Para entender o Chile

 

Sumário do guia GTB Chile Online  •  Índice remissivo do guia GTB Chile

Para entender o Chile

Mapa do Chile

O Chile, um país com menos de vinte milhões de habitantes, na costa ocidental da América do Sul, possui uma geografia curiosa: é uma faixa de terra entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, mais alta no norte do país. Com quase 4.200 km de comprimento, seu território se estende de 30º a 90º de latitude sul, entre os paralelos 17 e 56, mas tem apenas 180 km de largura média, no sentido leste-oeste. (Na desembocadura do rio Choapa, essa largura é de apenas 90 km!)

Climas de extremos

Por isso mesmo, o país possui um clima de extremos: é seco e quente no norte, temperado no centro e frio e chuvoso no sul. Como, além disso, o Chile possui altas áreas montanhosas e outras a poucos metros do nível do mar, as paisagens chilenas são muito variadas, com desertos, picos do período Terciário, lagos, rios de montanha, geleiras e praias.

As ilhas

 Fazem parte do território chileno a Ilha de Páscoa (Rapanui), o arquipélago de Juan Fernández e as ilhas San Félix, San Ambrosio, Salas e Gómez.

As fronteiras

A leste, a nação andina limita-se com a Argentina (uma fronteira de 3.500 km!), a nordeste com a Bolívia e ao norte com o Peru.

AS quinze regiões administrativas

Arica y Prinacota (capital: Arica); Taracapá (capital: Iquique); Antofagasta (capital: Antofagasta); Atacama (capital: Copiacó); Valparaíso (capital: Valparaíso); Metropolitana (capital: Santiago); O’Higgins (capital: Rancagua); Maule (capital: Talca); Biobío (capital: Concepción); Los Lagos (capital: Puerto Montt); Aysén (capital: Coyhaique); Magallanes (capital: Punta Arenas). Não confunda as regiões administrativas com as divisões geográficas: Norte Grande, Norte Chico, Vales Centrais, Região dos Lagos e Chiloé (sul do país), Patagônia e Terra do Fogo (extremo sul).

A geografia chilena

O norte do Chile

 É árido, dominado pelo Atacama, considerado o deserto mais seco do mundo.

A região central

O Centro do Chile tem vales férteis, perfeitos para o cultivo de frutas, principalmente da uva, o que faz do Chile um dos grandes produtores mundiais de vinho.

A Patagônia

Já mais ao sul, na Patagônia, onde os Andes são mais baixos e o Atlântico é mais próximo, a umidade é maior. O extremo sul – a Patagônia e a Terra do Fogo – são regiões geladas, sujeitas a nevascas durante vários meses do ano, do final do outono ao começo da primavera. Na chamada Patagônia Andina, você irá se deparar com paisagens de cartão postal: lagos e vulcões com picos nevados o ano todo, florestas, lagos e geleiras milenares. Uma boa porção do sul do país, a partir de Puerto Montt, é fragmentado em milhares de ilhas de todos os tamanhos.

A Terra do Fogo

A Terra do Fogo, o extremo sul da América do Sul, é constituída por uma grande ilha (a Isla Grande de Tierra del Fuego) e um grande número de ilhotas. A corrente marítima de Humboldt, de águas frias, acompanha a costa chilena de norte a sul e interfere no clima. Por isso mesmo regiões bem ao norte, com latitudes semelhantes ao Rio de Janeiro, por exemplo, são bem mais frescas do que as do litoral carioca. Assim, o Chile possui praias ensolaradas, mas a água é sempre fria.

A economia chilena

País rico em minérios, um dos grandes produtores mundiais de cobre, o Chile é também um importante exportador de pescado, frutos do mar, vinhos, que são quase sempre excelentes, e frutas.

A distribuição da população 

Apesar da importância do setor agrícola e minerador, mais de 80% dos chilenos moram em cidades. Quase 3/4 da população habita o centro do país.
Um triunfo chileno é a alta taxa de alfabetização de sua população: apenas 4% dos chilenos não sabem ler.

Desenvolvimento sustentável e igualdade social

O país está investindo pesado na industrialização e modernização de sua infraestrutura, visando garantir um desenvolvimento sustentável, e tem uma das mais altas taxas de crescimento da América Latina. Mas a desigualdade social é, como no Brasil, gritante: um grande número de chilenos vive em favelas, enquanto a renda dos mais ricos vem crescendo. Essa desigualdade social aumentou muito durante a ditadura de Pinochet. Em 1990, quando o país retornou à normalidade democrática, quase 40% dos chilenos viviam abaixo da linha de pobreza. Ainda hoje, uma igual porcentagem de chilenos não tem nenhum tipo de seguro social.

Informações práticas

Como ir ao Chile

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis no Chile: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Santiago: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em La Sereña: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Pucón: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Natale: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Vara: seleção por categoria

Escolha e rserve seu hotel em Punta Arenas: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em San Pedro de Atacama: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Torres del Paine: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Valdívia

Escolha e reserve seu hotel em Valparaíso

Escolha e reserve seu hotel em Viña del Mar

Melhor época no Chile

Veja a melhor época para ir ao Chile