Paris para brasileiros

Acessar o sumário  •  Acessar o índice remissivo de atrações

Paris: o que há sob medida para você

Paris conta com uma enorme e unida colônia brasileira. De estudantes a empresários, de jornalistas a vendedores, há brasileiros por toda a parte. Turistas brasileiros também existem de montão. Quem não pretende ir a Paris ao menos uma vez na vida?
É verdade que muita gente, quando está no exterior, “disfarça” ao ver outros brasileiros, fugindo como o diabo da cruz de enfrentar papos sociais com os conterrâneos… Mas a maioria tem o comportamento inverso, e adora, quando está longe de casa, poder falar do Brasil, do futebol, da política e de tudo o mais. E, se puder falar em português, melhor ainda.

Mapa de Paris

Há uma boa notícia para quem não fala francês, quer poder matar um pouquinho a saudade de casa ou tem curiosidade de saber se, naquela metrópole tão cosmopolita, não existe um pedacinho de Brasil: Paris oferece muitos serviços, dos mais variados, que parecem feitos sob medida para nós, brasileiros.

Um hotel parisiense onde o brasileiro se sente em casa – O Victoria Châtelet é um três estrelas centralíssimo e aconchegante, a um pulo do Sena, com preços acessíveis nesta época de grande valorização do euro. O hotel, que recebe viajantes dos quatro cantos do mundo, virou preferência nacional a partir da Copa de 1998, quando um grupo de jornalistas brasileiros fez de lá seu “quartel-general”. A propaganda espontânea boca-a-boca cuidou do resto. A gentil e culta proprietária, Corinne Maes Place, que cuida pessoalmente da administração do estabelecimento, fala português fluentemente e é casada com um conterrâneo nosso de grande talento: o fotógrafo Antonio Ribeiro de Souza. Corinne é uma francesa que conhece e gosta do Brasil e está sempre pronta a dar a seus hóspedes dicas preciosas sobre Paris.

Quase todo o staff do Victoria também fala português; alguns funcionários são brasileiros e todos eles estão preparados para fazer você se sentir em casa durante sua estada em Paris. A acolhida familiar aos brasileiros começa pelo site do hotel: clique sobre a bandeirinha nacional e terá acesso à versão em português. É aconselhável fazer reserva com alguma antecedência.
HOTEL VICTORIA CHÂTELET – www.hovicha.com – 17, Avenue Victoria (metrô Châtelet) – Paris – Tel. (para ligar do Brasil): 00 +código da operadora 33 1 40 26 90 17

Passeios e traslados: atendimento VIP em português

Europatours

A Europatours conduzida por brasileiros que conhecem perfeitamente Paris oferece serviços de traslado, guias, passeios, excursões em Paris e outras localidade. Seus guias e motoristas são bilingues e prestam serviços de excelente nível. Possuem diferentes tipos de veículos, sempre confortáveis.

A Empresa Duga É uma empresa pertencente a brasileiros que conhecem muito bem Paris e seus arredore, prestam um atendimento personalizado. Seus motoristas, perfeitamente bilíngües, são aptos a indicar os melhores endereços de Paris. Eles fazem traslados do aeroporto ao hotel, tours pela capital e por outras regiões francesas.

Quase toda a clientela da empresa é composta por brasileiros, desde famosos artistas e políticos a anônimos casais que escolheram Paris para a sua lua-de-mel. Reservas podem ser feitas pelo site ou por telefone.
DUGA –  – Tel. (para ligar do Brasil): 00 + código da operadora 33 1 43 90 40 85 / 86

