Roma em imagens

Roma em imagens

Texto e fotos de Lúcio Martins Rodrigues

Dividimos a área central de Roma em três regiões: a área arqueológica central, área comercial de Roma em torno da via Cavour, e a margem direita do Tibre, onde ficam o Vaticano e o Castel Sant’Angelo. É mais fácil visitar Roma a pé, por região. Mas prepare-se para caminhar muito. O ideal é dedicar um dia ou dois, pelo menos, para visitar cada região abordada neste post.

Mapa de Roma

Área Arqueológica Central

Fórum Romano e os Fóruns imperiais – Essa área arqueológica, onde ficam o Coliseu, as Termas de Caracala e o grande espaço repleto de ruínas, arcos e colunas, cortado pela Avenida dos Fóruns Imperiais, corresponde ao centro da Roma dos Césares.  Ali ficavam os templos mais importantes, a casa de Nero, o Mercado de Trajano e os fóruns construídos pelos imperadores Augusto, César e Trajano.

Área comercial central: lojas elegantes e as mais famosas praças  de Roma

Reunimos sob este título a Via del Corso entre a Piazza Venezia e a Piazza del Popolo e arredores, onde ficam a Piazza Navona e a Piazza di Spagna de um lado, e o Pantheon, de outro. Nessa região chique de Roma, principal zona de compras da cidade, estão concentradas as butiques elegantes e lojas de grife. Quem vem da zona arqueológica central já vê, de longe, o monumento a Vittorio Emanuele, na Piazza Venezia. A Via del Corso começa em frente à Piazza Venezia, à direita de quem vem da Avenida dos Fóruns Imperiais.

Margem direita do Tibre

Na margem direita do Tibre ficam o Vaticano e o Castel Sant’ Angelo, residência fortificada dos papas que ali se abrigavam quando necessário. Esse lado do Tibre é chamado Trastevere, (Tevere é Tibre em italiano; Trastevere significa o outro lado do Tibre). Um pouco mais ao sul, na altura da Isola Tiberina, está situada uma região muito animada à noite, repleta de restaurantes e barzinhos.

Dicas práticas sobre Roma

informações e dicas sobre Roma.

Como ir a Roma

Escolha e reserve seu pacote ou passagem aérea para Roma

Hotel em Roma

A algumas quadras da estação ficam hotéis econômicos. Mas há hotéis de todos os preços por toda a cidade. Evite hospedar-se em bairros afastados do centro histórico.

Escolha e reserve seu hotel em Roma