Roteiro de viagem pela Europa Central: Praga

Roteiro de viagem pela Europa central: Praga

A chegada a Praga

Um roteiro de viagem pela Europa Central, Praga, o início da viagem. No aeroporto não pedirem sequer nossos passaportes ao desembarcar porque, vindos do Brasil passamos pela imigração em Amsterdã, ao entrar na União Europeia. No aeroporto de Praga trocamos um pouco de dinheiro. O euro é aceito em quase todos os lugares, mas a moeda nacional continua sendo a coroa tcheca.  Felizmente trocamos apenas 50 euros, o câmbio no aeroporto é péssimo (anote!).

Mapa de Praga

Hotel em Praga

Havíamos reservado pelo Booking.com hospedagem na Pension Brezina, na rua Legerova 41. Chegamos lá de táxi, a corrida é meio longa, nos custou 30 euros. A diária com café da manhã razoável, custou aproximadamente uns 200 reais em moeda brasileira. O quarto, num prédio antigo, era grande, confortável, com banheiro privativo moderno, com ducha quente e forte. Tinha TV e Hi-Fi. O equivalente de um hotel duas estrela em Paris, embora na Rep. Tcheca seja classificado como pensão. Muito limpo também. Em frente à Pensão Brezina há um escritório super útil do escritório de turismo. Nos forneceram mapas e nos deram boas dicas. Outra vantagem é que era possível alcançar o centro histórico a pé, caminhando uns vinte minutos.

A histórica praça São Venceslau, em Praga

A meio caminho fica a Praça São Venceslau, que mais lembra uma larga avenida. Essa praça ficou famosa por ser ponto de encontro  da resistência tcheca aos soviéticos na “Primavera de Praça”. Nela desfilaram os tanque russos vaiados pelos tchecos. Foi o começo de uma rebelião que incitou revoltas similares em outros países do Pacto de Varsóvia. Hoje o país aderiu à União Europeia, abriu-se à economia de mercado e recebe anualmente milhares de turistas do mundo todo.

O centro histórico, ou Cidade Velha

No final da praça à esquerda, junto do rio Vlatava, fica a Stare Mésto, ou Cidade Velha, a região mais linda da cidade com uma arquitetura  que impressiona o visitante.

Por todo lugar no centro historico há pequenos bares onde se pode comer pratos simples e saborear a famosa pivo (cerveja) theca, considerada a melhor do mundo. Até a batata frita que acompanhava a maioria dos pratos, era excelente. Outra especialidade é a sopa no pão. Dentro de um pão redondo, muito saboroso, é aberto uma espaço, retirando-se o molho. A sopa é servida no interior do pão.

Ponte Carlos (Karlův most em tcheco)

Em frente à Cidade Velha fica a famosa Ponte Carlos  ou Karlův most, sobre o rio Vlatava, é linda, ornamentada dos dois lados com estátuas de santos. Reservada a pedestres tornou-se um point em Praga. Muita gente se reúne ali para encontrar amigos e conversar  ou paquerar. É ali também que pintores vendem suas pinturas e grafites sobre Praga ou fazem pinturas de pessoas pessoas que desejem um retrato. Grupos tocando jazz, violinistas de música clássica e artistas de rua apresentam-se na Karlův most, tornando a ponte um dos lugares mais animados de Praga.

Malá Strána, Praga

Do outro lado da ponte fica Malá Strána, ou cidade Nova, que de nova não tem nada, mas é toda ocupada por velhos e charmosos edifícios.  Daí pode-se acessar o castelo de Praga, no alto de uma colina. Infelizmente não pudemos visitar o seu interior pois era um dos raros lugares de Praga onde só aceitam coroas checas. Recusam euros e até cartões de crédito. Asim muita gente acaba não visitando o famoso castelo. Êita falta de tino comercial! De qualquer modo valeu subir a íngreme ladeira, uma vez que, do alto, a vista panorâmica de Praga, com rio Vlatav no meio é esplendorosa.

Decisão acertada: Roteiro pela Europa central: Praga não podia faltar

A visita à capital tchca nos mostrou que foi uma decisão acertada inclui Praga em nosso roteiro pela Europa central. Ficamos apenas quatro dias em Praga e já sabíamos de cor o caminho para o centro histórico, que podia igualmente ser acessado caminhando-se junto à margem do Vlatava. Uma oportunidade para apreciar a bela arquitetura art-decó de seus edifícios. Essa é uma cidade que recomendamos, uma das mais lindas da Europa. Seu centro histórico é tão espetacular que foi listado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Então, anotem a sugestão para um roteiro de viagem pela Europa central: Praga, a capital tcheca. Não irão se arrepender!

Veja como organizamos nosso roteiro de viagem pela Europa Central