Programas de milhagem

Pucón, Patagônia Chilena

Programa de milhagem, como funcionam?

Na teoria, os programas de milhagem funcionam assim: você faz um certo número de voos com uma companhia e obtém direito a um upgrade, a passagens gratuitas ou a algum outro benefício proporcional à quantidade de milhas dos voos que fez.
Na prática, os programas de milhagem podem não ser tão atraentes quanto parecem para quem viaja pouco. Você precisa viajar com a mesma companhia aérea muito mais do que imagina para ter direito a algum benefício que valha a pena. Por outro lado, os programas de milhagem são úteis para quem viaja regularmente – o que geralmente é o caso de quem viaja a trabalho, mas nem sempre dos turistas. Isso porque, em boa parte das companhias aéreas, o que conta não é só a quantidade de milhas acumuladas: se você passar um período sem viajar, as milhas vão perdendo a validade, pois existe um prazo para que elas possam ser aproveitadas.

Dica – Não perca promoções interessantes de outra companhia apenas para manter fidelidade a uma determinada empresa, pois no final das contas suas milhas podem continuar sendo insuficientes para obter qualquer tipo de benefício.

A contabilização das milhas

A contabilização das milhas não é automática, sendo necessário avisar nos escritórios das companhias aéreas ou no momento do check-in que você quer que elas sejam computadas para uso do programa.
Não jogue fora seus cartões de embarque enquanto suas milhas não tiverem sido contabilizadas e confira periodicamente os seus extratos.
Ao decidir entrar em um programa desses, examine o regulamento. Certas companhias permitem que milhas acumuladas sejam transferidas a outra pessoa. Em outras empresas elas não valem para destinos mais “nobres” ou durante a alta temporada e a estação intermediária.

Os cartões de crédito que dão direto a milhas

Os cartões de crédito oferecem programas de milhagem, por meio de parcerias com algumas companhias aéreas. Nesses casos, seus gastos no cartão valem milhas. É um estímulo para usar bastante o seu cartão – inclusive para comprar com ele sua passagem aérea, pagar sua hospedagem durante a viagem e outras despesas. Quem faz altos gastos no cartão pode obter benefícios do programa mesmo que não viaje com frequência.