Piemonte
Avigliana, no Piemonte
Avigliana, no Piemonte

Sobre o Piemonte

Como o próprio nome sugere, o Piemonte está situado “aos pés do monte” (ou seja, dos Alpes), no noroeste da Itália, junto à fronteira com a França. Após a queda do Império Romano, o Piemonte foi disputado na Idade Média por bizantinos e godos antes de ser anexado ao império de Carlos Magno. Com a ascensão de Federico Barbarossa, as cidades-estado piemontesas uniram-se à Liga Lombarda contra o imperador. Foi somente na segunda metade do século XVI que, sob o domínio dos Savoia, os piemonteses conseguiram consolidar um poder regional autônomo. A Casa de Savoia desempenharia alguns séculos mais tarde um papel de destaque na unificação da Itália, quando Turim tornou-se a primeira capital do país.
O Piemonte de hoje possui notável importância econômica e é, depois da Lombardia, a mais rica região italiana. É predominantemente agrícola, mas em Turim, a capital regional, estão as sedes de importantes multinacionais italianas, como a Fiat e a Olivetti.
A região reserva ao visitante lindas paisagens alpinas e um rico legado arquitetônico composto de construções barrocas, castelos medievais e ruínas romanas. Nas províncias do sul, mais planas, estão algumas das melhores vinícolas do país, especializadas na produção do Asti, um branco espumante, e do Barolo, um tinto encorpado, de excelente qualidade, dentre outros vinhos de grande reputação.

Mapa do Piemonte

Como ir

Não há voos diretos do Brasil. Você terá que trocar de avião em Milão e pegar um voo para Turim

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel no Piemonte

Principais localidades turísticas no Piemonte

Turim • Avigliana • Sacra di San Michele • Susa • Novara • Grotte di Bossea • Asti • Parque Nacional do Gran Paradiso

Vídeo de turismo sobre o Piemonte

Como conhecer o Piemonte

Você terá, provavelmente que começar pela capital, Torino, que tem ligações aéreas com o resto do país.

O Piemonte é muito bem servido por transportes ferroviários. O trem liga as cidades mais importantes da região. A linha que vai de Turim a Milão passa por Novara; uma segunda passa por Asti e Alessandria, dividindo-se em seguida em dois ramais: um em direção a Gênova, na Ligúria, e outro até Piacenza, na Lombardia. Uma terceira linha une Turim a Cuneo e chega à Riviera di Ponente (Ligúria).

Para as localidades menores e também entre as principais cidades há linhas de ônibus regionais. A estação rodoviária de Turim fica no Corso Vittorio Emanuele II, esquina com o Corso Inghilterra. A empresa SATTI (www.satti.it) serve o Vale de Susa e as principais localidades vizinhas de Turim.

O automóvel é prático para percorrer a região, cortada por três grandes estradas de alta velocidade: a A21, no eixo Alessandria-Asti-Turim, a A4, que segue na direção de Novara, e a A6, que vai para o sul. Durante os meses mais frios, atenção com as nevascas.

 Site oficial de turismo do Piemonte

A Itália em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos da Itália separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

 

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

Norte da Itália em imagens