Portobello Road

Feira de Portobello em Londres

O mais badalado mercado de rua de Londres

Por Lúcio Martins Rodrigues

Porbello Market não é o único mercado de Londres, só mais mais interessante

Portobello Market não é o único mercado de rua de Londres, apenas o mais badalado,  com casinhas geminadas dos dois lados da rua, algumas delas vermelhas, azuis, amarelas… um show de cores. A Portobello Road fica no bairro Notting Hill. Desça na estação do mesmo nome e acompanhe o fluxo de pessoas (quase todas dirigindo-se ao mercado), não tem muito o que errar. Embora a rua tenha algum movimento durante a semana, é no sábado que o agito é intenso e quando está tudo aberto. Aos domingos fecha.

Localização de Portobello Road

 

A história de Portobello

A área ocupada pelo atual Mercado de Portobello Road, era originariamente uma região rural que, a partir dos anos 1800, passou a acolher uma feira de legumes e frutas, denominada Green Lane. Só a partir de 1841 passou a ser chamado Portobello, para  comemorar a vitória da marinha inglesa sobre os espanhóis em novembro de 1739 em Puerto Bello, no Panamá. Aos poucos, durante a Era Victoriana, o mercado começou a comercializar outros tipos de produtos, tornando-se uma espécie centro de compras procurado pelos londrinos. Paulatinamente foi também atraindo também turistas, até se tornar no que é hoje, uma atração turística de primeira grandeza.

 

O que você procura no Porto Bello Market?

Há tendas e lojinhas de tudo: roupas usadas, “sobras de guerra”, como blusões militares, bugigangas, objetos os mais insólitos, livros, CDs, brinquedos antigos, selos e moedas de coleção, velhos discos de vinil com música do Beattles, ou  antiguidades (muitas são réplicas, atenção…). Mesmo que você não esteja disposto a comprar mais uma porcelana Ming para sua coleção, há uns produtos interessantes, com preços acessíveis, como velhos posteres. São curiosos, não pesam, não ocupam muito espaço na mala, e são um  ótimo presente para alguém especial. Porto Bello Road é dividida em áreas ao longo da rua, cada uma delas dedicada a um tipo de produto. Quando você chega na esquina com Chepstow Villas, só vê antiquários.  Portobello Road só tem antiquários? Não. Ha muitos outros artigos. Se prosseguir, mais adiante vai encontrar o equivalente às praças de alimentação de nossos shoppings centers. Os dois lado da rua são ocupados por barraquinhas que vendem comida. E, mais no o fim da rua, ficam os brechós, roupas usadas, algumas delas  anos 1930 ou 1940 (perfeitas para uma festa de fantasia…), e todo tipo de tranqueiras.

Onde comer

Tem muito onde se comer em Portobello Road. Além de restaurantes convencionais, você encontra os tradicionais fish and tips, pode  tomar um lanche em um café, ou experimentar comidas étnicas (árabe, mexicana, indiana, etc) servidas em barraquinhas. Se um “japonês” de São Paulo montasse uma barraquinha de caldo-decana e pastéis por lá, faria sucesso! A feira não atrai apenas turistas, mas também uma multidão de londrinos. Fuçar, ou ir almoçar no Portobello Marketing, é um de seus programas prediletos aos domingos.

Dicas

  • Se puder, chegue cedo. A partir das 10h da manhã mais turistas vão começar a tomar conta do mercado. Às 11h da manhã, sobretudo no verão, o excesso de gente incomoda. Na baixa estação é um pouco mais tranquilo. Na volta, se descer até o final da rua fica, é mais fácil tomar o metro na estação Ladbroke Grove, mais próxima.
  • Cuidado com sua carteira e com sua bolsa. Parece que batedores de carteira têm uma especial predileção por esse mercado apinhado de gente aos sábados.
  • Antes de comprar qualquer coisa pesquise, compare os preços. Um mesmo artigo pode sempre ser encontrado por um valor menor em outra loja.

Informações práticas

Como ir a Londres

Compare preços de pacotes e passagens aéreas para Londres

Hotéis em Londres

Escolha e reserve seu hotel em Londres