Quem somos

O projeto

O fato de Lúcio Martins Rodrigues já ter percorrido mais de sessenta países fez com que amigos o procurassem não só para ouvir suas histórias e ver suas fotos (muitas delas publicadas em revistas geográficas, ilustrando textos seus) mas também para pedir dicas sobre viagens ao exterior. As dicas foram se estendendo aos “amigos dos amigos”, aos “amigos dos amigos dos amigos”… e até a agentes de viagens, que queriam informações sobre países menos conhecidos pelos brasileiros. Daí surgiu a ideia de escrever um livro de conteúdo abrangente, que reunisse todas as informações úteis para qualquer tipo de viajante, do turista mais convencional ao mais aventureiro. Para a criação dessa obra, Lúcio convidou Bebel Enge, que também adora viajar. Juntos, enfrentaram o desafio de organizar de forma sintética um imenso volume de dados e expô-los ao leitor de forma completa, útil e acessível. No final de 2000, chegou às prateleiras o MANUAL DO TURISTA BRASILEIRO.

Os guias GTB – Guia do Turista Brasileiro

Satisfeitos com a acolhida do livro Manual do Turista Brasileiro pelo público e pela imprensa, Lúcio e Bebel decidiram escrever guias de viagem de alto padrão de qualidade, direcionados especificamente ao público brasileiro.
Em 2002, foi lançada a 1ª edição do GTB PARIS e a idéia de dar prosseguimento à série GTB foi sendo reforçada.
Para tanto, fundou-se em 2004 a Editora Conteúdo, que lançou, em 2005, juntamente com a 2ª edição do GTB “PARIS”, o título “ITÁLIA”. Na sequência vieram “PERU E BOLÍVIA”, “BUENOS AIRES”, “ARGENTINA”, “NOVA YORK”, “LONDRES”, “BAHIA”, “CHILE” e “PORTUGAL”.
No desenvolvimento desse projeto, Lúcio e Bebel vêm contando com o valioso auxílio de assistentes, consultores e colaboradores.

lu_e_bel_quem_somos
Lucio Martins Rodrigues e Bebel Enge, coordenadores dos guias de viagem GTB e do website Manual do Turista

Lúcio Martins Rodrigues

Graduado em Paris em Ciências Econômicas e Sociais pela École des Hautes Études da Sorbonne. Ex-professor universitário, vem se dedicando nos últimos tempos à redação de livros de viagem, matérias jornalísticas de temas turísticos e à assessoria para viagens ao exterior. Lúcio é também coo-autor e coordenador dos guias de viagem da série GTB (Paris, Nova York, Argentina, Itália, Peru & Bolívia, entre outros títulos), e responsável este site. Seu gosto pela escrita não é de hoje; ele é também autor de “A Vaca na Estrada”, do romance histórico “O Ouro Maldito dos Incas” e do romance “Puzgrila”, além de muitas matérias para revistas geográficas.
Desde seus tempos de estudante até hoje, Lúcio já viajou por dezenas de países. Já viajou inúmeras vezes pela Europa, pelas Américas do Norte, Central e do Sul, inclusive o Caribe, pelo norte da África e pela Ásia, incluindo destinos inusitados, como a Birmânia (Myanmar) e Nepal. Algumas dessas viagens se destacam pela aventura: Lúcio foi de Paris a Katmandu de carro, percorreu a famosa Route 66 de Nova York até São Francisco. Após uma permanência de um ano nos Estados Unidos, desceu por terra da Califórnia até o Brasil. Em outra ocasião foi, também de carro, de Paris até o Mar Vermelho, na Jordânia.

