Rússia
Às margens do Volga, Moscou, foto Chico Spagnuolo
Rússia; Moscou, foto Chico Spagnuolo

Rússia: um país em transformação

A Rússia, mesmo antes da queda do comunismo, já havia começado a se abrir para o turismo. O país continua passando por muitas profundas transformações, a cada ano recebe mais visitantes. A viagem pela Rússia vale a pena não somente por seus museus e atrações e também pelo momento histórico que o país está vivendo.

Conhecer a Rússia é uma experiência marcante e diferente. Infelizmente é também verdade que não é tão simples viajar pelo país e que quase sempre a maioria das pessoas preferem pegar excursões. O que está mais ao alcance dos turistas são as cidades de Moscou e de São Petersburgo.

Mapa da Rússia

Como ir

Não existem vôos diretos do Brasil para a Rússia. Você terá que ir para outra capital européia e de lá tomar um avião para Moscou ou São Petersburgo.
Uma outra opção para quem quer gastar menos e tem tempo, é ir até a França, Inglaterra, Alemanha ou outro país europeu e tentar achar um charter barato até São Petersburgo ou Moscou.

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar na Rússia

A Rússia é ainda um país onde o turista tem que enfrentar problemas burocráticos. No que se refere à hospedagem você tem que ingressar no país com seu hotel já reservado.Você acaba pagando caro pra ficar em hoteis meia boca.

Escolha e reserve seu hotel em Moscou

Escolha e reserve seu hotel em São Petersburgo

A melhor época

O inverno é uma época francamente desaconselhável para se visitar a Rússia. Veja as temperaturas! O ideal é ir no fim da primavera, o verão e o começo do outono.

MOSCOU – temperaturas médias
Primavera (abril): mínima 1ºC / máxima 10º
Verão (julho): mínima 13ºC / máxima 23 ºC
Outono (outubro): mínima 3ºC / máxima 9ºC
Inverno (janeiro): mínima -19ºC / máxima – 9ºC

Como circular

Avião

As distância são longas e o avião é bem útil. Procure sair do Brasil com seus vôos já reservados.

Trem

Os trens russos são lentos e os funcionários geralmente não falam inglês nem outra língua estrangeira. Essa não é uma maneira fácil de se percorrer a Rússia.

Sites de turismo sobre a Rússia

Russia Tourism – Site oficial russo de turismo. Informações sobre atrações, hospedagem (hotéis), roteiros, tours.

Russian Tourist Office in North America – Site do escritório oficial de turismo da Rússia nos Estados Unidos. Informações práticas e sobre atrações, hospedagem (hotéis), roteiros, fotos.
Russia – Site russo de turismo. Informações práticas e sobre atrações, hospedagem (hotéis), roteiros, fotos.

Guias de viagem: para que servem?

Guias de viagem são livros com informações específicas sobre determinado país, região ou cidade. Existem guias de diversos tipos: os que dão maior ênfase aos aspectos históricos e culturais, os que ressaltam a indicação de hotéis e restaurantes, os que privilegiam as opções econômicas (querendo ensinar você a viajar durante 15 dias com US$ 10 ou coisa parecida), os que são mais indicados para quem quer viajar de automóvel num determinado país…

Conheça os títulos

Nossos guias on-line oferecem gratuitamente o conteúdo total dos títulos impressos, vendidos durante os últimos dez anos nas melhores livrarias. Esse conteúdo é, inclusive, superior ao dos guias impressos, pois foi atualizado, enriquecido com mais informações e um grande número de imagens. Bastar acessar este site em qualquer lugar onde haja wi-fi disponível. Você pode fazer isso utilizando seu tablet, lap-top ou mesmo do celular. 

Argentina • Bahia • Chile • Itália • New York •  Nova York • PeruPortugal •    

O que falam sobre os guias de viagem GTB

Opiniões  sobre os guias da série GTB (Guia do Turista Brasileiro) quando de seu lançamento.

As opiniões são referentes à primeira edição, as redações de turismo não costumam comentar as edições seguintes