Pesca na Argentina

Pesca no rio Paraná, Argentina

Por Ivan Miraldo

Apesar da má preservação do rio Paraná em águas brasileiras, ele proporciona boas pescarias na Argentina. A preservação dos rios argentinos, que abrigam grandes pintados, dourados, pacus e piaparas, é regidas por leis rigorosas.

Corrientes, um centro do turismo de pesca

A província de Corrientes atrai cada vez mais pescadores brasileiros em razão de suas leis de preservação que visam os benefícios gerado pelo turismo da pesca esportiva. Essa região, chamada de Mesopotêmia argentina, juntamente com Missiones e Entre Rios, assegura a realização dos sonhos daqueles que buscam exemplares de grande porte, hoje raros no Brasil .

Puerto Rzepecki: uma boa infraestrutura voltada para  o turismo de pesca

A região paradisíaca de Puerto Rzepecki é um dos melhores locais de pesca do Alto Paraná. Foi lá que fomos nos aventurar, hospedando-nos no Lodge La Regina, um hotel com toda a infraestrutura necessária para o pescador e sua família passarem ótimos dias de pesca , diversão e descanso. Para chegar, viajamos de São Paulo num voo até Foz do Iguaçu, onde uma van do Lodge nos esperava.  Rodamos mais 600 km por estradas argentinas até nosso destino final. O Lodge conta com todo serviço de barcos, iscas e guias formados para melhor atender aos turistas, dos mais experientes aos  iniciantes, que precisam de maior atenção e ajuda em sua preparação para as grandes batalhas com peixes que podem, ali, facilmente ultrapassar 30 kg de peso, em embates que duram até 2 horas .

A rotina de um dia de pesca

Os dias de pesca têm em sua rotina. Acordamos por volta das 5h30 , tomos um café reforçado e de ótima qualidade, com produtos típicos da Argentina, com pães, doces, salgados e sempre muito doce de leite.  Às 6h30, os barcos estão prontos para seguir até pontos de pesca. Cada um leva um guia e até três pescadores esportivos. Os guias são responsáveis por cuidar das bebidas levadas ao barco, sempre lembrando que álcool em excesso não combina com pescaria e que a hidratação é primordial, pois no verão as temperaturas chegam a 38ºC.

Petiscos a bordo – Alguns petiscos são levados a bordo, como salames, queijos e azeitonas argentinas, que por sinal são deliciosas e nos ajudam a segurar a fome até às 12h, quando é hora de retornar do primeiro período de pesca .

Os melhores trechos para pescar no Rio Paraná – Peixes como o dourado são os mais procurados na região. Diversas formas de pesca podem ser feitas em razão das características do rio Paraná, com canais fundos para se pescar. Há também grandes barbelas, braços de rio com menor profundidade, onde os amantes de pesca com iscas artificiais de arremesso se divertem com inúmeros peixes de menor porte.

O Fly – O Fly é um tipo de pesca muito técnica que cada dia atrai mais adeptos que buscam peixes de maior voracidade. Nos canais profundos do grande Parana moram os grandes troféus, matrizes de dourados e pintados. Ao acertar o local de sua morada e passar a isca por ali, com certeza você terá fortes emoções, pois as corridas iniciais chegam a tomar mais de 100 metros de linhas de sua carretilha ou molinete. Você precisa algumas vezes seguir o peixe com o barco, senão a linha acaba e perde-se o peixe.

O Empiedrado – Proximo ao hotel existe um local conhecido como Empiedrado, onde o leito do rio é formado por pedras e as águas do rio Paraná são mais rápidas. É onde o dourado, peixe típico de correnteza, espreita suas presas, atacando piaparas, piaus e bagres. Como tática de pesca, decidimos utilizar esses peixes como isca e para isso era necessário pescá-los com varinhas leves, fazendo com que a pesca das iscas já se tornasse uma diversão para todos, até no píer do hotel, onde se costuma-se jogar restos de comida, um tipo de ceva destinada a atrair esses pequenos mas valentes peixes.

O resultado de quatro dias de pesca – Foram fisgados em nossa jornada de 4 dias de pesca mais de 30 dourados, 10 pintados e incontáveis outros peixes de menor tamanho e menos procurados. Para quem ali está pescando, todos trazem alegria e emoção, pois para o pescador não existe peixe ruim de ser pescado e sim peixes mais fortes e  vorazes.

O encontro no final do dia de pescaria –  Ao final de cada dia, os pescadores se reúnem para um ótimo jantar no restaurante do Lodge. Cada um conta as aventuras do dia, saboreando empanadas, peixes assados e, sem poder faltar, uma parrilla argentina com asados de dar água na boca de qualquer um. Vinhos e cervejas argentinas também são servidos à vontade em todas refeições e sobremesas, bem como sorvetes, pudins e doce de leite.

Regras para a pesca na Argentina – Vale lembrar que, para pescar na Argentina, é necessário pagar uma licença de pesca, que o próprio hotel providencia. Não é permitido matar dourados e pintados, que são devolvidos ao rio. Apenas piaparas e outros bagres são reservados para consumo no local.  Somente assim a região tem a cada dia mais peixes para serem fisgados, fotografados e soltos na natureza para outro pescador ter, quem sabe, a mesma sorte de os ter em suas linhas.

Material utilizado

Corrico: Varas de 6’6 com 30lbs , carretilhas de perfil redondo com capacidade para 300m de linha multifilamento de 30lbs, leader de fluorcarbono de  metros de 50lbs e iscas Alfers e Cucu, que o hotel tem disponível para seus clientes.

Rodada: Varas de 6’0 de 50 lbs com linha monofilamento de 0.50mm, carretilha que comporte 200m de linha 0.50mm,  leader de fluorcarbono de 0.70mm, cabo de aço de 60lbrs na ponta de um anzol de 10/0 lastreado por um chumbo de 30 gramas em média.

Arremesso: Varas de 6’0 de 20lbs de ação rápida, carretilhas que comportem 100m de linha multifilamento de 30lbrs , leader de 1m de 0.50mm e iscas variadas de 8 a 12cm de meia agua e superfície.

Hospedagem em Corrientes

Veja outras opções de hospedagem em Corrientes com reserva pelo Booking.com.

Sobre Ivan Miraldo

Ivan Miraldo, autor da matéria, bem como seu pai, César, são apaixonados por pescarias. Ambos administram a corretora de seguros Miral, que trabalha com variados produtos, inclusive seguros de viagem.

Contatos de Ivan e da Miral Seguros

Tel. 11 5581 0777/5594 1100
http://www.segurojovem.com.br