Bebel Enge

Formada em Direito pela USP, Bebel continua exercendo sua atividade habitual na área jurídica e, paralelamente, embarcou com o Lúcio neste projeto, que lhe permite escrever sobre um dos assuntos de que mais gosta: viagens.
Curiosa, estudiosa, minuciosa e aficionada por livros desde criança, Bebel sempre gostou de escrever e tem trabalhado neste projeto em (quase!) todas as suas horas vagas. A energia gasta tem sido compensada pelo prazer de lidar com temas que a cativam, pela satisfação de ver o resultado de seu trabalho e também pela possibilidade de desanuviar um pouco de sua rotina “jurídica” de trabalho.
Bebel conhece diversos países, morou na França (em Paris) e nos EUA (em Scarsdale-NY) e é apaixonada por história, mitologia grega e artes. Ela curte realmente tudo o que a boa e velha Europa oferece, dos museus aos vinhos. Adora especialmente a França e a Itália (suas cidades do coração são Paris, Veneza e Praga), mas passar uma temporada nas ilhas gregas também não lhe parece má idéia. Na verdade, os interesses de Bebel são bem ecléticos… A lista poderia continuar com Beatles, Chet Baker, Paco de Lucia, histórias em quadrinhos da Mafalda e do Astérix, gatos (especialmente os seus, claro!) e tudo o que diz respeito à Idade Média, mas não terminaria por aí.

Ana Gonçalves

É autora do GTB Bahia. Além de ser nossa “fotógrafa oficial” que cobre nossas noites de autógrafos e as (ruidosas!) confraternizações da equipe do Manual do Turista Brasileiro, Ana Gonçalves é a Editora das página sobre o Brasil em nosso site, que deixou de ser voltado apenas para o exterior. Ana conhece um monte de países, tem um carinho especial pela França, onde tem parentes, mas adora o Brasil. São dela as fotos de todo o pessoal neste site. Ana é também especializada em fotografias publicitárias, produzidas no seu estúdio. Conhecendo igualmente o Brasil, que percorreu de norte a sul, além de fotografar, Ana é uma observadora atenta, capaz de transformar suas viagens em textos saborosos, muitos dos quais já estão no ar.

Rodrigo Davidoff Enge

Advogado formado pela Universidade Mackenzie, começou a viajar logo de saída, com apenas 11 meses de idade, quando sua família foi morar em Paris e, dois anos mais tarde, em Scarsdale, subúrbio de Nova Iorque. Sendo o gosto por viagens “mal de família”, quando cresceu (e como!) conheceu diversos países, dentre eles Argentina, Holanda, Itália, Áustria, Alemanha e Canadá, além de ter retornado à França e aos Estados Unidos. Também morou na Inglaterra, país com o qual se identifica bastante, talvez por sua santíssima trindade (rock´n´roll , futebol e cerveja) ser muito reverenciada na terra da Rainha. Dono de espírito crítico e senso de humor afiados, quase nada passa impune sob seu olhar. Por essas e outras, o convidamos para escrever o GTB Londres. Hoje, Rodrigo atua na Editora RDG.

Letícia Kindermann

Leticia Kindermann participou ativamente da conferência de informações e colaborou na redação de vários guias da série. Fisioterapeuta pela Faculdade de Medicina da USP, ex-professora universitária e tradutora de livros científicos, é apaixonada por leitura.

Larissa Kindermann Enge

Larissa Kindermann Enge, advogada formada pelo Mackenzie, portadora do Certificate of Proficiency in English (CPE) da Cambridge University e professora de inglês em São Paulo, colaborou na seção Do You Speak English? nos guias “NOVA YORK” e “LONDRES”, da série GTB. Larissa é também consultora do projeto em todos assuntos relativos à língua inglesa.

Andrea Rivelli Thomas e Matthew Thomas

A mineira Andrea, que é estatística e trabalha com pesquisa de mercado numa multinacional, há muito alimentava o sonho de morar no exterior, “só para entender como é que viver num outro país e viver numa cultura diferente”. Viajou pelo Brasil e pelos quatro cantos do mundo, enquanto não realizava seu sonho, até que em 2003 foi transferida para o escritório de Nova York. Lá, conheceu Matthew Thomas, norte-americano, formado em História pela Universidade de Maryland. Depois de alguns anos em Nova York, onde participaram da elaboração do GTB NOVA YORK, o casal mora em São Paulo, onde Matthew dá aulas particulares de inglês (níveis avançado e conversação).

