Pacotes de viagem

Hotel Lido Palace, Riviera Italiana

Pacotes de viagem é uma boa?

Pacotes de viagem podem ser muito vantajosos, mas existem algumas coisas que você deve saber antes de comprar um deles, seja pela internet, seja diretamente em uma agência de viagens.

Pacote não é excursão

Muita gente confunde: pacotes não são excursões. Não haverá um guia acompanhando você durante a viagem, nem uma programação já feita.

Geralmente os pacotes de viagem compreendem apenas a passagem aérea + traslado + hotel, geralmente com preços parcelados e mais baixos do que se você contratasse cada item separadamente.

Os preços dos pacotes compensam?

Nem sempre. Para saber se o pacote vale a pena, do ponto de vista financeiro, é preciso comparar o preço dos itens que ele inclui com a estimativa de preço da viagem por conta própria, fazendo o cálculo por pessoa.

Independentemente da questão do preço, que deve ser analisada caso a caso, as vantagens de um pacote são a praticidade e a segurança para quem não está acostumado a viajar.

Antes de optar por um pacote, você deve lembrar que “hospedagem em apartamento duplo” não significa que o preço inclui hospedagem para duas pessoas, mas sim que esse é o preço para uma pessoa em um quarto para dois. Um quarto de hotel para dois é geralmente o mesmo preço de um quarto para um, ou só um pouco mais caro.

Pontos a considerar antes de comprar um pacote de viagem

Onde fica o hotel?

Fique atento à localização do hotel proposto. Não acredite que ele seja central, bem localizado ou realmente fique em determinado bairro só porque o anúncio ou o agente de viagens diz isso. Muitas vezes, o próprio funcionário da agência só sabe o que ouviu dizer. Consulte o endereço e cheque você mesmo no Google Maps ou em outro localizador. Pesquise o que diz quem já seu hospedou no hotel.

Como serão os voos?

O voo é direto ou você vai ter que tomar mais de voo para chegar até seu destino? Se for mais de um voo, qual a diferença de horário entre a chegada de um e a partida do outro? Passar horas a fio em um aeroporto pode ser uma roubada.

Outra coisa: quais serão os horários de partida e de chegada dos voos? Você está disposto a tomar um avião às 3h da manhã ou a chegar a seu destino nesse horário?

O que o pacote inclui?

O pacote inclui o traslado (transporte de ida e volta entre o aeroporto e o hotel)? Inclui passeios? Se inclui, como serão esses passeios? Em que veículo serão feitos?

Quem está vendendo esse pacote?

Saiba de quem você está comprando seu pacote de viagem. É uma agência ou operadora conhecida, sólida, que tem boa fama no mercado? Em caso de dúvida, você pode pesquisar no PROCON do seu Estado se existem reclamações sobre a empresa.

Pacotes personalizados

Não encontrou o pacote que você queria? Não existem pacotes para atender a todos os desejos, mas nada impede que você solicite a um agente de viagens que reserve todos os voos e hotéis do jeito que você quiser; isso nada mais é do que um pacote à la carte.

Compare preços

Compare preços de passagens aéreas e pacotes