Para onde você quer viajar este ano?

A melhor época do ano para viajar para cada país

O ano está começando: programe-se!

Importante: Quase todo mundo sabe, mas é bom lembrar. Quando é verão no hemisfério norte, é inverno aqui no hemisfério sul, e vice-versa. O mesmo vale quando nos referimos à primavera e ao outono. As estações do ano mencionadas nesta página referem-se àquelas dos destinos e não às estações brasileiras.

Qualquer viagem é muito mais agradável na época certa

Temperaturas muito elevadas ou frio excessivo, temporais, ou mesmo o risco de furacões podem estragar sua viagem.

Quem curte climas frios – ou, pelo contrário, adora um calorão – pode não concordar com nossos conceitos de melhor época. Nem sempre, de fato, é possível viajar na época ideal. Mas, viajar em épocas que não sejam as ideais, não significa temperaturas insuportáveis. Mesmo porque frio e calor, são conceitos pessoais. Quinze graus pode ser “um gelo” para alguns, mas não para todo mundo. Trinta graus podem deliciar alguns, mas muita gente detesta calor excessivo. Em todos os destinos deste site existem tabelas de temperaturas e chuvas e/ou indicação da melhor época para cada viagem.

Consulte sites de previsão do tempo cerca de uma semana antes de viajar para saber que roupas levar na bagagem. É bom saber o que lhe espera ao desembarcar do avião.

Europa

Mapa da Europa

ilhas Gregas: Ilhas Gregas não têm interesse algum durante o inverno no hemisfério norte. Por outro lado, no auge da temporada de verão (agosto), o calor é excessivo e tudo fica cheio. Junho e setembro são os melhores meses. Correspondem ao fim do outono e ao começo da primavera. As temperaturas são mais agradáveis e há menos turistas.

Sul da FrançaSul da ItáliaEspanhaPortugal: Março, abril e maio (primavera) e outubro e novembro (outono) são os melhores meses. O verão pode ser tórrido.

AlemanhaÁustriaBélgicaDinamarcaEstôniaFrança HolandaHungriaItáliaLetôniaLituânia NoruegaPolôniaRep. TchecaRússiaSuéciaSuíça: maio a setembro (final da primavera ao começo do outono no hemisfério norte) são os meses mais agradáveis. O Inverno é muito frio.

América do Sul

Mapa da América do Sul

PatagôniaTerra do FogoSul do Chile: São lugares frios. Viaje no verão (no hemisfério sul). Janeiro, fevereiro e março são os meses mais indicados para a sua viagem. O inverno só é indicado para quem quer esquiar.

ArgentinaChile • Bolívia • Peru: Viaje na primavera e outono (no hemisfério sul) Março, abril, maio, outubro e novembro são os melhores meses. No Peru e na Bolívia, evite janeiro, se puder. Chove muito. O inverno é indicado no Chile e na Argentina apenas para quem pretende esquiar. Aliás, chove demais no sul do Chile durante o inverno. Na Bolívia e no Peru o inverno não é excessivamente frio e raramente chove. Aliás, no Altiplano peruano e boliviano faz frio o ano todo por causa da altitude. A latitude (distância da linha do Equador) não influi muito no clima nesses países.

Caribe

Mapa do Caribe

MéxicoCaribe:  México, República Dominicana, Cuba e outras ilhas caribenhas podem ser visitadas, em princípio, o ano todo, mas setembro a outubro correspondem à “temporada dos tufões”. Informe-se em sites de previsão meteorológica antes de embarcar. No auge do verão (julho e agosto) as temperaturas podem ser bastante altas.

América do Norte

Mapa da América do Norte

Estados Unidos: Primavera e outono (no hemisfério norte) são épocas agradáveis. Em abril a maio e outubro e novembro as temperaturas são amenas. Considere, porém, que os Estados Unidos são um o país de grandes extensões territoriais. No extremo norte e nas regiões montanhosas pode fazer frio. O inverno só interessa àqueles que querem esquiar.
Canadá:  De maio a setembro (final da primavera ao início do outono no hemisfério norte). No inverno, o frio é excessivo.

África

Mapa da África

EgitoMarrocosTunísia: Faz calor excessivo na maior parte do ano:  prefira dezembro, janeiro e fevereiro, quando as temperaturas são mais agradáveis.
África do Sul: Março, abril e maio (outono) e outubro e novembro (primavera). O verão pode ser muito quente, mas o inverno é suportável.

Ásia

Mapa da Ásia

Índia: Exceto no norte nas regiões montanhosas da Cachemira e do Ladak, faz um calor de arrepiar na maior parte do ano no país inteiro. Durante o período de monções – junho, julho, agosto e setembro – chove torrencialmente, muitas cidades ficam inundadas. Dezembro, janeiro e fevereiro (inverno) são os meses ideais.

Japão: Março, abril e maio correspondem à primavera por lá e está tudo florido. O auge do outono (outubro e novembro) é a melhor época para sua viagem.

Nepal: Março, abril e maio e outubro e novembro (outono) são os melhores meses. No inverno o frio não é excessivo, exceto para os friorentos. No verão o calor não é demasiado em vista da altitude.

Tailândia: Faz calor excessivo na maior parte do ano. De Bangkok para o sul sempre faz muito calor, até no inverno. A vantagem é que quase não chove.  Dezembro, janeiro e fevereiro (inverno por lá) são os melhores meses.

Turquia: Março, abril e maio (primavera) e outubro e novembro (outono) são os meses mais indicados para sua viagem.

Oceania

Mapa da Oceania

Austrália:  As estações do ano são correspondem às brasileiras. Março, abril, maio,  outubro e novembro são os melhores meses. Janeiro pode ser perfeito para quem vai mergulhar ou surfar.
Nova ZelândiaNorth Island (Ilha do Norte): O ano todo.
Nova ZelândiaSouth Island (Ilha do Sul) Também pode ser visitada o ano todo. O ano todo, mas no inverno (junho, julho e agosto) as temperaturas podem desagradar os friorentos.