiro de São Bento.

Mosteiro de São Bento

É uma das mais antigas instituições religiosas da cidade, pois foi fundado em 1598 e até hoje ocupa o mesmo local, onde era a taba do cacique Tibiriçá. A edificação tal como a vemos hoje data do ano de 1914 e além do monastério abriga a Faculdade de São Bento, Colégio de São Bento e a capela que, mais conhecida como Igreja de São Bento, chama-se na verdade Nossa Senhora da Assunção. Todos os domingos às 10 hs as missas são acompanhadas por corais que entoam cantos gregorianos. Ali se encontram os restos mortais do bandeirante Fernão Dias.

Viaduto Santa Ifigênia

Inaugurado em 1913, fica ao lado do mosteiro. Todo construído com estruturas metálicas vindas da Bélgica, foi restaurado em 1982 e só permite tráfego de pedestres.
Clube Filatélico – Saindo do Largo de São Bento pela rua Líbero Badaró, logo no primeiro quarteirão existe uma agência dos Correios onde funciona um Clube Filatélico. Quem quiser aproveitar para comprar selos comemorativos, com motivos nacionais ou selos raros, para levar como souvenir ou colecionar, dar uma paradinha ali é uma boa pedida.

Igreja de Santo Antonio

Na Praça do Patriarca, encontra-se a entrada da Galeria Prestes Maia, que é passagem para o Vale do Anhangabaú e a Igreja de Santo Antonio, construída em 1592. Depois de inúmeras reformas, a última delas por ocasião da reurbanização da praça para o aniversário de 450 anos da cidade, o templo perdeu sua forma original.

Largo São Francisco

Nesta praça está uma das mais tradicionais e conceituadas instituições de ensino de São Paulo – A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, também conhecida como “a São Francisco” e duas belas igrejas que são: Igreja de São Francisco de Assis e Igreja das Chagas do Seráfico Pai São Francisco, com construções de 1642 e 1787, respectivamente.

Viaduto do Chá

A rua Líbero Badaró nos leva até o Viaduto do Chá, primeiro viaduto a ser construído em São Paulo e inaugurado em 1892 para ligar a rua Direita à rua do Chá (hoje Barão de Itapetininga). Inicialmente construído com estrutura de metal e assoalho de madeira, foi refeito em concreto armado no ano de 1938. Até hoje é um dos cartões postais mais procurados da cidade. Dali pode-se ter uma visão geral do viaduto Santa Ifigênia, do Vale do Anhangabaú, do edifício do Correio Central e da Praça Ramos de Azevedo.

Prefeitura de São Paulo

Funciona em um belo palacete em cujo topo nota-se que no topo existe um jardim e até mesmo árvores.

Teatro Municipal

Construído aos moldes dos melhores teatros do mundo e inaugurado em 1911 para apresentação de óperas, até agora já recebeu os mais renomados artistas do mundo inteiro em espetáculos de balé, ópera e música clássica.

Shopping Light

Fica àesquerda do teatro e está instalado no antigo prédio da Light, em estilo art nouveau. Abriga lojas de departamentos, roupas, calçados, presentes, floricultura, livraria e praça de alimentação. Um bom lugar para umas comprinhas.

Impostômetro

É curioso esse painel da Associação Comercial de São Paulo mas é bem, útil porque mostra quando nós brasileiros pagamos de impostos. Cada ano que passa as marcas se superam. Ou seja, cada ano pagamos mais!

Informações práticas

Como ir

A cidade de São Paulo, capital do Estado do mesmo nome, tem ligações rodoviárias e aéreas praticamente com todo o país. O aeroporto de Guarulhos a 25 km da capital é a principal porta de entrada do país.

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em São Paulo

Escolha e reserve seu hotel em São Paulo

Onde comer e beber

Restaurantes em São Paulo – restaurantes

Onde tomar um drink em São Paulo bares