Roteiro Lisboa-Santiago de Compostela

Roteiro de Lisboa a Santiago de Compostela de carro

O roteiro de Lisboa a Santiago de Compostela, de carro, é uma aventura única.O ponto de partida é Lisboa, a capital portuguesa. Caso pretenda visitar Lisboa, instale-se em um hotel e utilize o transporte público. Deixe para retirar o automóvel na locadora  só quando for pegar estrada. Em Lisboa, o carro só atrapalha.

Em quanto tempo?

Portugal é um país pequeno. O problema é que a quantidade de lugares que vale a pena visitar é enorme. Para isso você precisa de tempo. Para começar, Lisboa, Coimbra e Porto  precisam de vários dias para serem bem aproveitadas. Cada viajante tem seu ritmo. Além disso, alguns desejam incluir o máximo de atrações em seu roteiro, outros só as principais. Por isso a dificuldade em estabelecer o tempo ideal para esse roteiro. Calculemos grosso modo 2  semanas, mas isso depende de seus planos de viagem

Precisa ser de carro?

Um roteiro de Lisboa a Santiago de Compostela, na Espanha, é mais fácil de ser percorrido de carro, embora existem trens ou ônibus entre as cidades mencionadas. Infelizmente, depender de horários de transportes públicos tornará sua viagem mais longa.

Mapa do roteiro Lisboa-Santiago de Compostela

O roteiro

Lisboa

Escolha e reserve seu voo para Lisboa

Aproveitamos para lembrar que pelo site você pagará menos por sua passagem aérea do que direto com agentes de viagem.

Lisboa, o início de sua viagem, é imperdível. Além de ser uma cidade bonita, é repleta de pontos de interesse, com ótimos museus e atrações. A capital lusitana, rodeada por sete colinas, fica situada no estuário do Tejo, em um quadro natural abençoado. A arquitetura de suas avenidas e praças é rica e variada, com muitos monumentos e belas igrejas barrocas. A cidade possui também bairros bem interessantes, como Alfama, o Chiado, Belém, e outros, onde é agradável perambular sem pressa.  Veja informações e dicas para sua visita a Lisboa.

Óbidos

Óbidos fica a 84 km de Lisboa pela A8.

Óbidos é uma cidade murada de traçado medieval. Já era importante no período romano, quando se chamava Oppidium, parte da Lusitânia.  Na Idade Média foi um próspero centro comercial. Além de ser uma cidade ser extremamente graciosa, Óbidos abriga um magnífico castelo medieval. O castelo de Óbidos adquiriu seu aspecto atual no século XIV, durante o reinado de Dom Afonso.  Veja informações e dicas para sua visita a Óbidos.

Caldas da Rainha

Caldas da Rainha fica a 8 km de Óbidos pela A8.

Caldas da Rainha é famosa por suas cerâmicas. Aproveite e conheça o Museu da Cerâmica.

Alcobaça

Alcobaça fica a 35 km de Caldas da Rainha pela via A8.

Alcobaça é outra cidade portuguesa, anterior à conquista romana. A cidade foi ocupada pelos mouros, até a Reconquista. O principal atrativo turístico de Alcobaça é seu mosteiro, um gigantesco complexo em estilo gótico, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Veja informações e dicas para sua visita a Alcobaça.

Coimbra

Coimbra fica a 110 km de Alcobaça pelas  vias A1 e A8.

Coimbra, erguida sobre a colina de Alcáçova, à beira do rio Mondego, foi ocupada pelos romanos e posteriormente pelos muçulmanos. A cidade, famosa por sua universidade, foi uma das primeiras cidades lusas recuperada pelos cristãos no  final do século IX. Foi capital de Portugal em dois momentos da história do país. Ali, além da universidade, você vai encontrar um centro histórico espetacular, com igrejas e edifícios antigos, monumentos e museus, entre os quais se destaca o fabuloso Museu Machado de Castro. Próximos a Coimbra também existem lugares interessantes a visitar. Veja informações e dicas para sua visita a Coimbra e para Aveiro e arredores de Coimbra

Aveiro

A menos de 64 km de Coimbra pela A1.

A graciosa cidade de Aveiro oferece espaço para uma pausa relaxante na viagem, com direito a passear de barco pela Ría de Aveiro e perambular por suas margens. Não deixe de visitar o Museu da Cidade.

Porto

A cidade do Porto fica a 76 km de Aveiro pela via A1.

A cidade do Porto divide portugueses e turistas quando é comparada com Lisboa. Qual das duas é mais bonita? Às margens do Rio Douro e do Oceano Atlântico, com localização estratégica, Porto foi um rico entreposto comercial. Ali podem ser visitados museus, igrejas, um lindo centro histórico e a Ribeira, área às margens do Rio Douro, repleta de restaurantes e bares com vista magnífica para Vila Nova de Gaia, do outro lado do rio, onde se produzem os famosos vinhos do Porto. Da Ribeira partem barcos que fazem passeios pelo rio Douro, desde os mais curtos, de 1h, até excursões que duram dias. Estando hospedado no Porto, você pode conhecer Guimarães, Braga e Amarante fazendo bate-e-volta (em dias diferentes, de preferência). Veja informações e dicas para sua visita ao Porto.

Viana do Castelo

Viana do Castelo fica a  75 km do Porto pela via A28.

Viana do Castelo é uma cidade histórica  do século XIII, na foz do rio Lima, no meio de um bonito quadro natural,  entre colinas e o oceano, com um clima bastante agradável. A parte mais interessante da cidade é seu centro histórico, com um bom número de antigos edifícios e palacetes. Veja informações e dicas para sua visita a Viana do Castelo.

Ponte de Lima

Ponte de Lima fica a 31 km de Viana do Castelo pela A27.

A caminho de Valença do Minho, não deixe de parar em Ponte de Lima, uma deliciosa cidade onde se pode relaxar por uns momentos e ver a espetacular ponte que dá nome a ela.

Valença do Minho

Valença do Minho fica a 65 km de Viana do Castelo pela vias A27 e A3.

A cidade de Valença foi construída sobre uma elevação às margens do rio Minho, na divisa com a Espanha. Devido à sua posição estratégica, é uma cidade toda protegida por muralhas em estilo Vauban, em forma estrelada. Seu centro histórico, todo branco, conserva ainda o antigo traçado medieval. Veja informações e dicas para sua visita a Valença do Minho.

Santiago de Compostela

Santiago de Compostela fica a  180 km de Valença do Minho pela via AP-9.

A Galícia, da qual Santiago de Compostela é capital, corresponde ao extremo noroeste do território espanhol, ao norte de Portugal.  Foi na Galícia que teve início a Reconquista, depois que os árabes dominaram toda a Espanha, no século VIII.  Em Santiago de Compostela, um dos mais importantes destinos de peregrinação católica do mundo desde a Idade Média, as principais atrações são a catedral, dedicada ao apóstolo Tiago, e diversos outros edifícios históricos e religiosos, sobretudo do período barroco. Veja informações e dicas para sua visita a Santiago de Compostela.