Patagônia Andina

Patagônia Andina e sua beleza selvagem

A região denominada Patagônia abrange toda a porção meridional da América do Sul, do paralelo 42 até a Terra do Fogo. Uma parte dela está em território argentino; a parte oeste pertence ao Chile. Esparsamente habitada e de clima ultra-seco (exceção feita à área montanhosa dos Andes na qual há umidade significativa, geralmente precipitada em forma de neve), a Patagônia evoca a idéia de paisagens desoladas, um mundo desconhecido, um deserto perdido na imensidão do extremo sul do continente.

Mapa da Patagônia

De fato, a Patagônia Central tem vastas áreas planas, de estepe, que correspondem exatamente a esse clichê, onde só costumam se aventurar, de carro ou moto, viajantes que não fazem questão de qualquer infra-estrutura turística – insuficiente, aliás – procurando em sua jornada justamente o isolamento e o contato com natureza.

A Patagônia que mais interessa à maior parte dos turistas é bastante diferente e, ao contrário, oferece incontáveis meios de hospedagem, restaurantes e estrutura bem organizada para se fazer passeios e excursões.

Na Patagônia Andina, encontram-se paisagens que figuram dentre as mais espetaculares do mundo, como a geleira Perito Moreno e o monte Fitz Roy. São lugares que valem, por si, a viagem à Argentina. Duas cidades servem de base pra você visitar o melhor da Patagônia Andina: Bariloche, na região dos lagos, e El Calafate, na porção sul da Patagônia Andina.

Como ir para a Patagônia Andina

Dois aeroportos modernos na Patagônia Andina recebem voos de Buenos Aires, o de Bariloche e o de El Calafate.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

 

Onde se hospedar na Patagônia Andina

Escolha e reserve seu hotel em Bariloche

Escolha e reserve seu hotel em El Calafate

Escolha e Reserve seu hotel em El Chaltén

Escolha e reserve seu hotel em EL Bolsón

Escolha e reserve seu hotel em Villa La Angostura

 

Melhor época na Patagônia Andina

Para quem vai esquiar, é claro que a época certa é o inverno. Mas evite julho, mês de férias escolares, altíssima estação… A Patagônia andina é também agradável no verão, na primavera e no outono.

Bariloche

Bariloche fica na Região dos Lagos, na opinião de muitas a parte mais bonita da Patagônia. A partir de Bariloche há dois circuitos com paisagens soberbas, o Circuito Chico, e o Circuito Ancho. Outro passeio imperdível para quem tem mais tempo, é percorrer a Rua de los Siete Lagos.  Leia nossa página sobre Bariloche.

El Calafate

A cidade em si, não tem interesse turístico particular. Mas nos seus arredores há muito o que se ver, principalmente o famoso Glaciar Perito Moreno, visita absolutamente imperdível se você visitar essa parte da Patagônia.  Leia nossa página sobre El Calafate.

El Chaltén

É uma cidadezinha minúscula e recente (criada em 1985) junto do acesso norte ao Parque Nacional Los Glaciares, em razão do interesse turístico representado pelas belíssimas paisagens de montanha, sobretudo o famoso Fitz Roy (3.450m), que os índios da região chamavam de “chaltén” – “a montanha que fuma”.   Leia nossa página sobre El Chaltén.

El Bolsón

É também uma pequena cidade, mas situada ao sul de Bariloche, mais afastada um pouco. El Bolsón é bonita, animada, e também famosa por suas cervejas artesanais. Leia nossa página sobre El Bolsón.

A Argentina em imagens

ÁlMaquina fotograficabum fotográfico com dezenas de fotos da Argentina separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

 

Links afins