Para entender Portugal
LISBOA_descobr06
Para entender Portugal

Para entender Portugal

O país

Portugal, o país, mais ocidental do continente europeu, ocupa apenas 16% da Península Ibérica. Banhado a oeste e ao sul pelo Oceano Atlântico, faz fronteira unicamente com a Espanha a leste e ao norte.
Sua população é menor do que a da cidade de São Paulo. As maiores cidades são a capital Lisboa, com aproximadamente 550 mil habitantes (2 milhões na Grande Lisboa), e o Porto, com 270 mil (1 milhão no Grande Porto). As demais cidades são, para os nossos padrões, relativamente pequenas. A densidade demográfica do país é de 114 pessoas por quilômetro quadrado, enquanto a brasileira é de apenas 22.

Mapa de Portugal

Geografia de Portugal

Portugal é beneficiado pelos ventos úmidos do Atlântico: suas paisagens são menos secas que as espanholas e o verde é mais presente. Apesar de ter um pequeno território, Portugal possui regiões bem diferentes entre si tanto do ponto de vista geopolítico como do geofísico. Neste guia, optamos por dividir o país em regiões turísticas segundo o modelo oficial do Turismo de Portugal, que nos pareceu bem racional.

O rio Tejo

O Tejo é uma espécie de fronteira geológica lusitana. Ao norte dele, na porção mais acidentada de Portugal, ficam as serras da Estrela, com quase 2.000 m, ponto culminante do país, e do Marão. Ambas são regiões montanhosas, sujeitas a nevascas no inverno. Ao sul do Tejo, a paisagem é caracterizada por largas extensões planas ou suavemente onduladas, de clima mais suave. Enquanto na primeira predominam pequenas propriedades agrícolas estabelecidas em vales profundos ou nas encostadas íngremes, na margem meridional do Tejo vigora o regime de latifúndios.

Vídeo sobre turismo em Portugal

Um país bem integrado, mas com características regionais próprias

Embora o país seja bastante integrado, formado por um só povo que fala uma só língua (ao contrário da Espanha, onde há bascos, catalões e outras minorias com idiomas próprios e reivindicações separatistas), cada região portuguesa tem características próprias.

As diferentes regiões portuguesas

Alentejo

É onde fica a encantadora cidade de Évora, é uma imensa planície ocupada por grandes plantações: trigais, olivais, vinhedos. Uma serra baixa, de aproximadamente 900 m de altitude, separa o Alentejo do Algarve, no extremo sul, conhecido por suas belas praias de areia dourada, seu mar de tons esmeralda e falésias. Recebe, sobretudo no verão, turistas de todos os cantos da Europa.

A região de Lisboa

É a mais povoada, rica, industrializada e politizada de Portugal, diferente do resto do país. É a cidade que mais se parece com as restantes metrópoles europeias.

O Centro: Coimbra e Beiras

A região das Beiras, onde fica a Serra da Estrela, é uma área agrícola, produtora de grãos, cortada por vários rios, como o Mondego, o Zézere e o Dão. É onde ficam Coimbra, Viseu, Aveiro e Guarda.

Porto e o Norte

O Porto e o Norte, entre os rios Douro e Minho, que separa o país da Espanha, são uma região famosa por seus vinhos, relativamente rica, exceto a subregião de Trás-os-Montes. Historicamente, é o berço de Portugal. Além do Porto, ficam nessa parte do país cidades como Guimarães, Braga, Vila Real, Viana do Castelo e Bragança.

Algarve  

 Corresponde ao extremo sul de Portugfal, com lindas praias procuradas sobretudo por europeus durante o verão. É one ficam Faro, a capital, Lagos e outras cidades.

Portugal na União Europeia

Após o ingresso na Comunidade Econômica Europeia (hoje União Europeia), em 1986, o país, já em plena normalidade democrática depois do período de turbulência que se seguiu à queda, em 1974, da ditadura salazarista, passou por rápido desenvolvimento. Sua renda per capita dobrou. Ultimamente, porém, o país tem enfrentado problemas econômicos de certa gravidade, como outras nações da União Europeia, que não conseguem estabilizar suas contas.

 Informações práticas

Como ir

Avião

Há voos diretos do Brasil para Lisboa e para o Porto. Há ligações aéreas entre as principais capitais europeias e Lisboa.

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar em Portugal

Escolha e reserve seu hotel no Algarve

Escolha e reserve seu hotel no Alentejo

Escolha e reserve seu hotel em Coimbra

Escolha e reserve seu hotel em Lisboa

Escolha e reserve seu hotel no Porto, Minho e Douro

Escolha e reserve seu hotel no Norte de Portugal

Escolha e reserve seu hotel na Região de Lisboa

Escolha e reserve seu hotel na Serra das Estrela

Transportes em Portugal

Veja como circular por Portugal

Portugal em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.