Gisele Libutti

Desde os idos tempos dos bancos escolares, a Gi já passava mais tempo fazendo cartuns e caricaturas do que propriamente prestando atenção às aulas, o que não a impedia de ser uma das melhores alunas da classe. Cursou a Escola Panamericana de Arte e, mais tarde, graduou-se em Artes Plásticas pela ECA – Escola de Comunicações e Artes da USP. Quando adolescente, sua paixão declarada por fondues de chocolate, ponchos andinos e sonecas em lugares inusitados conquistou fama, mas como a própria diz, “isso é coisa do passado”. Atualmente, além de exercer quotidianamente seu talento artístico inato (com 10% de inspiração e 90% de transpiração na frente de seu micro), Gisele interessa-se por filosofia e por viagens a lugares tão variados quanto Londres, Cuba e a Chapada dos Veadeiros. Com bastante experiência em ilustrações e projetos gráficos para revistas, jornais empresariais e material publicitário, Gisele é proprietária da Cores Quentes Ilustração & Design Gráfico e são dela os divertidos cartuns do livro Manual do Turista Brasileiro. Contato: coresquentes@uol.com.br

Renata Oliveira

Renata, Técnica em Hotelaria pela Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas (Centro Paula Souza), é graduada em Turismo pela Faculdade Ibero-Americana/Anhanguera. Além de participar da administração da Editora Conteúdo, Renata colabora na organização do material destinado a futuros guias da série GTB, recolhido por Lúcio e Bebel em suas viagens.

Luciano e Maria Luiza Bellini

O bolonhês Luciano mudou-se definitivamente para o Brasil há muitos anos. Como professor de italiano, ele não apenas ensina o idioma, mas transmite aos alunos de forma descontraída e divertida uma parcela de sua enorme cultura geral, que não se resume ao profundo conhecimento da história, das artes, dos costumes e da gastronomia de seu país de origem. O papel de consultor e revisor crítico de conteúdo do nosso guia da Itália caiu-lhe como uma luva! Apaixonado pela Espanha, país onde morou alguns anos, acabou casando-se com uma hispano-brasileira. Maria Luiza, sua esposa, nascida no Brasil, mas de cidadania espanhola, tem um interesse e um carinho especial pela cultura ibérica e vai acompanhá-lo em outra de suas grandes aventuras: escrever um guia de qualidade sobre as principais cidades espanholas, direcionado ao público brasileiro.
Contato: lucianobellini@uol.com.br

Renato Goldoni

Renato Goldoni é formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduado em Marketing pela ESPN. Tem experiência profissional no meio turístico e é um expert no assunto “eventos”: sabe tudo o que está acontecendo e aonde. Atualmente reside em Vancouver, Canadá, onde administra a WebiWebi+.

Aninha Sogabe e Carol Marchetti

Foram assistentes de pesquisa do MANUAL DO TURISTA quando estudavam Turismo na USP. No final do curso fizeram juntas uma longa viagem por diversos países, aventurando-se como mochileiras.

