Roteiro de viagem pela Europa Central – organização

Roteiro de viagem pela Europa Central – organização da viagem

por Lúcio Martins Rodrigues

O roteiro de viagem pela Europa central:  durante a viagem por países da Europa central prometi a todos que disponibilizaria no site do Manual do Turista as informações que recolhesse  durante essa viagem. Nas postagens, separadas por cidade, passarei links com dicas e fotos que poderão ajudar os que desejam fazer um roteiro semelhante pela Europa central.

Mapa do roteiro: Praga ( República Tcheca), Viena, Salzburgo, Innsbruck (Áustria), Vaduz (Liechtenstein ), Zurich, Lucerna (Suíça). Volta ao Brasil via Paris.

Compra da passagem

Pesquisei muito na internet, meses antes. A CVC tinha bons preços, mas horários inconvenientes. Ida pela KLM e volta pela Air- France. Viagem diurna pela Air-France de Paris a Amsterdã, com apenas uma hora  para trocar de avião em terminal diferente, para tomar o voo para São Paulo. A Zupper me custou uns U$ 20  a mais, mas era voo noturno (menos cansativo, dieto de Paris). Fechei com a Zupper. Em Gaurulhos a funcionária da KLM me avisou que passaríamos a imigração em Praga. Informação errada. Passamos a imigração em Amsterdã. A gate assinalada no boarding pas nem sequer existia. Tivemos que descobrir isso com alguma dificuldade em Amsterdã. A bagagem foi encaminhada para Praga e chegou direitinho.

Passagem aérea, cara na alta temporada

Parti dia 23 de setembro 2017 e voltei ao Brasil no dia 28 do mesmo mês.  Setembro é alta temporada e paguei caro a passagem (U$ 1.200). Na baixa estação custaria uns U$ 600 apenas.  Primeira dica, anotem: as vantagens e desvantagens de viajar na baixa temporada.  Mesmo pagando mais caro tivemos que optar por setembro em razão do frio, que começa mais cedo em alguns regiões da Europa central. É fundamental escolher a melhor época para sua viagem.  Vejas as dicas sobre esse assunto nesta página: a melhor época para a sua viagem.

Reserva de hotel

Fizemos todas nossas reservas de hotel pelo nosso próprio site, pelo Booking.com. Funcionou super bem e o preço talvez tenha sido inferior ao que pagaríamos, negociando diretamente com o hotel. Escolhemos sempre opções econômicas, mas lugares limpos, quartos com banheiro privativo e, quase sempre confortáveis. Demos especial atenção à localização do hotel. Quase sempre pudemos ir a pé do hotel ao centro histórico. Não só por economia, mas também por conforto, optamos por comprar leite, pão, queijo, nescafé etc em mercados e tomar o café da manhã no quarto, ainda de pijama, no horário que quiséssemos..

Dica: pesquisar muito e organizar cronograma ao organizar sua viagem

A primeira coisa que recomendo é que recolham informações e vejam fotos da região que desejam visitar. Esta postagem pode ajudá-los a organizar uma viagem.

Um detalhe importante é ter um cronograma de viagem com a data de partida do Brasil, quantos dias pretende ficar em cada lugar. O ideal seria não ter data para chegar ou partir de algum lugar. Mas isso é reservado aos que podem ficar meses viajando. Quem tem apenas um período de 20 ou 30 dias de viagens precisa ter cronograma, sobretudo se pretende ter hotel reservado. É preciso ter a data de chegada em cada destino, ver quantos dias vai ficar e quando deve deixar a cidade. Considere que o dia em que vc se desloca de um lugar para outro nem sempre pode ser bem aproveitado.

Nosso roteiro de viagem pela Europa central

Começaremos esta viagem por Praga, em seguida, Viena, Salzburgo, Innsbruck, Liechtenstein , Zurich, Lucerna, onde tomaríamos o trem para Paris, nosso último destino nessa viagem. Reservamos uma semana em Paris, que não fica na Europa central, mas que sempre incluímos em qualquer roteiro. Não só porque amamos Paris, mas também porque de Paris temos boas opções de preços nas passagens aéreas do Brasil para a Europa.

A sequência da viagem:

Roteiro de viagem, Europa Central, Praga“.