Para entender New York
Os novaiorquinos, foto Barão
Os novaiorquinos, foto Barão

 New York: a cidade

População Manhattan (condado de Nova York), 1,61 milhões; Bronx (condado de Bronx), 1,36 milhões; Brooklyn (condado de Kings), 2,5 milhões; Queens (condado de Queens), 2,25 milhões; Staten Island (condado de Richmond), 480 mil.

Nova York e os boroughs

Embora muita gente tenda a imaginar a Big Apple como um conglomerado de arranha-céus modernos, ao visitar a cidade você ficará surpreso com a diversidade de sua arquitetura. Ela é diferente em cada região, com áreas verdes, a começar pelo Central Park; lindas pontes que unem Manhattan a outros distritos; e o colorido dos seus bairros étnicos.
Nova York é formada por cinco boroughs (ou distritos): Manhattan e Staten Island ocupam as ilhas que levam seus nomes; Brooklyn e Queens estão situados na porção oeste de Long Island (“Ilha Comprida”, a sudeste de Manhattan); e o Bronx, no continente, fica ao norte de Manhattan.

A maior parte da cidade é plana, mas Staten Island, menos povoada, tem relevo um pouco acidentado. Em Manhattan, o menor dos boroughs e o mais densamente povoado, concentram-se as principais atrações turísticas. Olhe o mapa para entender: a ilha é ladeada pelo rio Hudson de um lado e pelo East River de outro. Ao norte, o rio Harlem a separa do continente.

Ruas e avenidas

A maior parte de Manhattan é um quadriculado com ruas simétricas e paralelas, cuidadosamente numeradas nos sentidos norte-sul e leste-oeste, de acordo com o Commissioners’ Plan de 1811, que estabeleceu a planificação urbana mantida até hoje. O que importa saber para você se orientar é que, via de regra, as avenues atravessam a cidade no sentido norte-sul e as streets, no sentido leste-oeste. Como toda regra tem exceções, isso pode não valer para determinadas ruas ou avenidas, assim como não vale para Greenwich Village, East Village e, grosso modo, tudo o que fica ao sul da Houston Street. (Por falar nessa rua, saiba que seu nome é pronunciado “ráuston” e não “ríuston”, como a cidade texana homônima. Não nos pergunte porque!).

Ruas tendem a ser mais residenciais e avenidas, mais comerciais, embora isso não seja uma regra geral. As avenues são também mais largas.
Os quarteirões não são quadrados e sim retangulares: a distância entre as avenidas é muito maior do que entre uma rua e outra.
A Broadway (“via larga”), que começa no continente, é um caso à parte; atravessa Manhattan de ponta a ponta, às vezes vertical, às vezes diagonalmente. Era originalmente um caminho usado pelos índios como rota comercial na era pré-colonial, séculos antes de virar referência no mundo das peças teatrais e dos musicais.

A numeração dos imóveis

Ao norte da Houston Street, as ruas, em sua maioria, têm números ordinais como nomes: 1st (primeira), 2nd (segunda) e assim por diante. A numeração começa ao sul e aumenta em direção ao norte. As avenidas também são, quase sempre, denominadas por números, o que torna fácil localizar endereços: a rua 45 é a primeira paralela ao norte da 44 e assim por diante.

A Quinta Avenida

A badalada 5th Avenue (Quinta Avenida) é uma espécie de eixo central de Manhattan e uma referência: os endereços têm um “E” (leste) antes do nome da rua ou um “W” (Oeste) de acordo com sua localização em relação à 5th Avenue. Assim, E 13th Street fica a leste da 5th Avenue (à direita, no mapa) e W 13th Street fica a oeste (à esquerda). No sentido norte-sul, quanto mais baixo o número, mais ao sul fica o endereço.

As “pegadinhas”

As avenues, também a partir da Houston Street, são denominadas por números em ordem crescente de leste para oeste, mas existem certas “pegadinhas”: ao norte da Union Square, depois da 3rd Avenue não vem a 4th Avenue e sim a Lexington Avenue, seguida pela Park Avenue e pela Madison Avenue. Depois da Madison, vem a famosa 5th Avenue e a partir daí a numeração prossegue normalmente, cabendo, todavia, lembrar que a 6th Avenue também é chamada Avenue of the Americas e que, no trecho que ladeia o Central Park, a 8th Avenue chama-se Central Park West.

O Central Park

No meio da ilha de Manhattan, o Central Park ocupa uma imensa área verde que vai da 5th Avenue à 8th Avenue e da 59th Street à 110th Street.
Dica Para localizar facilmente qualquer endereço Nos endereços de hotéis, lojas, bares e restaurantes mencionados neste guia constam, além do bairro e do metrô mais próximo, outras referências que facilitam a localização dos estabelecimentos: menções como “5th Ave., na altura da 45th St.” ou “41st St., entre 5th Ave e 6th Ave”.

Um pouco mais sobre New York

Os novaiorquinos  • As comunidades étnicas em NY • New York de norte a sul  

Informações práticas

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar em Nova York: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Escolha e reserve seu hotel:  seleção por categoria e bairro