Rimini
Rimini.Itália PiazzaCavour
Rimini.Itália PiazzaCavour

 

Rimini, a terra de Federico Fellini

A litorânea Rimini é famosa por ser a terra natal de Federico Fellini e um dos mais concorridos balneários italianos, que atrai sobretudo turistas do norte da Europa. Para nós, brasileiros, que temos belas praias espalhadas pelo país, o principal interesse de Rimini é seu centro histórico afastado da bagunça da longa avenida beira-mar que concentra uma sucessão de restaurantes e bares.

Mapa de Rimini

Como ir a Rimini

Avião

O Aeroporto Internazionale Federico Fellini, que serve Rimini e San Marino, recebe diariamente voos de linha provenientes de Roma, bem como charters vindos de diversos países europeus.

Veja preços de passagens aéreas e pacotes para a Itália

Carro

De Bolonha (117 km), pegue a A14.

Trem

Há trens diretos a partir de Bolonha (1h a 2h30).

Onde se hospedar em Rimini

Escolha e reserve seu hotel em Rimini

Atrações turísticas em Rimini

Piazza Cavour e vizinhanças

No centro histórico há ruazinhas bem agradáveis para se caminhar e edifícios históricos, como o Palazzo del Podestà.

Tempio Malatestiano

Via IV Novembre, 35. Belíssimo exemplar da arquitetura renascentista, erguido no século XV por ordem de Sigismondo Malatesta, em homenagem a si próprio, que aparece rezando para San Sigismondo em um afresco de Piero della Francesca. Outra obra-prima do templo é um crucifixo de Giotto. O arquiteto contratado por Sigismondo, um rico mecenas da família que governava Rimini à época, foi o grande Leon Battista Alberti.

A decoração um tanto erotizada do templo, assim como o gênio violento do tirano, acusado de crimes bárbaros (estupros, abuso de menores, assassinato de um irmão e de duas esposas…), acabaram por fazer com que o papa o excomungasse e se aliasse a seu maior inimigo, Federico de Montefeltro, para derrotá-lo. Disse o Papa Pio II sobre o Tempio Malatestiano: “Não parece um templo de Cristo, e sim de adoradores do demônio”… Vencido após sangrentas batalhas, Sigismondo morreu em desgraça depois de perder todo seu território, com exceção da cidade de Rimini, e foi enterrado nessa igreja, ainda inacabada.

Museo Fellini

Via Clementini, 2. Por iniciativa da Fondazione Federico Fellini, foi criado na casa onde morou o cineasta um completo museu que tem por tema sua obra, com fotografias, figurinos e uma exposição multimídia que aborda todas as fases da criação artística desse gênio italiano do cinema.

A Itália em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos da Itália separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

 

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

Norte da Itália em imagens