Cozinha franco-brasileira da gema – Se a culinária francesa tradicional já é uma delícia, a fusão franco-brasileira de Michèle Werneck é mesmo uma tentação para o nosso paladar. Para quem não sabe, Michèle é uma chef de cuisine francesa que morou durante doze anos no Rio, onde conheceu os segredos da cozinha brasileira, foi proprietária do renomado restaurante Hangar, em Ipanema, deu consultoria para a elaboração de cardápios para várias boas mesas da Cidade Maravilhosa e atuou como “food-stylist” em filmes publicitários e de longa-metragem. Ela é responsável pelos menus servidos no Château de Brissac e na Ilha de “Caras” aos famosos convidados da revista. Michèle e Pascal Meugnot são sócios do restaurante-bar “Café Carioca”, inaugurado em 2003 em um dos mais agradáveis bairros dde Paris. O ambiente é descontraído e o inventivo cardápio, constantemente renovado, mescla elementos típicos da cozinha francesa com toques brasileiros. Aos sábados é servida uma feijoada de dar água na boca: você almoça escutando música brasileira e tomando caipirinha preparada pelo Pascal com cachaça de verdade.
CAFÉ CARIOCA – 124, rue de Turenne (metrô République) – Tel. 01 42 71 37 62 – Paris

Uma dentista que fala a sua língua Você está com dor de dentes em Paris e não fala uma só palavra de francês? Até para quem fala, é complicado explicar certos detalhes a um dentista estrangeiro…

A Dra. Heloísa Nader Galesi, formada pela Universidade de São Paulo, tem consultório em Paris há muitos anos e pode ajudar numa emergência desse tipo. Além de competente, ela é muito atenciosa e integrada com a comunidade brasileira. Por isso mesmo, o próprio consulado brasileiro a recomenda.
DRA. HELOÍSA NADER GALESI – 18, rue Simar (metrô Marcadet-Poissonnière) – Tel. 01 42 23 09 19 – Celular: 06 24 50 50 50

Atendimento especial para brasileiros na compra de perfumes e cosméticos Todo mundo sabe: Paris é a capital mundial dos perfumes e cosméticos. Produtos de alta qualidade, de marcas das mais renomadas e variadas, podem ser encontrados por lá, muitas vezes a preços vantajosos. O que muita gente ainda não sabe é que, para comprá-los, não se é obrigado a enfrentar filas de caixa nos grands magazins, a ver-se às voltas com vendedores que não entendem uma palavra de português nem a ficar perdido em lojas self-service, onde o cliente não recebe nenhuma orientação. Diversas brasileiras radicadas em Paris, como Carolina Pierquet e Nícia Antoine, trabalham em boas perfumarias e vêm se especializando, ao longo dos anos, em atender o público nacional. Elas prestam atendimento personalizado, conhecem o gosto brasileiro, são aptas a ajudar na escolha dos produtos e podem orientar, passo a passo, acerca das formalidades para a obtenção da “détaxe” (devolução de impostos sobre compras, muito compensadora). Por isso mesmo, já têm uma clientela cativa de brasileiros e brasileiras, que não deixam de procurá-las cada vez que vão a Paris. Para ser atendido por elas com exclusividade, você pode dar uma ligadinha antes e marcar hora.

CAROLINE PIERQUET – Uma autêntica franco-brasileira que conhece Paris como a palma da mão. Depois de muitos carnavais aqui pelo Brasil, Caroline casou-se e mudou-se, fixando residência definitivamente na França. Ela trabalha há muitos anos na perfumaria “Benlux” (174, rue de Rivoli, metrô Louvre/Palais Royal – Tel. 01 47 03 66 66), onde dá atendimento personalizado aos turistas brasileiros e tem sempre um descontinho especial a oferecer. caroline.pierquet@wanadoo.fr

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Melhor época em Paris

Veja detalhes sobre a melhor época para visitar Paris

Dicas

Hotéis baratos – As vezes você encontra hotéis de uma estrela ou os chamados “hotéis de turismo” em Paris com preços interessantes. Vale a pena dar uma olhada. Veja hotel em Paris.

Informação sobre os guias da série GTB (Guia do Turista Brasileiro)

PARIS CAPA 1 BAIXA PEQUENO

Os guias GTB impressos não estão mais à venda…
Enquanto isso, confira todo o conteúdo completo e atualizado do guia impresso, substituído pelo  Guia GTB ON Line Paris, gratuito, e com dezenas de fotos. Basta ter sinal de internet no local onde você estiver.

 

Matérias Especiais

A história dos transportes em Paris | Paris e os parisienses
Praga de templário pega | O homem que vendeu a Tour Eiffel
Voo de balão sobre o santuário medieval de Rocamadour

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França

Links afins