Perugia
Perugia, Itália
Perugia, Itália

Perugia, a capital da Umbria

Perugia, capital da Umbria,  foi uma das mais importantes cidades etruscas na Antiguidade, muito antes de Roma consolidar seu império. O Arco Etrusco, o Pozzo Etrusco e a Porta Marzia são testemunhos desse período de sua história, que durou até a conquista romana no século II a.C.. Na Idade Média, foi uma próspera cidade-estado até ser integrada aos domínios papais após uma sangrenta guerra.

Mapa de Perugia

Como ir a Perugia

Avião

Não há voos diretos do Brasil. Perugia possui um aeroporto entre a cidade e Assis, que recebe voos domésticos. Dele partem trens e ônibus para a capital.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Carro

De Florença (154 km) ou Roma (170 km) utilize a A1 e em seguida a S75bis.

Ônibus

Há ônibus diretos de Roma (2h30), que partem da Estação Tiburtina, e de Florença (2h), que saem da Via della Stazione.

Trem

Perugia tem ligações ferroviárias com Florença (2h), Roma (2h30) e com a maioria das cidades da Umbria.

Onde se hospedar em Perugia

Procure se hospedar nas proximidades da Piazza IV Novembre, uma localização perfeita pra você visitar os principais pontos turísticos da cidade.

Escolha e reserve seu hotel em Perugia

Melhor época

Primavera e outono. Veja a melhor época para viajar pela Itália

Atrações turísticas em Perugia

A capital da Umbria conserva trechos de suas antigas muralhas e muitos edifícios históricos, igrejas, fontes, palácios e museus.

Estando por lá, não deixe de experimentar os chocolates Perugina, produzidos ali: os mais famosos deles são os bombons Baci (em português, “beijos”), que vêm embrulhados em papéis prateados e acompanhados de belas frases ou trechos de poesias.

Piazza IV Novembre

Quase todas as principais atrações da cidade estão concentradas nessa belíssima praça, onde se destaca o Palazzo dei Priori. A Fontana Maggiore, do século XIII, de forma arredondada e dentada como as engrenagens de uma máquina, é obra de Giovanni Pisano. O Duomo românico com detalhes góticos e um portal barroco tem uma loggia lateral na entrada pela Piazza Dante. No seu interior, na Cappella del Sant’Anello, está umanel que se diziaser a aliança de casamento da Virgem Maria. (Sabe-se hoje que, na verdade, ele foi fabricado durante a Renascença…)

Palazzo dei Priori 

Piazza IV Novembre. Foi construído em diferentes etapas. O núcleo inicial, que dá para o Corso Vannucci, data da segunda metade do século XIII e passou por sucessivas ampliações, ganhando uma torre fortificada e a porta de acesso pela Via dei Priori no século XIV. A seção correspondente ao Collegio del Cambio é do século XVI. Apesar da fachada assimétrica, resultante de tantas reformas e da adição de novas alas, o palácio chama a atenção por sua imponência e beleza. No terceiro andar está a Galleria Nazionale dell’Umbria, com um importante acervo de pinturas de mestres como Fra Angelico, Piero della Francesca, Perugino e Pinturricchio, além de estátuas de Arnolfo di Cambio e de outros escultores.

San Pietro 

Via Borgo XX Giugno.O edifício atual data da segunda metade do século XV e é bem diferente da igreja original, a primeira catedral de Perugia, fundada no século X. O destaque do lado externo é o curioso campanário poligonal. Sua decoração interior, com duas linhas de elegantes colunas clássicas, e seu coro gótico são resultado de uma mistura de in­fluências e estilos.

Museo Archeologico Nazionale

Piazza Giordano Bruno, 10. Instalado no antigo Convento de San Domenico (que, em si, já é uma atração, sobretudo em razão do lindo claustro), reúne um bom acervo de peças pré-históricas, etruscas e romanas, dentre elas urnas funerárias e uma estátua em bronze extremamente bem-conservada do imperador romano Germanico. Site: Museo Archeologico Nazionale

A Itália em imagens

Uma verdadeira viagem fotográfica por cada região da Itália, com dezenas de imagens separadas por destinos

Maquina fotografica

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

                                      Norte da Itália em imagens