Pacote e excursão para a Itália

Itália: pacotes e excursões, quais as vantagens e as diferenças entre as duas opções?

Itália: pacotes, o que é o “pacote fechado”

Tanto para a Itália como para outro destino o pacote é bem diferente de excursão e pode até ser personalizado. Um pacote personalizado pode ser bem interessante até para quem vai viajar sozinho. O pacote tem um lado bem prático: ele já inclui, por um preço fixo e que em geral pode ser pago em “suaves prestações”, a passagem, o hotel, o traslado e, em alguns casos, passeios. Antes de optar por um pacote, sempre faça uma estimativa de quanto você gastaria por conta própria e compare os preços. A desvantagem do “pacote fechado” é que as datas de partida e retorno e o hotel onde você será alojado são predefinidos pela operadora.

Itália: excursões

Existe uma enorme variedade de excursões organizadas para a Itália. Elas têm a vantagem de ter quase tudo já incluído no preço, que muitas vezes pode ser pago em parcelas, e são uma boa opção para aqueles que não falam italiano nem inglês ou não se sentem seguros para encarar uma viagem ao exterior sozinhos. Antes de optar por uma excursão, pense se esse tipo de viagem combina com sua personalidade, pois todos os passeios são feitos em grupo, os horários programados devem ser seguidos e, esteja ou não você satisfeito com o hotel, com o guia ou com a programação, não há muito o que possa fazer. Nem todo mundo se adapta.

Principais recomendaçõs e dicas se você for pegar uma excursão

As principais recomendações para quem pretende pegar uma excursão para a Itália (ou que inclua a Itália dentre outros países europeus) são as seguintes:
–  Confira se o tempo previsto de permanência em cada lugar coincide com o grau de interesse que você tem por ele. Não tem nenhuma graça ir para lá sonhando em passear por Capri e ser obrigado a dar uma voltinha rápida pela ilha (ou ser compelido a passar horas dentro de uma loja) por causa da programação da excursão.
–  Assegure-se de que o guia da excursão fale português – ou outra língua que você fale.
–  Informe-se o máximo possível sobre os hotéis em que ficará hospedado, principalmente quanto à localização e ao grau de conforto.
–  Na baixa estação, as excursões costumam ser mais baratas, mas nem sempre valem a pena, por causa do clima desagradável. Não deixe de informar-se sobre  a melhor época.para sua viagem
– Em todas as cidades turísticas italianas existem tours, passeios e excursões pelos arredores e até para outras cidades, mais afastadas. Há dezenas de agências nos centros das cidades e seu próprio hotel pode muitas vezes fazer a reserva.
– Há também cruzeiros marítimos por todo o Mediterrâneo. Esses cruzeiros podem ser contratados no Brasil. A principal linha de navegação italiana é a Costa Cruzeiros (www.costacruzeiros.com.br ou www.costa.it). O preço compreende as refeições, mas não as bebidas, os passeios em terra nem e os extras.

Informações práticas

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em Roma

Escolha e reserve seu hotel em Milão

Links úteis

Itália (Introdução) | Centro da Itália  | Norte da Itália  | Sul da Itália
Hotel na Itália | A Itália de trem  | Itália: dicas de viagem
A melhor época para se viajar pela Itália
A Itália para cada um | Dicas de hospedagem
Sites italianos de turismo | Bagagem
Transportes urbanos  Transportes entre as cidades italianas

Matérias especiais

A origem dos sobrenomes italianos | Quem inventou a pizza?
A sociedade na época do Império Romano | Para entender a Itália
Os italianos | Guiar na Itália: vivendo e aprendendo | Os papas
Arte erótica do Gabinetto Segreto do museu arqueologico de Nápoles

A Itália em imagens

Uma verdadeira viagem fotográfica por cada região da Itália, com dezenas de imagens separadas por destinos

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

Norte da Itália em imagens