Roteiro Lisboa-Madri de carro

Roteiro de Lisboa a Madri de carro

Este é um roteiro de Lisboa a Madri de carro, passando pelas regiões do Alentejo, em Portugal, e da Extremadura, na Espanha. É uma viagem simples e tranquila mesmo para brasileiros que não dominam idiomas estrangeiros e ainda não tiveram a experiência de dirigir carro na Europa. Partindo de Lisboa, os pernoites são em Évora, em Mérida e em Toledo, antes de chegar a Madri.

Você deve comprar passagem aérea de ida do Brasil para Lisboa e de volta de Madri para o Brasil. Esta última possivelmente terá um preço melhor se fizer Madri-Lisboa e o trecho de Lisboa para o Brasil pela mesma companhia que a ida. Pode também tomar um trem noturno direto de Madri a Lisboa e, de lá, o avião de volta ao Brasil.

Em quanto tempo?

Cada um tem seu ritmo. Alguns passam por uma cidade, dão uma volta pelo centro histórico e seguem viagem. Outros querem ficar para ver tudo com calma. As distâncias são pequenas, mas há muito para ver… O tempo de viagem vai depender do seu roteiro. Calcule de 14 a 23 noites no total.

Precisa ser de carro?

Precisar, não precisa, mas de carro esse trajeto é bem mais fácil e agradável do que por transporte público, principalmente porque na maior parte do trajeto não há linhas de trem, apenas ônibus, que nem sempre são dos mais confortáveis, e exigem baldeações. O carro também lhe  dará a liberdade de não depender dos horários dos transportes públicos, o que faz economizar tempo.

Em todo caso, se você abre mão de conforto, o transporte público é uma opção. Saiba que, sem carro, para cruzar a fronteira Portugal-Espanha será preciso descer do ônibus em Elvas, atravessar de táxi e tomar outro ônibus em Badajoz até Mérida.

Importante!

Você deve reservar o carro em uma locadora, com antecedência, para ser retirado em Lisboa e devolvido em Madri. Para fazer o roteiro de carro, ao chegar a Lisboa, permaneça na capital lusa  os dias necessários para visitar a cidade e os arredores, sem carro. Só pegue o carro na locadora no dia em que estiver saindo de Lisboa em direção a Évora. Da mesma forma, devolva o carro na locadora assim que chegar a Madri e depois vá para seu hotel. Estar com um carro alugado em Lisboa ou em Madri, além de não ter utilidade, é um problema e um gasto desnecessário.

O roteiro

Lisboa

5 a 7 noites.

Lisboa, a capital de Portugal, formada por sete colinas, é rodeada por um quadro natural de excepcional beleza, no estuário do Tejo, a 16 km da foz,  junto ao Oceano Atlântico. Cidade antiga, da época dos romanos, é repleta de atrações antigas e modernas, bairros charmosos, monumentos, museus, igrejas e palácios. Além disso, tem ótima gastronomia e vida noturna animada. O ideal é você reservar de 5 a 7 noites em Lisboa; 7 de preferência se pretender visitar Sintra, Queluz e outros lugares nos arredores. Saiba mais sobre Lisboa.

Évora

3 a 4 noites. Évora fica a 132 km de Lisboa pelas vias A2 e A6. Você pode ir para lá de carro, trem ou ônibus, a partir de Lisboa. No caminho, dê uma parada em Montemor-o-Novo para visitar as ruínas do castelo medieval.

Évora, a primeira etapa da viagem, é uma das mais encantadoras cidades de Portugal. Já passou pelas mão de romanos, visigodos e árabes até a Reconquista.  Do período romano pode-se ver ainda as antigas muralhas, termas e até um templo. A herança islâmica é visível no traçado irregular das ruas, como no bairro da Mouraria, característico das medinas. Suas praças, igrejas e ruelas são outras atrações. Évora foi incluída pela Unesco como patrimônio cultural da humanidade. Recomendamos ficar 3 ou 4 noites (ou mais, se pretender visitar muitos lugares no Alentejo). Saiba mais sobre Évora.

Mérida

2 a 3 noites. Mérida fica a 163 km de Évora pela E90.  No caminho, pare para visitar Estremoz e Elvas, ainda em território português.

Prosseguindo em direção à Espanha, você atravessará à fronteira em Badajoz e chegará  à região da Extremadura, onde ficam Mérida, que foi capital da Lusitânia (o nome romano de Portugal) e Cáceres, interessante cidade renascentista. O mais importante a ser visitado em Mérida são o sítio arqueológico romano, o museu voltado para o período romano e a ponte construída pelos romanos, que continua sendo utilizada. Para visitar apenas Mérida, durma lá 2 noites; se for incluir Cáceres no roteiro, 3 noites. Cáceres fica a apenas 1h de carro de Mérida.

Toledo

2 a 3 noites. Toledo fica a 300 km de Mérida pela A5. Lembre-se de reservar um hotel com estacionamento, pois não é fácil encontrar onde estacionar.

Toledo, no alto de uma colina, é uma cidade rodeada de muralhas, com grandes portas, de história riquíssima e cheia de atrações espetaculares, a começar pela sua catedral. Muitos a consideram uma das mais interessantes cidades do período medieval espanhol. Ficar 2 ou 3 noites irá depender de seu interesse pelo lugar.

Madri

4 a 6 noites. Madri fica a 73 km de Toledo pela via TO-20.

A capital da Espanha, Madri, é cortada por amplas e belas avenidas, parques, praças e ruazinhas encantadoras, muitos monumentos e alguns dos mais importantes importantes museus da Europa. Madri possui também uma vida noturna movimentada, com cafés, bares e restaurantes sempre lotados.  Saiba mais sobre Madri.

Embora permanecendo cerca de 4 ou 5 noites em Madri você possa visitar com tranquilidade as principais atrações da cidade, se pretender conhecer Segóvia e Ávila, duas espetaculares cidades próximas (de ônibus ou excursão de um dia – nem pense em  dirigir!), fique 6 noites.