Cynthia Feliciano

Quem poderia imaginar uma bem-sucedida analista de sistemas, por conta de sua curiosidade e suas paixões, jogaria tudo para o alto para se aventurar pelo mundo? Foi o que resumidamente aconteceu com a Cynthia, que no ano de 2000, ainda sem dominar o inglês, se mandou para Londres, onde morou 4 meses. Em seguida, um pouquinho mais confiante, deixou a Inglaterra e perambulou sozinha pela Europa explorando por 2 meses o Velho Continente de norte a sul. Apaixonada por chocolates, queijos e vinhos, resolveu que a Suíça, bem no coração da Europa, era o lugar ideal para se fixar. Boa formação profissional e um pouco de sorte lhe permitiram conseguir um emprego em Information Technology em uma grande multinacional suíça. Embora ela confesse que sua grande paixão não seja a informática, isso lhe permitiu custear novas aventuras. Cynthia ama música, toca violão e piano, é super comunicativa, gosta de aprender idiomas, curte um bom livro, adora história e principalmente ama viajar, conhecer culturas diferentes e falar sobre suas experiências. Seu maior sonho agora é transformar o que era um hobby em profissão: “escrever”. Cynthia colabora conosco enviando seus bem-humorados relatos de viagens. Leia neste site a matéria especial Descortinando a Turquia e o texto sobre Istambul no Guia On-line da Turquia, ambos escritos por ela. Contato: cyschweiz@yahoo.co.uk

Tatiana Vilhena

Tatiana Vilhena escreve matérias desde o 2º ano do curso de Jornalismo. Começou na redação de um pequeno jornal que circulava no metrô paulistano, onde descobriu sua verdadeira paixão: escrever. Além de batalhar por boas reportagens e produzir pautas, já participava de coletivas e fotografava. Foi então convidada a criar e coordenar a assessoria de imprensa uma ONG. Encarou essa proposta como o desafio de desenvolver um projeto novo, com a sua cara. Depois de realizar o antigo sonho de morar alguns meses no México, onde pesquisou a história e a cultura do país e produziu um vasto material fotográfico. Tati contribuiu para este site com um texto sobre a Ciudad de México e muitas fotos. Contato: tativilhena@hotmail.com

Maria Travitzki

Publicitária apaixonada por viagens, vinhos e chocolates, Maria Travitzki adora viajar, conhecendo culturas, lugares e pessoas interessantes. Desde pequena já viajava: aos seis anos de idade, estudou em Paris, devido ao trabalho de seus pais. Mais tarde, formada em Buenos Aires, passou cinco anos na capital do tango. Seus estudos, leituras e experiências fazem de Maria uma pessoa bem informada e cativante. Ela adora sua profissão e vibra com os resultados de seu planejamento para campanhas e ações de marketing em agências de publicidade e empresas. Atualmente, Maria cuida de uma grande marca de roupas infantis. Comunicativa e sempre entusiasmada, não dispensa uma boa conversa nos encontros com os amigos, quando rolam papos sobre mil histórias e aventuras. Maria foi uma de nossas assessoras durante a elaboração dos guias GTB “BUENOS AIRES” e “ARGENTINA”.
Contato: matravitzki@hotmail.com

André Ranzatti

Formado em Direito pela Universidade Mackenzie e professor de inglês em São Paulo, André Ranzatti, além de ensinar o idioma da terra do Tio Sam para adultos e adolescentes, escreve nas horas vagas e é autor do livro Amores no Masculino. Quando pode, gosta de fazer as malas e sair pelo mundo. Por causa desse espírito aventureiro e curioso, já visitou países europeus como Itália, França, Espanha, Bélgica e Alemanha. É fã da Big Apple e nunca rejeita uma semana de sol em alguma capital do Nordeste brasileiro. André é ainda autor da coluna Friendly Tips deste site, onde dá dicas de turismo especiais para o público gay e GLS.
Contato: andreranzatti@globo.com

Vitório e Catarina

A branca Catarina (com um olho azul e outro verde, à la David Bowie) e o pretinho Vittorio são os maiores responsáveis pela animação da produção deste site e de nossos livros. Eles realmente tornam tudo muito mais animado! Sem seus miados, brincadeiras de pega-pega derrubando o que estiver no caminho e, é claro, passeios sobre os teclados dos computadores, o resultado final não seria o mesmo. Eles têm um jeito sutil de expressar suas opiniões, como derrubar uma taça de vinho sobre o livro “A Cidade Antiga”, de Coulanges, para sinalizar que não poderíamos esquecer de mencioná-lo na bibliografia do guia da Itália, ou esconder embaixo do sofá fotos que não julgam suficientemente boas para serem inseridos neste site.

