Pacotes turísticos

Pacotes turísticos: nossas dicas

–  Verifique a idoneidade da agência de viagens e da operadora de turismo antes de adquirir o seu pacote. Essa dica vale em dobro para compras feitas pela internet de empresas desconhecidas. Só pode comercializar pacotes turísticos quem está devidamente autorizado. Você pode consultar no site oficial do Ministério do Turismo se a empresa da qual pretende adquirir o pacote está inscrita no cadastro CADASTUR. Pode também checar se ela tem reclamações no Procon do seu Estado.

– Lembre que o preço da “hospedagem em apartamento duplo” não é para duas pessoas e sim o valor por pessoa em um quarto duplo.

– Compare o preço dos itens que o pacote turístico inclui com a estimativa de preço da viagem por conta própria, fazendo o cálculo por pessoa. Na maior parte das vezes, o pacote turístico sai mais em conta que os itens contratados separadamente, mas isso não é uma regra. Pode acontecer também de o pacote incluir itens que não sejam do seu interesse; nesse caso, você estará pagando por algo que não usará.

– Considere que, se você não simpatizar com o hotel, não poderá trocar – a não ser que haja algo realmente errado com o estabelecimento; nesse caso a ag~encia de viagens é obrigada a acomodar você em outro hotel da mesma categoria. Também, na maior parte das vezes, não poderá alterar as datas de partida e retorno, que são fixas, ou só poderá fazê-lo pagando um adicional.

– Os pacotes costumam incluir hospedagem em hotéis de categoria mediana ou superior. Raros pacotes hospedarão você em uma pousadinha muito simples ou um hostel. Se a sua ideia é gastar o mínimo possível com hospedagem, mesmo que para isso precise abrir mão do conforto, esqueça os pacotes.

Pacote turístico personalizado

Não existem pacotes turísticos predefinidos para todos os lugares do mundo, nem que agradem a todos os gostos, mas nada impede que você solicite ao seu agente de viagens que crie um pacote adequado às suas necessidades.

Desde que peça com antecedência, você pode conseguir que a agência de viagens ou operadora turística prepare um pacote turístico à la carte, no qual você possa ter:

– A quantidade de dias que deseja para sua viagem

– Hospedagem em estabelecimentos de um determinado estilo ou padrão

– Voos na classe desejada (econômica, executiva ou primeira)

– Locação de veículo e/ou traslados

– Passeios e atividades que combinam com seus interesses

Os pacotes turísticos mais procurados

Brasil: Resorts de praia no nordeste, Porto Seguro, Porto de Galinhas, Fortaleza, Jericoacoara, Lençóis Maranhenses, Bonito, Maceió, Serras Gaúchas, Chapada Diamantina

Europa: Paris, Londres, Roma, Milão, Madri, Lisboa, Amsterdam, Barcelona

Estados Unidos: Nova York, Miami, Orlando, Las Vegas, Califórnia

Caribe: St-Martin (St Maarten), Punta Cana, Bahamas, Aruba, Curaçao, Cancun

América do Sul: Buenos Aires, Bariloche, Mendoza, Patagônia (El Calafate, Perito Moreno, Torres del Paine, Terra do Fogo), Santiago, Atacama, Lagos Andinos, Ilha de Páscoa, Montevideo, Punta del Este, Machu Picchu

Pacífico e Oceania: Austrália, Tahiti (Bora Bora, Papeete, Moorea), Havaí

África: África do Sul, Parque Kruger, Capetown

Oriente Médio: Dubai, Turquia

Links afins