Puerto Montt
Puerto Montt, Chile
Puerto Montt, Chile

Sobre Puerto Montt, o dinâmico centro do sul

Puerto Montt, fundada em 1853, não tem especial interesse turístico. Porém, como recebe voos diretos de Santiago, é uma ótima base para conhecer o sul da Região dos Lagos e o arquipélago de Chiloé, ou para realizar cruzeiros para a Laguna San Rafael.

Mapa de Puerto Montt

Como ir

 Avião

Há voos diários de Santiago (tempo de viagem: 1h45), de Valdivia (tempo de viagem: 1h30) e de Punta Arenas (tempo de viagem: 2h10). O aeroporto fica a 15 km da cidade. Há táxis e ônibus para o centro.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

 Ônibus

Há ônibus diretos de Santiago para Puerto Montt. Tempo de viagem: 13 horas. Se puder tome ônibus leito. Há ônibus também de Puerto Varas (tempo de viagem: 0h20), de Osorno (tempo de viagem: 1h40), de Valdivia (tempo de viagem: 3h30), de Pucón (tempo de viagem: 5h), de Concepción (tempo de viagem: 9h).

 Carro

São mais de 1.000 km de Santiago a Puerto Montt. A estrada (Panamericana) é boa, mas é uma longa viagem. Puerto Montt fica a 340 km de Pucón.

Hotéis em Puerto Montt

Puerto Montt não é uma metrópole, mas uma cidade grandinha. Os hotéis na Plaza de Armas e vizinhanças são bem localizados.

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Montt

Melhor época

Final da primavera até o começo do outono. Saiba mais sobre a melhor época para ir ao Chile

Onde comer

Club de Yates –  Restaurante do iate clube local, moderno, com vista para o mar e culinária sofisticada. End. Juan Soler Manfredini, 200
Deli – Café-restaurante, com massas, sanduíches e cozinha típica chilena, com preços acessíveis. End. Carlos Antonio Varas, 486
Club Alemán  Culinária germânica. End. Carlos Antonio Varas, 264
Fogón del Leñador –  Especializado em carnes grelhadas. End. Rancagua, 246

Atrações turísticas

Também é de seu porto que saem os ferries para as cidades do sul patagônico. É bom saber: essa embarcações não são confortáveis navios de cruzeiro. As opções são o deque ou cabines para quatro pessoas.
Puerto Montt recebeu colonizadores alemães e conserva residências antigas de madeira. É uma pena que a cidade tenha sido, como Valdivia, devastada pelo terremoto de 1960, seguido de tsunami.

 Cruzeiros marítimos

É bom saber: essa embarcações não são confortáveis navios de cruzeiro. As opções são o deque ou cabines para quatro pessoas.
Puerto Montt recebeu colonizadores alemães e conserva residências antigas de madeira. É uma pena que a cidade tenha sido, como Valdivia, devastada pelo terremoto de 1960, seguido de tsunami.

Museo Municipal Juan Pablo II

End.   v. Diogo Portales, 997  Abre das 10h às 19h. O nome do museu é uma homenagem ao papa João Paulo II, que visitou a cidade em 1987, mas não é dedicado nem ao papa, nem à Igreja e sim à história da região e de seus habitantes. Seu acervo reúne peças pré-colombianas, do período espanhol, da época da colonização alemã e de tempos mais recentes. São ferramentas, armas, objetos de uso diário, móveis antigos etc.

Plaza de Armas (Plaza Buenaventura Martinez)

A praça remodelada em diferentes ocasiões, tem um aspecto moderno. Nela fica a catedral construída em 1853, em estilo neoclássico.

Angelmó

End.    Av. Angelmó, s/nº. Esse mercado oferece uma incrível variedade de frutos do mar e peixes, muitos dos quais a maioria de nós nunca viu. Bem ao lado, sobre palafitas, há restaurantes. É o melhor lugar para saborear frutos do mar e pratos à base de peixe na cidade. Quase sempre têm boa carta de vinhos brancos. Perto há pequenos ateliês onde artesãos vendem esculturas de madeira e ponchos de lã.

Atrações nos arredores de Puerto Montt

Parque Nacional Alerce Andino

End.  A 40 km a sudeste de Puerto Montt pela RN7. Alerce é uma árvore gigante, com várias dezenas de metros de altura. Só existe na Patagônia. Seus troncos podem atingir de 3 a 4 metros de diâmetro. No parque há lagos, rios e trilhas que podem ser percorridas sem dificuldade, como as que levam às lagoas Fria e Sagaso.
Isla Tenglo. End.   Em frente a Angelmó. Rápida travessia de barco até a ilha de onde, subindo a trilha que leva ao alto do morro, se tem uma vista panorâmica de Puerto Montt e dos vulcões vizinhos.

Matérias especiais

História do Chile da Guerra Fria aos dias de hoje | Cinema chileno
Pablo Neruda |Salvador Allende e o 11 de Setembro chileno

Relatos de viagem

De Santiago a Chiloé de carro

O Chile em imagens

Maquina fotografica

 Álbum fotográfico com dezenas de fotos do Chile separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.
Ver imagens do Chile