Agradecimentos Especiais

Paulo Enge (1934-2006)

Pai da Bebel Enge e do Rodrigo Davidoff Enge, foi o primeiro leitor e crítico dos guias GTB, nosso consultor e sábio de plantão para tudo quanto é assunto. Sua rica biblioteca é uma das mais importantes fontes de consulta que utilizamos. Engenheiro industrial e civil formado no Mackenzie, Paulo atuou muitos anos como administrador e conselheiro de grandes empresas nacionais e viajou a trabalho por quase todos os continentes: Américas, Europa, África e Ásia. Porém sua preferência para viagens de lazer eram indiscutivelmente a Europa Ocidental, que conhecia praticamente de cabo a rabo. Devorador de livros e poliglota, “filólogo” autodidata, traduzia textos arcaicos italianos e franceses cuja compreensão parece impossível aos mortais. Grande apreciador de boa gastronomia e de bons vinhos, foi cobaia das receitas do Lúcio (como o pato ao maracujá e damasco…), as quais, como era very polite, sempre elogiou. Paulo achava que a vida é curta demais para se beber vinhos vagabundos – principalmente para acompanhar escargots au beurre. E detestava ser interrompido quando estava assistindo a um jogo do Corinthians!

Chico Spagnuolo

Francisco, o Grande, mais conhecido como o velho Chico, é o estatístico que virou suco, quer dizer, advogado. Nascido no interior paulista, apaixonou-se pelas (im)probabilidades do universo e cursou Estatística na UNICAMP, em meio, como sói ser, a muita cerveja e algazarra. Sua carreira nessa área não vingou pois, depois de pouco tempo na Capital, decidiu estudar Direito na USP (mais cerveja e algazarra), prosseguindo uma tradição da família. Hoje é advogado público e, desde 1995, tem aproveitado muito bem suas férias viajando pelo Brasil e também para o exterior: Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Itália, Espanha, México e incontáveis outros países fazem parte de seu currículo. Sua viagem para a Índia e o Nepal com os amigos Barão e Melina é tema da matéria especial Impressões da Índia. Chico participou também dos guias GTB Peru e Bolívia e GTB Argentina.

Melina Castro

Filha de funcionário do Banco do Brasil, desde pequena Melina foi habituada a mudar de cidade a toda hora, o que a fez conhecer muitos lugares do território nacional. É carioca, mas nunca morou no Rio… Graduou-se em Análise de Sistemas na PUC de Campinas, mudou-se depois para São Paulo, especializou-se em Marketing na FGV e entrou na IBM, onde trabalha até hoje. Sua função lhe proporcionou recentemente uma estada de mais de dois anos em Nova York. Independente, dinâmica e muito curiosa com relação a diferentes culturas, costumes e paisagens, Melina adora viajar. O relato que Melina e seus amigos Chico e Barão fizeram de sua aventura na ìndia gerou a matéria especial Impressões da Índia. Somos gratos pelas lindas fotos tiradas pela gentil amiga Melina, que ilustram várias páginas deste site.

José Roberto Silva (“Barão”)

Apesar dos cabelos ruivos e do gosto por aviões, o apelido desse nosso amigo não tem nada a ver com o “Barão Vermelho” e nasceu de uma brincadeira sobre uma nota de “um barão”. (Não se traia: quem lembra tem mais de 30…). Técnico em aeronáutica e Engenheiro Civil, o paulista Barão, que trabalha na EMBRAER há um tempão, é coordenador do grupo que presta assistência técnica, no mundo inteiro, para companhias que operam com aeronaves brasileiras. Barão é exímio na sua área profissional, mas nem um pouco bitolado nela e interessa-se por diferentes assuntos, dentre os quais, é claro, viagens pelo Brasil e por outros países. O relato de sua viagem à Índia com os amigos Melina e Chico está na matéria especial Impressões da Índia. Barão também colaborou com mil dicas úteis para o “GTB NOVA YORK” e nos forneceu um importante material fotográfico sobre a Big Apple.

