Peru, cronograma de viagem

 

Peru: cronograma de viagem

De quanto tempo você dispões para sua viagem ao Peru?

Mapa do Peru

Monte seu cronograma de viagem

No caso de viagens como essa, a países próximos, aos quais se pode chegar também por terra, o tempo disponível vai interferir na escolha do meio de transporte. É bom ter consciência de que 100km nos Andes podem representar 4h de estrada e, durante a época das chuvas, talvez você perca um dia inteiro para percorrer menos de 200 km nas montanhas.
Por isso mesmo, se você tiver apenas uma semana disponível, não pense duas vezes: tome um avião para Cusco (via Lima), esqueça todo o restante e concentre-se em Cusco, Machu Picchu e no Vale Sagrado.

Se você tem 15 dias

Quem tem quinze dias pode ir (também de avião até Santa Cruz de la Sierra) via Bolívia, dando uma paradinha para conhecer La Paz, a capital boliviana, que também tem seus encantos (mais do que Lima) e de lá seguir para Cusco por terra (não há mais voos de La Paz para Cusco), seguindo depois para Arequipa. De Lima há voos para essas cidades.

Se você tem entre duas e três semanas

Os que têm entre duas e três semanas devem procurar incluir em seu trajeto o percurso por terra de La Paz a Cusco: uma linda viagem. O primeiro trecho, de La Paz até Puno (no Peru), deve ser feito de ônibus, passando por Copacabana, cidadezinha boliviana à beira do Titicaca. Nesse caso, visite as ruínas de Tiwanaku (na Bolívia) e, do lado peruano da fronteira, Puno, o Lago Titicaca e suas ilhas. De lá, tome o trem para Cusco: a viagem é inesquecível, mas só há partidas três vezes por semana, de modo que é preciso se programar. E, é claro, inclua Arequipa e o Vale do Colca. Na volta, se estiver com o tempo meio apertado, tome o avião Cusco/Lima/São Paulo (ou outra cidade brasileira). Você terá visto o melhor de uma viagem aos dois países andinos. Se for ao Peru via Lima, pode tentar incluir Nazca e as Ilhas Balestas em seu roteiro.

Se você tem mais de três semanas

Finalmente, para quem tem mais de três semanas, é possível também fazer toda a viagem por terra, atravessar a Bolívia, visitar Cochabamba e outras cidades bolivianas e cruzar o Altiplano até Cusco. Quem quiser conhecer outras regiões do Peru pode chegar a Lima pela cordilheira ou via Arequipa. De Lima poderá dar uma esticada até Chan Chan, no norte do país. Os mais ousados podem até voltar por Iquitos, na Amazônia peruana. Como o deserto do Atacama, no Chile, fica bem perto do Salar de Uyuni, na Bolívia, pode ser uma boa ideia inclui-lo no roteiro. Também poerá fazer a Trilha Inca.

Informações práticas

Como ir ao Peru

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis no Peru

Escolher e reservar seu hotel em Lima

Escolha e reserve seu hotel em Arequipa

Escolha e reserve seu hotel em Cusco

Escolha e reserve seu hotel em Puno

Relatos de viagem

A Trilha Inca  Viagem pelo Valle del Colca

Maquina fotografica

O Peru em imagens Fotos dos lugares de especial interesse turístico.