Saiba como organizar sua viagem ao exterior

Por Lúcio Martins Rodrigues

Viajar para o exterior e permanecer por lá durante algumas semanas é algo muito mais complexo do passar alguns dias numa praia do litoral brasileiro. A logística tem que ser bem bolada. Seu tempo livre e seu dinheiro são preciosos. Há uma infinidade de detalhes que precisam ser examinados. Para evitar stress, organize-se.

O que você deseja conhecer?

Muita gente, quinze dias antes de sair de férias, não sabe ainda o que deseja conhecer. Uma boa maneira de se decidir é ver fotos dos que lugares que sabe que podem interessa-lo. Veja países e imagens. Em seguida leia a respeito. Mesmo porque, quanto mais informação você tiver sobre destinos que gostaria de visitar, mais sua viagem será interessante. Você quer praias? Paisagens nevadas? Grandes capitais? Quer badalação ou sossego? Afinal, o que você espera de sua viagem?

Viajar na época certa também é importante

Um segundo ponto é ver se esses lugares que você gostou podem ser visitados na época do ano em que você pretende viajar. Há lugares escaldantes no verão, outros insuportáveis no inverno ou na época de chuvas. Veja a melhor época para sua viagem.

Vai viajar na baixa temporada ou na alta temporada?

Esse é outro detalhe que vai influir em muita coisa em sua viagem, a começar por seu custo. Veja vantagens e desvantagens de viajar na baixa temporada.

Qual é o custo de sua viagem?

O destino escolhido combina com a sua conta bancária? Há lugares, ou cidades, que são caros, outros não e, às vezes, são destinos turísticos, mais baratos do que no Brasil. Talvez você seja obrigado a considerar sua viagem também seu pelo custo.

De quanto tempo você dispõe?

Você tem tempo suficiente para visitar todos os lugares que selecionou? Já pensou em tudo isso? Uma viagem de apenas  quinzes dia o obrigará a considerar apenas o essencial, e ainda. Se você tem quarenta dias sua realidade é outra. Considere, portanto o tempo que você dispõe para sua viagem

Que línguas você fala?

Comunicação é importante. Mas, mesmo para quem fala apenas português há boas opções de destinos. Veja quais.

A que público você pertence?

Há também que considerar o público no qual você se encaixa. Há viagens perfeitas para um casais, outras para quem viaja com crianças, outras do gosto do público gay, ou indicados para mulheres viajando sozinhas ou com amigas. Há igualmente destinos para os interessados no turismo  religioso, no turismo radical, etc. Há opções de viagens para todos.

Transportes

O tipo de transporte que utilizará precisa combinar com sua viagem. Se alguém vai para a Itália com a intenção de passar 4 ou 5 dias em Roma, depois também alguns dias em Florença e Veneza, deve esquecer o carro e tomar trem, ônibus, ou avião para se deslocar de uma cidade para outra. Veja dicas sobre transportes. O carro é indicado principalmente para quem deseja percorrer países ou regiões. Veja dicas sobre viagens de carro.

Hospedagem

Se você vai pegar um pacote ou excursão, não se precisa se preocupar om esse tópico. Se for viajar por conta própria veja dicas sobre hospedagem, válidas para reserva de hotel nos mais diferentes destinos.

Bagagem

Escolhe a bagagem certa tem muito a ver com o tipo de viagem que você vai fazer (mais social, mais esportiva etc) e com o clima no seu destino. Leia sobre bagagem.

A contagem regressiva

Esses por menores resolvidos comece a se organizar meses antes de seu embarque. Veja contagem regressiva.

Links afins