Roteiro de viagem Normandia e Bretanha

Roteiro de viagem: Normandia e Bretanha

Essas regiões não são apenas interessantes; são lindas! Situam-se relativamente perto de Paris e são fáceis de serem visitadas de carro ou de trem. As principais atrações de cada uma ficam próximas umas das outras. Dá para visitar tudo numa única viagem Veja como!

Como organizar sua viagem pela Normandia e Bretanha

Quanto tempo?

Para uma viagem rápida, duas semanas são suficientes. Se quiser aproveitar mais a fundo, fique três semanas.

Pesquise e tenha mapas à mão

A primeira e mais valiosa dica é: pesquise. Se não achar guias impressos sobre essa região, sirva-se da internet e abuse dos sites oficiais dos escritórios de turismo. De qualquer forma, ao chegar a cada localidade, passe no escritório de turismo. É difícil no Brasil achar mapas para comprar, mas muita coisa você pode achar no Google e salvar ou imprimir. O mais seguro, entretanto, é comprar um mapa rodoviário do Noroeste da França numa papelaria no aeroporto ou num posto de gasolina. É muito mais completo e tem todas as estradas. Insistimos nesse ponto: um bom mapa rodoviário é fundamental para quem vai viajar de carro por ali, mesmo com GPS. Confie mais no mapa do que nas indicações que lhe derem na locadora.

Mapa do litoral da Bretanha e Normandia

As estradas

As autoestradas são práticas e garantem deslocamento rápido, mas nelas você não vê nada ou quase nada das paisagens. Nas pequenas estradas departamentais, você terá que rodar mais devagar, mas poderá apreciar algumas das mais lindas vistas da região.

Roteiro com os pontos turísticos de maior interesse no noroeste da França

Selecionamos exclusivamente lugares de verdadeiro interesse, sobretudo cidades pequenas com centros históricos medievais e rico patrimônio arquitetônico. Cidades grandes, industriais, modernas (mesmo que conservam algumas belas catedrais e alguns edifícios históricos), só mencionamos en passant.

Dica Em cada cidade que você passar haverá um escritório de turismo. Não deixe de dar uma passada. Os mapas por eles fornecidos são bem úteis e quase sempre grátis. Esses escritórios dão boas dicas e orientações. Muitos possuem toaletes à disposição do público ou indicam o mais próximo.

Normandia

Veja informações, dicas e imagens exclusivas da Normandia.

Giverny 

É onde ficam os jardins de Monet. São super famosos. É emocionante ver ao vivo mais ou menos a mesma paisagem retratada por Monet em seu famoso quadro. Giverny fica a uma hora de Paris pela A13. A estrada passa ao lado de Giverny, preste atenção nas indicações. Há igualmente trens de Paris da estação Saint-Lazare. A cidade de Giverny é minúscula.
Os Jardins de Monet não abrem o ano todo; só de abril a outubro.
Site de Giverny: www.normandie-giverny.fr

Honfleur

Continuando este roteiro, prossiga pela A13 na direção de  Rouen. Visite a famosa catedral gótica, que o impressionista Claude Monet retratou em diferentes horas do dia, e a praça onde Joana d’Arc foi queimada em  1431. Após Rouen prossiga pela A-13 até ver a indicação Honfleur. Quem não estiver de carro pode tomar um trem na estação Saint-Lazare em Paris para Deauville/Trouville ou Lisieux, depois um ônibus para Honfleur. A cidade é simplesmente um encantadora. Não há quem não se deslumbre com sua arquitetura normanda inteiramente preservada.

Veja mais dicas e fotos sobre Honfleur.

Caen

Continue pela A-13. Caen é uma cidade mais grandinha com uns 110 mil habitantes, o que na França não é pouco. A cidade, embora possua apenas um castelo e algumas igrejas medievais, não tem grande interesse turístico. Além disso, seu traçado é ainda medieval, é fácil se perder. Pode ser deixada de lado.
Site oficial de turismo de Caen:  www.caen-tourisme.fr

Bayeux

Foi a primeira cidade libertada pelos aliados após o desembarque da Normandia. Apesar disso sofreu poucos danos e seu belíssimo centro medieval está intacto. À noite, sua catedral toda iluminada é um deslumbre. Bayeux tem uns 14 mil habitantes. É nessa cidade que fica o famoso museu da Batalha da Normandia, junto com um memorial em homenagem aos que deram suas vidas para libertar a cidade.

Veja dicas e imagens de Bayeux.

