Praga em imagens

Praga em Imagens, uma viagem fotográfica pela capital da República Tcheca

Praga em imagens é um passeio virtual pela cidade de Praga, às margens do rio Vltava, na Boêmia Central. Com mais de  um milhão e duzentos mil habitantes é a maior cidade da República Checa. Praga é também capital do país, a República Tcheca, que se separou pacificamente da Eslováquia com o fim do comunismo.  Antes era capital da República Socialista da Tchecoeslováquia, que abrangia as duas nações. Considerada por muitos como a mais bela cidade da Europa Oriental, é conhecida como a Paris  da Europa de Leste e também como  “cidade das cem cúpulas”.  Quem visita Praga se encanta à primeira vista. A capital tcheca tem um longo passado histórico e, poupada de bombardeios na Segunda Guerra, pode preservar um espetacular patrimônio arquitetônico.

Para entender Praga

O centro histórico de Praga é dividido pelo Rio Vltava, um afluente do Rio Elba. A bela e super famosa Ponte Carlos  (em tcheco : Karlův most ),  a principal e mais velha ponte da cidade,toda decorada com estátuas e resservada aos pedestres, liga  a cidade Velha (Staré Město em tcheco) à região de Malá Strána, na margem esquerda. Um bom programa em Praga é um tour fluvial pelo Rio Vltava, uma oportunidade para apreciarmos os belos edifícios situados em ambas as margens. Do lado de Malá Strana, em Hradcany, pode-se ver o belo Castelo de Praga. Do alto do castelo situado numa colina, tem-se uma vista panorâmica sem igual da cidade de Praga e do rio Vltava.
Importante economicamente, Praga é também um centro artístico e cultural, com animada vida noturna e abriga teatros, salas de espetáculos, restaurantes, hotéis e lojas.

Um  centro histórico animadísssimo

A animação é grande, sobretudo na Cidade Velha, onde turistas se  concentram em frente à uma torre de sua catedral esperando dar meio dia, quando duas portinhas se abrem dos dois lados do imenso relógio e nelas desfilam os principais santos da Igreja Católica. Os bares de Stáre Mésto, sempre lotados servem algumas das melhores cervejas do mundo as pilsen, as bocks, as cervejas escuras, as cervejas ao mel ou com perfume de frutas. Nessa região há sempre estabelecimentos servindo uma especialidade tcheca, o trollos, uma massa de forma alongada, com recheio que pode ser doce ou salgado e que vale por uma refeição. Outro prato típico é a sopa servida dentro de um bom redondo. Até a mesmo a batata frita acompanhada de linguiças é especialmente saborosa.

Praga, região do Rio Vltava

Mapa de Praga

Centro histórico de Praga