Riviera di Ponente
Bordighera, Riviera, Itália
Bordighera, Riviera, Itália

Riviera di Ponente: perfil

A Riviera di Ponente (em português, “do poente”, por estar a oeste da capital, em contraposição à Riviera “di Levante”, onde o sol se levanta ou nasce) corresponde ao trecho de aproximadamente 180 km da Riviera italiana que vai de Gênova até a fronteira com a França. A estrada sinuosa que a atravessa, que em alguns trechos elevados parece incrustada na montanha, é a mesma Via Aurélia que ligava Roma a Gália.

Mapa da Riviera Italiana

Como ir

Veja pacotes e passagens aéreas

Há trens de Gênova para toda a costa lígure.

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel

Atrações na Riviera di Ponente

Grotte di Toirano

De Gênova (85 km), utilize a A10. Toirano é uma aldeiazinha muito antiga, visitada principalmente em razão das famosas grutas que ficam lá perto. São cavernas que contêm não só impressionantes formações de estactites e estalagmites, mas também vestígios de ocupação humana dos tempos pré-históricos. Nelas foram encontradas, por exemplo, pegadas humanas petrificadas e ossadas inteiras de ursos que eram caçados pelos Cro-Magnons, os primeiros homens “modernos”, fisicamente iguais a nós. As grutas foram adaptadas para receber turistas com segurança; não há mais ursos para caçar… A visita guiada oferece lindas surpresas, como lagos subterrâneos e uma estalagmite apelidada de “Torre de Pisa”, pela incrível semelhança com a original. Toirano: turismo. Oficial. Itinerários e fotos.

Albenga

Há trens a partir de Gênova (1h). De Gênova (90 km), pegue a A10. A cidade, que na época dos romanos foi um porto, está hoje um pouco mais longe do mar do que na Antiguidade. Seu interessante centro histórico, construído basicamente com tijolinhos, merece uma visita. Os destaques são o Palazzo Vecchio del Comune (onde funciona o Museo Ingauno); a Cattedrale di San Michele; e um batistério do século V de dez lados (mas octogonal no interior, vá entender!), decorado com mosaicos da mesma época. O imponente campanário gótico que domina a praça é do século XIV. Um passeio pela cidade revela diversos outros edifícios históricos, arcos, portas e torres. Albenga. Oficial. Clicar em Turismo.

San Remo

Trens a partir de Gênova (2h a 2h30). De Gênova (147 km), pegue a A10. “La festa appena cominciata è già finita…” Lembra-se? Pois é, foi no mais badalado balneário da Riviera di Ponente, sede do famoso festival que leva seu nome, que Roberto Carlos ganhou em 1968 o primeiro prêmio, com a música de Sergio Endrigo, Canzone per te. Frequentada desde a Belle Époque pela elite europeia e hoje invadida pelos novos-ricos, San Remo sobrevive da glória do passado. Dos bons tempos sobrou um elegante cassino em estilo art nouveau. O Corso Imperatrice, ladeado por palmeiras, é a chique passegiatta à beira-mar da cidade. Na parte alta, chamada La Pigna, San Remo conserva um meandro de ruelas medievais. Do santuário da Madonna della Costa, construído em 1630, tem-se uma vista panorâmica. Outro lugar de onde se tem uma vista esplêndida é o Monte Bignone.  San Remo: turismo. Oficial.

Bordighera

Há trens a partir de Gênova (2h a 2h40). De Gênova (158 km) utilize a A10. Estação balneária favorita dos ingleses que, atraídos por seu clima suave e ensolarado, construíram ali luxuosas villas e jardins, tornando–a um dos mais belos lugares da Ligúria. O Lungomare Argentina, ladeado de palmeiras, que acompanha a costa, é o ponto chique do lugar. A cidade é famosa pelas palmeiras e fornece ao Vaticano folhas de palmeira entrelaçadas, que são benzidas e distribuídas no Domingo de Ramos. Segundo a tradição, esse privilégio foi concedido a Bordighera pelo papa em 1586, em razão de um morador da cidade ter tido uma boa ideia que permitiu colocar em pé o obelisco de 350 toneladas na Piazza San Pietro, em Roma. Ele sugeriu que as cordas que seguravam o monumento fossem molhadas, para reforçá-las antes que fossem puxadas por centenas de homens e de cavalos.  Bordighera: turismo. Oficial. Boas fotos.

Ventimiglia

Há trens a partir de Gênova (2h a 3h). De Gênova (162 km), pegue a A10. Cidade conserva o centro histórico medieval com construções dos séculos XI e XII, entre elas o belo Duomo. Outras atrações são o anfiteatro do período romano e o Museo Archeologico Girolamo Rossi, com material recolhido nas escavações arqueológicas da antiga cidade romana de Albintimilium.

Outras atrações

Para quem tem mais tempo de visitar a Ligúria, existem na Riviera di Ponente outros lugarejos bem agradáveis, como as cidadezinhas medievais de Dolceacqua e Cervo, esquecidas no tempo; o complexo de cavernas de Balzi Rossi (ao lado de Dolceacqua), com vestígio de ocupação humana de aproximadamente 35 mil anos atrás; e o lindo jardim botânico da Villa Hanbury, ao lado de Balzi Rossi.

A Itália em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos da Itália separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

Norte da Itália em imagens