Puerto Natales

Puerto Natales

Colonização só começou no final do século XIX

Devido à presença de índios hostis, o território só foi colonizado no final do século XIX por ingleses e alemães dedicados à criação de ovelhas. Porém, apenas em 1911 a cidade foi oficialmente fundada. É também em Puerto Natales que se podem trocar mais facilmente divisas estrangeiras e contratar excursões em algumas de suas numerosas agências. Aliás, quase sempre os hotéis cuidam de tudo para você: reservam passagens, passeios de barcos, excursões etc.

Mapa do Chile

O primeiro nome de Puerto Natales: Ultima Esperanza

Puerto Natales, situada a mais de 2 mil km ao sul de Santiago, não é uma cidade de grande interesse turístico. Mas é a melhor base para conhecer Torres del Paine e os glaciares Serrano e Balmaceda em seus arredores. Além disso, Puerto Natales é graciosa, com suas casinhas de madeira coloridas. Seus bares e restaurantes são, durante a alta temporada, animados por turistas vindos do mundo todo.
Os primeiros espanhóis a chegarem à região tentavam encontrar uma passagem para o estreito de Magalhães. Desesperados, chamaram o lugar de Última Esperanza.

Mapa de Puerto Natales

Como ir

Avião

O aeroporto mais próximo é o de Punta Arenas, a pouco mais de 4h de voo de Santiago. Calcule umas 3 horas de carro ou de ônibus até Puerto Natales. Outra possibilidade é via Argentina, passando por El Calafate, a 4h30 de viagem de Puerto Natales.

Veja preços de pacotes e passagens aéreas para o Chile

Ônibus

Há vários ônibus por dia de Punta Arenas a Puerto Natales. (Tempo de viagem: 3h30).

Carro

Há locadoras em Puntas Arenas e em Puerto Natales. A estrada de Punta Arenas até Puerto Natales (250 km) é bonita e tranquila.

Hotéis em Puerto Natales

Puerto Natales é uma cidade pequena. No centro ou junto à costa há várias opções de hotéis.

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Natales

Melhor época

Veja a melhor época para ir a Puerto Natales

Pontos turísticos

Museo Historico -End.  Bulnes, 285 (ao lado do escritório municipal de turismo)  O pequeno museu aborda principalmente a história das etnias indígenas da região. O acervo é constituído por objetos ritualísticos e de uso diário das tribos e por pinturas rupestres.

Atrações nos arredores

Visita aos glaciares

Glaciares Serrano e Balmaceda Para visitar as geleiras você será obrigado a pegar uma excursão. Os barcos deixam Puerto Natales pela manhã e retornam no final do dia. A excursão inclui um almoço numa estância patagônica. A paisagem nesse trecho de mar é a mais desolada possível, mas de uma impressionante beleza, repleta de ilhas de todos os tamanhos. Nesse trecho de litoral extremamente recortado, o mar passa de um verde intenso para tons cinzentos num piscar de olhos, o sol desaparece, o barco some no meio da neblina cinza. Depois, repentinamente o sol aparece e com ele os picos nevados das margens, destacando-se contra um céu de azul intenso.

Glaciar Balmaceda

É visível do baro: um tapete de gelo chegando quase até o mar. A embarcação aproxima-se até uma centena de metros da geleira.

Glaciar Serrano

Você descerá do barco e fará uma pequena caminhada por uma trilha junto de um lago até um belvedere, onde você avista a parede de gelo a uns cento e cinquenta metros à sua frente. É possível, de bote, chegar bem do lado da muralha branca azulada, com algumas dezenas de metros de altura, uma sensação emocionante. Quase sempre é possível reservar essa excursão no próprio hotel. Mas você pode também ir diretamente nas agências e fazê-lo por conta própria. O custo provavelmente será o mesmo.

Cueva del Milodón

A 25 km de Puerto Natales. Para visitá-lo você pode ir com carro próprio ou pegar uma excursão. A caverna, com 30 metros de altura e 200 de profundidade, fica na mesma estrada que o levará a Torres del Paine. Logo na entrada da cueva, você irá se deparar com uma réplica em tamanho natural do milodón, que, quando de pé, atingia, 3m de altura. Essa espécie de preguiça gigante que teria vivido há 10 mil anos, herbívora e inofensiva, teria sido caçada até a extinção pelos primeiros povoadores que teriam chegado a essa região. Outros acreditam que foram modificações climáticas que afetaram as fontes de alimento do animal.

Torres del Paine

A 115 km de Puerto Natales. Há excursões (quase sempre no verão) que podem ser contratadas tanto no Brasil, como em Santiago, que incluem avião, traslado e hotéis. Elas podem ser feitas também pelas agências de Puerto Natales e em Punta Arenas. De Puerto Natales há excursões rápidas de um dia só, de ônibus ou de van, tipo bate e volta. Veja o capítulo específico sobre “Parque Nacional de Torres del Paine”.

Endereços e telefones úteis

Agências que organizam excursões

Onas –  End.   Señoret, 383 / Onas

Los Glaciares de Patagonia – End. Angamos, 600 cjs. 7 e 8, Pueblo Artesanal  Los Glaciares de Patagonia 

Pumatour – End.  Baquedano, 414   www.pumatour.com

Servitur – End.   Arturo Prat, 353  >   www.servitur.cl

Tour Express – End.    Manuel Bulnes, 769    www.tourexpress.cl

Turismo 21 de Mayo – End.    Eberhard, 560   www.turismo21demayo.cl

Locadoras de veículos

Avis – End.  Manuel Bulnes, 632
Easy Terra – End.  Eberhard, 547  www.easyterra.com

Companhias de ônibus

Bus Sur- End. Baquedano, 668
Pacheco – End. Eleuterio Ramírez, 24
Fernandez – End. Eleuterio Ramirez, 399

Maquina fotografica

O Chile em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.