Passeios e excursões nos arredores de Buenos Aires
Passeio de barco no Rio Tigre, Buenos Aires
Passeio de barco no Rio Tigre, Buenos Aires

Passeios e excursões nos arredores de Buenos Aires: barco, trem, tours

Tigre

É uma cidade a aproximadamente 30 km a noroeste de Buenos Aires, uma espécie de Veneza portenha (exagerando um pouco…), com canais, ilhotas e belas residências. O mais interessante não é a cidade em si, mas o passeio até ela, que é muito bonito. Além disso, de Tigre é possível fazer excursões pelo delta do rio Paraná. Para ir a Tigre, você tem que, na estação Retiro, tomar um trem até a estação Mitre. A viagem dura meia hora. Lá você desce e toma o Tren de la Costa, um trem turístico, um pouco mais caro (mas bem abordável) que atravessa os subúrbios de Buenos Aires, acompanhando a costa. Você pode descer numa das estações, dar uma volta e prosseguir. Outra opção é tomar um trem comum, também no Terminal de Retiro (1h de viagem). Chegando a Tigre você tem novamente duas opções: pegar uma excursão em catamarã ou em um barco comum. Você pode comprar um bilhete de ida e volta. O passeio demora aproximadamente 4h, mas é interessante porque você viaja com pessoas do lugar e acompanha seu estilo de vida; melhor do que estar rodeado apenas de turistas. Claro que tanto tempo dentro de um barco cansa. Por isso mesmo, você pode descer, almoçar e continuar a viagem.
Tren de la Costa

Mapa de Buenos Aires

San Isidro

Embora grudada em Buenos Aires, San Isidro é na realidade outra cidade, onde se pode chegar tomando o Tren de la Costa. Famosa pela feira de artesanato da Plaza Mitre, que funciona desde 1971 nos finais de semana, San Isidro recebe turistas estrangeiros e portenhos. Uma de suas atrações, além de das ruas que conservam construções coloniais, é a catedral em estilo neo-gótico terminada de construir em 1898, com uma torre de 68m. San Isidro tem também um museu histórico, o Museo Municipal Pueyrredón, que funciona na antiga chácara onde morou o militar e político Juan Martín de Pueyrredón, construída no fim do século XVIII. No local são realizadas exposições temporárias de artistas contemporâneos e mostras sobre temas históricos.

Parque de la Costa

End. Av. Vivanco, 1509. Abre de terça-feira a domingo das 11h às 19h. Tomar o trem na Estación Mitre. Quem toma o Tren de la Costa até a estação final chega ao Parque de la Costa, um enorme parque de diversões com montanhas russas e outras atrações que agradam principalmente às crianças. No local também funciona uma enorme feira ao ar livre que vende artesanatos e suvenires (hiper turísticos, diga-se de passagem).
Parque de la Costa

Colônia do Sacramento e Montevidéu (Uruguai)

Tomar barco no Terminal Dárserna Norte em Puerto Madero. Este é um passeio “internacional” que se pode fazer a partir de Buenos Aires. Há 4 barcos diariamente para Montevidéu. A viagem toma aproximadamente 3h. Há também jet-foils até Colônia; a viagem demora 0h40. De Colônia partem ônibus para Montevidéu (2h). Há ferries comuns e o ônibus de Colônia até Montevidéu. Colônia do Sacramento tem um centro histórico tão interessante que foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Montevidéu, a capital uruguaia, também tem seus encantos. Informações: Buquebus

Informações práticas

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em Buenos Aires

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes 

A Argentina em imagens
Maquina fotografica

Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
 sobre a as regiões mais interessantes do país.