Mont-Saint Michel

É considerado patrimônio da Humanidade pela UNESCO. É impressionante, incomum, você não pode perder. Para chegar, continue pela A84 até Avranches. Lá encontrará as indicações Pontorson e Mont-Saint-Michel. Em Potonson entre à direita direção Mont-Saint Michel.  A visita toma umas 3 horas. Estacione o carro. Um ônibus leva os visitantes até a ponte em frente ao monte.  Há trens da Gare Montaparnasse em Paris para Rennes e Dol de Bretagne, onde você pode se hospedar. Rennes é uma cidade grande, com uns 320 mil habitantes.

Veja dicas e imagens do Mont Saint-Michel

Bretanha

Veja informações, dicas e imagens exclusivas sobre a Bretanha

Dol de Bretanhe

Do Mont-Saint Michel siga na direção Pontorson e pegue a N 176 para Dol de Bretagne. Há trens de Paris da estação Montparnasse para Dol de Bretagne. A cidade é toda preservada e possui um lindo centro histórico medieval. Merece a visita, que pode ser feita em apenas duas horas, já que é um povoado minúsculo  com apenas 6.000 habitantes. A partir de  Dol de Bretagne você tem uma vista privilegiada do Mont Saint-Michel e sua baía.
Site oficial de turismo de www.pays-de-dol.com

Saint-Malo

Após Dol de Bretanhe siga em frente pela  N176, até a D 137 para Saint-Malô. Aliás, há placas indicando. Da Gare de Montparnasse em Paris há trens para Saint-Malo. Saint-Malô é o the best e é a principal atração turística da Bretanha, com um lindo centro histórico todo rodeado de muralhas. (Você tem que estacionar do lado de fora) das muralhas). A principal entrada fica em frente ao escritório de turismo. Aproveite e pegue mapas e informações. A cidade é também uma excelente base para você visitar tudo nos arredores. Pode ser fácil se hospedar em Paramé, mais barato e bem do lado (cinco minutos do centro). Saint-Malo tem uns 45 mil habitantes.

Veja mais dicas e fotos de Saint-Malô.

Dinan

De St-Malo pegue a D 137 ou a D 766 e siga as indicações para Dinan.  Há ônibus de Saint-Malô para Dinan. Dinan, é linda, medieval, com uma arquitetura bretã original e bem conservada. Seu um porto é um charme. Como se trata de uma cidade pequena (11 mil habitante) pode ser facilmente visitada num bate-e-volta a partir de Saint-Malô.

 As paisagens

As paisagens, sobretudo para quem viaja de carro são praticamente tão interessantes quanto as atrações turísticas que indicamos. As estradinhas departamentales, (que recomendamos!), passam por dentro de aldeias esquecidas no tempo, lindas, floridas, com um patrimônio arquitetônico espetacular, com igrejas e castelos construídas durante a Idade Média. Nessas estradas você vai querer parar para fotografa. Mas cuidado, muitas estradinhas não possuem acostamento.

A volta da Paris

Dá, saindo cedo de Saint-Malô, chegar a Paris no mesmo dia, a tarde. (Verifique a que horas tem que devolver o carro para não pagar uma diária extra. Veja se sua locadora possui agência em Saint-Malô. Se tiver, não pense duas vezes, devolva o carro em Saint-Malô e tome o trem de alta velocidade para Paris.

Se resolver voltar de carro mesmo, para apreciar as estradas e os campos bretãos, pegue a direção Rennes, depois Laval, em seguida Le Mans e Chartres. Uma ideia é dormir em Chartres, visitar pelo menos sua famosa catedral. Você estará a uma hora de Paris
aproximadamente.

E onde dormir se for percorrer a Bretanha e a Normandia?

Escolha e reserve seu hotel na Normandia

Escolha e reserve seu hotel na Bretanha

Distâncias Paris – Renes

Paris > Saint-Malo: 420 km

Paris >  Rennes: 350 km

Paris > Mont Saint Michel: 326 a 386 dependendo da estrada utilizada

Paris > Dol de Bretagne: 380km

Mont San-Michel > Honfleur: 250 km

Mont Saint-Michel > Saint Malô: de 54 a 74 km dependendo da estrada utilizada.

Mont saint Michel > Dol de Bretagne:: uns 20km

Saint-Malo > Dinan: 35 km

Saint-Malo > Honfleur: 240 km

Saint-Malô > Dom de Bretagne: 25 km

Normandia

Jardins de Monet

De Paris pegue a A-13. Giverny fica a 75 km de Paris, na Halte Normandie. A Fondation Claude Monet abre diariamente
de 25 de março a   1º de novembro, das 9h30 à 18h00 – dernière admission 17h30.

Esses horários podem sofrer alteração. Confira no site http://fondation-monet.com/

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris