Roteiro pelo Leste Europeu e Áustria
Roteiro pelo Leste Europeu e Áustria: Praga, Ponte Carlos
Roteiro pelo Leste Europeu e Áustria: Praga, Ponte Carlos

Roteiro pelo Leste Europeu e Áustria: como se deslocar

O roteiro pelo leste europeu e Áustria chega a ser emocionante. O carro é realmente um meio de transportes perfeito quando você vai percorrer o interior de um país. Mas em cidades grandes, como as que fazem parte deste roteiro, não compensa. Você terá dificuldade em se orientar, em achar onde estacionar, e em se comunicar na Europa de Leste, caso você precise de uma informação. O trem é, nesse caso, o melhor meio de transporte. A outra opção é o ônibus.

Mapa do Leste Europeu

O roteiro

Este roteiro de viagem começa em Frankfurt (há voos diretos de São Paulo para Frankfurt) como ponto de partida e só inclui as chamadas “cerejas do bolo”, as cidades mais interessantes da Europa Oriental.  A primeira cidade realmente imperdível no seu roteiro é Praga, capital da República Tcheca, a leste. Depois, na mesma direção, fica a medieval Cracóvia, a mais preservada cidade polonesa, que escapou milagrosamente da destruição provocada pela Segunda Guerra. Após Cracóvia siga para o sul e conheça Budapeste, capital húngara, igualmente fascinante. Na volta para Frankfurt, conheça Viena e outras cidades da Áustria. Sem muita correria, esse roteiro pode ser percorrido entre 15 e 20 dias.

Praga

Praga fica a 500 km a leste de Frankfurt.

Praga (ou Praha em tcheco), era a capital da antiga República Socialista da Tchecoeslováquia. Com o fim do comunismo, pacificamente, tchecos e eslovacos decidiram se separar em duas república independentes. Praga ficou sendo a capital dos tchecos apenas. É a maior cidade do país, com mais de 1.200.000 habitantes. Situada às margens do rio Vlatava, Praga chamada de “Paris da Europa de Leste”, tem uma arquitetura linda. Reserve no mínimo quatro dias para Praga. Mas já adiantamos: você vai querer ficar mais… Veja mais dicas e informações para sua visita a Praga.

Cracóvia

Cracóvia fica a 540 km de Praga.

Felizmente, Cracóvia, antiga capital da Polônia, foi poupada da destruição da Segunda Guerra. É a mais cidade interessante do país, por suas praças medievais e seu rico centro histórico, o Stare Miasto.  O palácio Wavel, habitado pelos reis poloneses durante a Idade Média, é o centro de um conjunto rodeado por muralhas, uma das principais atrações do centro velho. Veja mais dicas e informações para sua visita a  Cracóvia.

Budapeste

Budapeste fica a 400 km de Cracóvia.

Budapeste, capital da Hungria, é divida pelo rio Danúbio em duas metades, Buda e Pest. A cidade tem uma bela arquitetura, além de parques e jardins, lindos no outono.  A principal ponte que liga as duas margens do Danúbio é a Ponte das Correntes, toda decorada. É uma das mais lindas pontes europeias. Veja mais dicas e informações para sua visita a Budapeste.

Viena

Viena fica a 240 km de Budapeste.

Viena, capital da Áustria, tem muitas atrações: palácios, uma arquitetura diferenciada e interessante,  jardins, museus, e café famosos. Viena é também sede de exposições e é conhecida por seus concertos. Outro programa é o passeio de barco pelo Danúbio.  Veja mais dicas e informações para sua visita a Viena.

Dica

Desviando-se um pouco rumo ao Sul, vale a pena dar uma parada em Salzburgo, também na Áustria.

Munique

De Viena, para voltar a Frankfurt, você terá que rodar 730 quilômetros. Apesar de as estradas serem boas e de alta velocidade, a viagem pode ser cansativa. Talvez seja interessante parar em Munique, a meio caminho, a 435 km de Viena, e a 390 km de Frankfurt. Veja mais dicas e informações para sua visita a Munique.