Potenza
Potenza, Itália - Foto Enrico Pighetti CCBY
Potenza, Itália – Foto Enrico Pighetti CCBY

Potenza, Itália

Potenza é mais uma pequena capital do sul da Itália, com  um pouco mais de 70 mil habitantes apenas e um ritmo de vida tranquilo. Pode ser uma ótima base para visitar a região.

Mapa da Basilicata e Potenza

Como ir

Veja preços de passagens aéreas e pacotes para a Itália

Trem

Há trens para Potenza a partir de Roma (5 a 7 h) e de Nápoles (3 a 4 h).

Carro

De Nápoles (144 km) utilize a A3. De Roma (330 km), a A1 e, em seguida, a A3.

Potenza, a capital da Basilicata, apesar de estar localizada em meio a um belo cenário de montanhas, não é uma cidade turística, mas é a base ideal para a visita a seus interessantes arredores.

O terremoto de 1980 – Por ter sido abalada por vários tremores de terra, principalmente o de 1980, a maioria de suas construções é recente. Poucos edifícios históricos, dentre eles a antiga igreja dedicada a São Francisco de Assis, escaparam da destruição causada pelos terremotos.

Arredores de Potenza

Castel Lagopesole

Um pouco ao norte de Potenza, a caminho de Melfi, sobre uma elevação, fica este sólido castelo-forte normando, onde se tem uma vista magnífica das redondezas.

Melfi

Cidadezinha a 33 km ao norte de Potenza, na qual encontra-se um castelo normando da Baixa Idade Média, bastante modificado nos séculos seguintes. No térreo funciona um museu arqueológico. O Duomo de Melfi, do século XII, ainda está em pé.

Venosa

A 36 km de Potenza, próxima a Melfi, é uma das mais antigas cidades romanas do sul da Itália, que teve muita importância na Antiguidade, tendo passado posteriormente pelas mãos de lombardos, bizantinos, normandos e aragoneses. Entre suas atrações estão o Castello Aragonese, onde funciona um museu arqueológico; a catedral construída em 1470; um parque arqueológico com ruínas romanas; e a abadia medieval da Santissima Trinità. Cidade de Venosa. Oficial. Textos e fotos.