Porto de Galinhas
Porto de Galinhas - Foto Rhys A. CCBY
Porto de Galinhas – Foto Rhys A. CCBY

Porto de Galinhas – Pernambuco

Localizado ao Sul de Recife, Porto de Galinhas é um dos balneários mais conhecidos de Pernambuco. A região destaca-se pelas belas praias que agradam ao turista, e com toda a tranquilidade de cidade pequena. Apesar disso, a vida noturna é agitada, com várias opções de casas de shows por toda a região.

A sequência de praias paradisíacas, Camboa, Muro Alto, Cupe, Porto de Galinhas, Maracaípe, Pontal de Maracaípe, Enseadinha, Serrambi e Toquinho, conta com extensas faixas de areia branca, água cristalina, piscinas naturais e temperatura sempre agradável.

Ideal para praticar esportes como o surf e o kite surf, se aventurar nas trilhas e fazer os mais variados passeios, Porto de Galinhas agrada desde os que buscam paz até os mais aventureiros.

Uma dica interessante é conhecer a cultura local, como o artesanato e a culinária típica.

Mapa de Porto de Galinhas

Como ir

De avião

O Aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Recife. De lá, pode-se ir de carro, táxi, ou de ônibus a partir do Terminal Cais de Santa Rita, no Centro de Recife, que tem linhas diretas para o centro de Porto de Galinhas.

Veja passagens aéreas e pacotes

De carro

A partir de Recife, seguir pela PE-009, ou pela BR-101, sentido Sul, até Nossa Senhora do Ó; de lá até Porto de Galinhas são mais 11 Km pela PE-009.

Distâncias de outras cidades: Recife 81 km; Caruaru 203 km; Maceió 248 km.

De ônibus

A viação Itapemirim possui linhas das principais capitais até Recife. De lá, pegue o ônibus que segue direto para Porto de Galinhas a partir do Terminal Cais de Santa Rita.

Video de turismo sobre Porto de Galinhas

Onde se hospedar

Existem opções para todos os bolsos, da praia do Maracaípe, as no centro da Vila, até os resorts afastados do Centro, próximos das praias do Cupe e do Muro Alto.

Escolha e reserve seu hotel em porto de Galinhas

Melhor época

O calor predomina em quase todo o ano, a única época de chuvas é entre abril e junho. De agosto a novembro e em março, o tempo é bom e as diárias e os passeios são mais baratos.

Atrações

Praia

Com quatro quilômetros de extensão e águas cristalinas, a praia é, sem dúvida, a maior atração de Porto de Galinhas. Bares e restaurantes apresentam o melhor da culinária local. Passeios de bugue, e mergulho livre e autônomo são algumas das principais atividades.

Piscinas naturais

Durante a maré baixa, os corais formam piscinas naturais. A água é cristalina o bastante para ver os peixes a olho nu, bem perto dos visitantes. Uma dica importante é prestar atenção nas marés e nos jangadeiros para não se perder e tirar o máximo proveito.

Vida noturna

Para os mais festeiros, a região tem diversas opções de lazer noturno. Restaurantes, bares, casas de shows e baladas de vários estilos entretêm os visitantes.

Skatepark

Palco de competições do esporte, o Porto Skatepark foi inaugurado em 2003, e logo se tornou point de amantes das manobras de skate, patins, bicicletas etc. São mais de 600 metros quadrados de pista, localizados perto da entrada do Balneário.

Melhores Praias

Pontal de Maracaípe

Casa do Projeto TAMAR e do nascimento de muitas tartaruguinhas, a praia é formada na foz do Rio Maracaípe. No calor a água é morna, calma e transparente. Atividades por lá não faltam: passear de jangada pelos manguezais, conhecer as trilhas, andar de lancha ou caiaque. Também há restaurantes e bares perto do rio.

Muro Alto

O caminho é feito por uma trilha de terra, mas não é muito grande. A vegetação, a areia clara e o mar convidativo vislumbram o visitante. Andar de caiaque e praticar Stand up Paddle são boas opções de entretenimento. Para os bons de nado, ir até os recifes que separam a praia do alto-mar é uma boa pedida, só precisa prestar atenção na maré alta.

Porto de Galinhas

 A praia que nominou a região, sem dúvidas a mais badalada, por sua beleza, facilidade e por ser ponto de partida de vários passeios, como jangadas que levam às piscinas naturais. Ideal para passear com a família, a água é rasa, morna e clara, e os restaurantes providenciam uma ótima infraestrutura.