Puerto Varas

Puerto Varas

Mapa de Puerto Varas

Como ir

 Avião

Não há aeroporto em Puerto Varas, mas há voos diários de Santiago para Puerto Montt, super perto.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Carro

De Santiago são mais de mil quilômetros pela Ruta 5, a Panamericana. Todo trajeto é asfaltado. Há pedágios.

 Ônibus

Há ônibus diretos de Santiago. (Tempo de viagem: 13h). Se puder tome ônibus leito noturno.

Hospedagem

Todos os hotéis da região em volta do lago Villa Rica e proximidades são bem localizados.

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Varas

Melhor época

De final de junho a começo de setembro. Veja dicas sobre a melhor época para viajar ao Chile.

Atrações turísticas

Puerto Varas, junto do Lago Llanquihue, fundada em 1854 por imigrantes alemães, é a melhor base para visitar a belíssima região de lagos e vulcões. Possui boa infraestrutura turística e fica bem do lado da Panamericana. Nas proximidades existem outras cidades bem graciosas, como Frutillar e Puerto Octay. Toda a região é de colonização germânica: mais de 150 famílias católicas (uma exigência do governo chileno) mudaram-se para lá a partir de 1850. Repare na original arquitetura das construções de madeira, muitas delas centenárias.

Lago Llanquihue

A praia de areia escura junto do Lago Llanquihue fica lotada no verão, mas para um brasileiro não impressiona, a não ser pela vista do vulcão. As águas do lago, diga-se de passagem, são muito frias em qualquer época do ano. Não vamos exagerar e dizer que os chilenos acham praias assim o máximo. É simplesmente o que eles têm. Da mesma forma que eles têm o que não temos: lindas paisagens de lagos e vulcões com seus cumes cobertos de neve.

Barrio Historico

Nas ruas Miraflores, Prat e Decker existe um conjunto interessante de imóveis do início do século XX e fins do XIX.

Iglesia del Sagrado Corazón de Jesús

Verbo Divino, esq. c/ San Francisco. Diferente e graciosa, é uma réplica de uma igreja alemã. Foi inspirada na igreja de Baden-Wurtemberg em estilo neo-românico, com interior barroco. É classificada como Monumento Nacional.

Atrações nos arredores de Puerto Varas

Lindos passeios

Cada um dos passeios (a Frutillar e Puerto Octay ao norte, e a Petrohue e ao Parque Nacional Vicente Perez Rosales, na direção oeste, pela estrada para Bariloche, na Argentina), pode ser feito em um dia, com tranquilidade. À noite você estará de volta para jantar em Puerto Varas. Aliás, o sol se põe tarde no verão, a época ideal para se visitar a região.

Parque Nacional Vicente Rosales

A 70 km de Puerto Varas pela Ruta 225, direção de Ensenada, depois direção de Petrohué, junto do Lago de Todos Los Santos. Há ônibus de Puerto Varas até o Parque, mas o carro é mais prático. Há várias trilhas curtas que podem ser percorridas sem dificuldade e que conduzem ao Lago de Todos Los Santos, de linda cor esmeralda, e aos saltos do Rio Petrohué, com o Vulcão Osorno ao fundo.

Existem também trilhas para trekking de vários dias. Há no parque, junto do lago, um hotel charmoso, o Petrohué Lodge, instalado num casarão de madeira, em estilo germânico (www.hotelpetrohue.cl), que oferece várias opções de canyoning e rafting. Não é barato, confira no site. Para quem não pode ou não quer gastar muito existem campings equipados, onde é possível chegar de carro.

Frutillar

É uma encantadora cidadezinha de colonização alemã, com 15 mil habitantes, a 25 km de Puerto Varas, também às margens do Llanquihué. Tanto em Frutillar como às margens da estrada entre as duas cidades, vemos diversas casas em estilo germânico, sempre de madeira e muito graciosas. Algumas são sedes de pequenas propriedades rurais. Frutillar tem uma das mais belas vistas do lago e do vulcão Osorno e é um lugar agradável para passear. Sua principal atração é o Museo Colonial Alemán, onde se pode conhecer uma casa em tamanho natural, mobiliada como na época da colonização, com oficinas e até um moinho hidráulico igual aos utilizados pelos primeiros colonizadores. (Av. Vicente Perez Rosales, esq. c/ Arturo Prat).

Puerto Octay

A 50 km de Puerto Varas, na extremidade norte do lago. Outro povoado fundado por colonos alemães, ainda menor do que Frutillar: sua população é de apenas 10 mil habitantes. A cidade tem o privilégio de oferecer as melhores vistas do lago e dos vulcões Osorno, Pontiagudo (facilmente reconhecível por sua forma) e Calbuco. Além de suas antigas casas de madeira semelhantes às de Frutillar, possui um pequeno museu colonial com objetos, ferramentas e móveis de época.

Passeio de barco em Petrohué

A aldeia é minúscula e não tem nada de especial, mas é de onde saem os barcos que navegam pelo Lago de Todos los Santos, de águas cor de esmeralda, considerado o mais belo da região. Os barcos deixam o povoado às 11h da manhã, porém, é melhor chegar antes das vans de excursão e garantir seu lugar, principalmente na alta estação. Os passeios podem tomar apenas duas horas ou se estender até o final da tarde. Os mais longos incluem almoço em Peulla, um lugarejo às margens do lago.

Cruzar para Bariloche, na Argentina

Há um passeio famoso oferecido pelas agências de viagem, em parte por terra, em parte cruzando os vários lagos, em território chileno e argentino. Sobe na van, desce da van, embarca, cruza um lago, embarca de novo na van, toma outro barco e assim vai até chegar a Bariloche. Não é preciso dizer que as vistas e o próprio passeio são espetaculares e obviamente, caros. Porém, há ônibus diretos para Bariloche por muitíssimo menos, mas inteiramente por estrada de rodagem. Essa viagem você pode fazer também de carro. São uns 350 km. Todo o caminho é asfaltado. Como você atravessará trechos de montanha, e terá que encarar as formalidades de alfândega e imigração, calcule pelo menos umas cinco horas de viagem.

Escalada de vulcões

Um dos vulcões mais escalados a partir de Puerto Varas é o Osorno. Não é necessário ser alpinista experiente para fazê-lo, mas é preciso passar por uma agência especializada e realizar essa aventura acompanhado de um guia e com equipamentos adequados. No inverno os cuidados devem ser redobrados e serão necessários apetrechos especiais.

Osorno

Osorno é uma cidade maior, com 130 mil habitantes. Não tem nada de especial. O nome, porém, confunde muita gente: não é o lugar ideal para conhecer os lagos. Sua principal atração é o forte Reina Luisa, construído no final do século XVIII. Merece apenas uma rápida visita se você estiver indo ou voltando de carro de Santiago.

Dicas

Agências que organizam excursões

Puerto Varas é um dos principais centros turísticos do sul do país. Cada agência tem sua especialidade: passeios de caiaque, rafting, passeios de barco, escalada, trekking etc.

Pachamagua – Rosario, 1111

Turis Tour –  San Juan, 430

Alsur –  Aconcágua, 8

O Chile em imagens

Maquina fotografica

 Álbum fotográfico com dezenas de fotos do Chile separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.
Ver imagens do Chile