Porto

Porto: as origens de Portugal

Localizada no noroeste do país, tendo como limites o rio Douro ao sul e o Oceano Atlântico a oeste, a cidade do Porto já existia com o nome de Cale mesmo antes da chegada dos romanos, no século IV. Estes, aproveitando-se da localização estratégica do povoado, instalaram-se por lá e construíram no Douro um porto onde passou a funcionar um movimentado entreposto comercial. Importante base batizada de Portus Cale durante o domínio romano, era cercada de muralhas, reconstruídas no século XII. A cidade prosperou incrivelmente e começou desde logo a ser reconhecida como um dos polos econômicos mais influentes da Península Ibérica. Prova de seu prestígio é, por exemplo, a emblemática adoção pela nação lusitana do nome Portugal após a expulsão dos mouros, uma vez que o termo tem sua origem no Condado Portucalense, que se tornou depois Portucale, que deu origem a Portugal.

Mapa da Cidade do Porto

Como ir para o Porto

 Avião

Há alguns voos diretos de São Paulo para o Porto pela TAP (tempo de viagem: 11h). A grande maioria dos voos são com conexão em Lisboa. O Porto possui ligações aéreas diretas com as principais capitais europeias. Táxis estão disponíveis no aeroporto e ônibus dos STCP levam à cidade. As linhas 601 e 602 vão do aeroporto à Cordoaria e a linha 604 ao Hospital de São João. A linha E do metrô é bem útil para quem estiver com pouca bagagem e quiser economizar táxi.

Veja passagens aéreas e pacotes

Carro

Uma opção para quem dispõe de tempo. De Lisboa para o Porto (300 km) utilize a autoestrada A1, também conhecida como Autoestrada do Norte.

 Ônibus

A Rede Nacional de Expressos tem partidas a cada meia hora entre entre Lisboa e o Porto (tempo de viagem: 4h).A Rodonorte tem linhas do Porto para as cidades do norte de Portugal.

Trem

Os trens de alta velocidade Alfa Pendular saem da estação Entrecampos em Lisboa e chegam ao Porto na estação Campanhã (tempo de viagem: 2h47). É necessário reservar.

Vídeo sobre a Cidade do Porto

Onde se hospedar na Cidade do Porto

Escolha e reserve seu hotel na cidade do Porto

Melhor época

Evite o auge do verão. Faz muito calor e Porto é uma cidade turística.

Atrações turísticas

Do ponto de vista turístico, Porto é uma cidade no mínimo tão interessante quanto Lisboa. Possuí um enorme número de atrações.  São tantas que mereceram uma página exclusiva sobre o assunto: “Atrações na cidade do Porto“.

Atrações nos arredores do Porto

Arredores da cidade do Porto

Onde dormir na cidade do Porto