Patagônia Atlântica

Patagônia Atlântica: o litoral sul da Argentina

Na Patagônia Atlântica, o principal atrativo é a fauna marinha. Na costa, você pode ver lobos e leões marinhos, pingüins, baleias, orcas, golfinhos, focas e muitos outros animais. Puerto Madryn é um balneário que atrai argentinos durante o verão, quando faz bastante calor, mas a água do mar é fria. Se, como praia, o lugar não agrada ao brasileiro, o mar ali tem outra qualidade: é excepcionalmente bom para mergulho (em castelhano, buceo). Em cidades patagônicas costeiras e próximas à costa, existe uma curiosa influência galesa (do País de Gales) no tipo físico das pessoas, nas construções e nos costumes: lá, a yerba mate é substituída pelo chá da cinco.

Mapa da região de Puerto Madryn, na Patagônia Atlãntica

Na Península Valdés, visitável a partir de Puerto Madryn você assiste um impressionante espetáculo: orcas chegam praticamente na praia para abocanhar filhotes de lobos -marinhos e devorá-los.

Vídeo: cenas impressionantes de orcas caçando, quase na praia, filhotes de focas

Trelew, a 8 km de Rawson, a capital da Província de Chubut, como outras cidades próximas, é fruto da colonização de galeses ocorrida na segunda metade do século XIX. Seu curioso nome significa, em galês, “cidade” (tre, em galês) “de Lew” (Lewis Jones, ganhador de uma concessão para construir uma ferrovia na região).

A importância turística de Trelew se deve à localização que permite tomá-la como base para visitas às principais atrações da Patagônia Atlântica, como a Península Valdés e Punta Tombo, e para atividades de ecoturismo.
A cidade é sede de um renomado museu de paleontologia, que agrada a adultos e crianças com seus fósseis de dinossauros.

Museo Paleontológico Egidio Feruglio

End Av. Fontana, 140 Um dos mais importantes museus de paleontologia do mundo. Se você gosta de assistir ao Nat Geo, sabe que, durante o Período Triássico, há aproximadamente 230 milhões de anos, a Patagônia era ligada à África e possuía características geofísicas muito diferentes das atuais, constituindo um habitat perfeito para os grandes répteis que dominavam a terra. Por isso mesmo, a região tem regalado os paleontólogos com fósseis de dinossauros de todos os tipos, dentre eles o esqueleto praticamente completo de um dinossauro carnívoro do período Jurássico, uma raridade. Quem se interessa pelo assunto não deve perder: tem dinos para todos os gostos. Museo Paleontológico Egidio Feruglio

Museo Pueblo de Luis

Av. Fontana esq. c/ Av. 9 de Julio. O pequeno museu instalado na antiga estação ferroviária reúne fotos, móveis e objetos que contam a história da cidade desde sua fundação por colonos galeses.

Passeios e excursões nos arredores

Punta Tombo

A 110 km ao sul de Trelew. Pode-se alugar carro ou, mais fácil, pegar uma excursão a partir de Porto Madryn (180 km)  ou Trelew (120 km)  Pela RN 3 (uns 70 km), depois pela Provincial 1. Parte da estrada, que está em obras, é de rípia: não abuse. O lugar é uma espécie de maternidade de pingüins de Magalhães, que chegam para botar seus ovos no final de setembro. Em abril, depois que “as crianças” nascem e trocam de plumagem, as aves desaparecem para só voltar na temporada seguinte.

Você pode andar no meio das aves; há mais ou menos 1,5 milhão delas (pode conferir!). Se estiver com seu filho, diga-lhe para não bulir com os pingüins (principalmente com os filhotes) nem se aproximadar demais dos ninhos para não se arriscar a levar umas bicadas. Aliás, esses bichos barulhentos (você ficará meio zonzo com sua gritaria) “discutem” muito entre si, trocando bicadas. Para distinguir os machos das fêmeas (sem bisbilhotar na intimidade dos bichos), saiba que “los varones” são maiores (pesam entre 4 e 5 kg) e têm bicos mais compridos e largos. Os machos, nada machistas, participam da incubação dos ovos e da defesa do ninho. Quando um dos pais sai para buscar alimento, o outro toma conta da casa. Dentro da pingüinera você verá guanacos (da mesma família das lhamas, alpacas, vicunhas e camelos) que perambulam livremente no meio da colônia.

Gaimán

A 20 km de Trelew. O vilarejo, colônia galesa como Trelew, conserva muitas construções de tijolinhos da época de sua fundação e alguns dos costumes do País de Gales, entre eles o chá da tarde acompanhado de bolos e doces que são verdadeiras tentações. As casas de chá já viraram atração turística; a mais famosa delas é a Try Nain, na praça principal. O Museo Regional Galés que funciona na antiga estação ferroviária de Gaimán.

Geoparque Bryn Gwin

A 8 km de Gaiman. Abre das 11h às 17h (durante o verão fecha uma hora mais tarde). Situado no Vale do Rio Chubut que, há 40 milhões de anos era ocupado pelo mar, o parque possibilita ao visitante observar as diferentes camadas geológicas e fósseis de exemplares da flora e fauna patagônicas naquela época.

Informações práticas

Como ir para a Patagônia Atlântica

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar na Patagônia Atlântica

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Madryn

 Escolha e reserve seu hotel em Rio Gallegos

Escolha e reserve seu hotel em Comodoro Rivadávia

A Argentina em imagens
Maquina fotografica

Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
 sobre a as regiões mais interessantes do país.