Miragaia René Angelino (Gaia)

Miraguaia é o que chamamos de aventureiro de verdade. Jornalista, escritor e motoqueiro, correu praticamente o mundo todo de motocicleta: do Brasil ao Alasca, percorreu a Índia, a Oceania, quase toda a América do Sul. Escreveu os livros Yucon – a Última Fronteira”, e “Minha moto, eu e a América”. Descreve em nosso guia de viagem GTB Argentina sua viagem até a Terra do Fogo. Também nos passou as melhores dicas sobre viagens de moto.

Luciano e Fabiano Machado

Os irmãos Luciano Machado, analista financeiro na área pública, e Fabiano Machado, advogado, fazem parte da turma de Chico, Melina e Barão. Residentes em São Paulo, são chegados a tudo de bom que a vida oferece, de um bom chopp com os amigos a viagens pelo Brasil e pelo mundo. Já visitaram vários países e nos brindaram com o relato de sua viagem de carro pelo Chile, com belas fotos e dicas bem úteis para os que desejam fazer um roteiro parecido, que tornou-se a matéria especial Chile: De Santiago a Chiloé de carro.

Enzo Padovani

O italiano Enzo Padovani, residente na Itália, é guia turístico. Em razão de sua profissão, conhece diversos países e possui uma ótima coleção de fotos de sua autoria. Ele mantém o site www.imieiviaggi.135.it, onde podem ser vistas dezenas de suas fotos de países da Europa, África e Oriente Médio. Dê uma olhada: você vai viajar! São do Enzo diversas das fotos, gentilmente cedidas para o Manual do Turista Brasileiro, que ilustram a matéria especial Descortinando a Turquia e o texto sobre Istambul no Guia On-line da Turquia, ambos escritos por nossa colaboradora Cynthia Feliciano.

Adriano Piazzi e Betty Fromer

Atraído pelos encantos do mundo desde pequeno (talvez por influência de seus pais, os cultos Luigi e Betty), Adriano fez sua primeira longa viagem quando resolveu trancar a faculdade de Administração de Empresas da FAAP para passar um ano na Austrália. Apesar de adorar viajar e de já ter conhecido muitos lugares, hoje em dia ele mal tem tempo para isso pois, depois de ter se formado e trabalhado algum tempo na área de Marketing, embarcou na aventura de ser editor: é sócio da Editora Aleph, à qual tem se dedicado com afinco. Quando consegue escapar uns dias para o exterior, tem dado preferência às grandes estações de ski, onde pode praticar um de seus esportes favoritos.
No Brasil, em meio ao trabalho e às baladas, também arranja tempo para outro hobby: a música! O versátil Adriano canta, toca vários instrumentos e tem um fraco por rock e blues. Está com inveja? Então saiba que ele também fotografa super bem! São dele as fotos que ilustram a Escócia e a Austrália neste site (inclusive as do mergulho em meio a tubarões…).
Betty Fromer, mãe de Adriano, licenciada em Letras pela Sorbonne e Mestre em Turismo pela USP, é a dinâmica proprietária da Editora Aleph, que publica, além de livros de interesse geral, obras de turismo acadêmico. Foi a Aleph que, em parceria com Lúcio e Bebel, publicou a primeira e segunda edição do Manual do Turista Brasileiro e a primeira do GTB PARIS.

Rafael Rodero Neto

Médico por profissão, viajante por opção, o velho amigo Rafa é autor das dicas de saúde que constam deste site e dos guias da Serie GTB. Também nos forneceu um excelente material fotográfico, resultado de suas viagens pelo mundo. Nas suas viagens aventureiro-mochileiras, já rodou pela América do Sul, pela Europa, pelo Oriente Médio e pela Ásia.