Outras atrações no Canadá
Parlamento de Toronto
Outras atrações no Canadá, Parlamento de Toronto – foto Rodrigo Enge

Outras atrações no Canadá

Toronto

Às margens do lago Ontario, é a porta de entrada de quem chega do Brasil e a maior, mais moderna e rica cidade canadense, uma espécie de Nova York com uma pitada british e intensa vida cultural e gastronômica. A CN Tower, a mais alta torre do mundo, é um excelente lugar para aproveitar a vista da cidade e do lago. Assim como Montreal, Toronto tem muitas vias subterrâneas e galerias cobertas, além de guardar alguns belos edifícios antigos, como o do Parlamento, o da antiga prefeitura e o Loma House, construída no começo do século 1900, um castelo particular que mistura detalhes góticos, normandos e românicos. A cidade também é um bom lugar para compras: os preços são melhores do que os de Nova York e você encontra de tudo.

Mapa do Canadá

Niagara Falls

Também na Província de Ontário, fica a cidade de Niagara Falls, em frente as quedas d água do mesmo nome, que atraem visitantes do mundo todo. É possível. de barco, chegar perto da catarata ou sobrevoá-la de helicóptero.

Ottawa

Capital do país, Ottawa, fundada na junção de três rios, é tranquila, menor do que Toronto, não tem a agitação de uma grande metrópole e guarda um ar meio europeu. O Canal Rideau em Ottawa, navegável nos meses mais quentes, no inverno se torna rinque de patinação no gelo com mais de 7 km de comprimento. Bilíngue, a cidade tem uma característica multi-étnica, ponto de encontro de duas culturas, às quais se somaram as contribuição trazidas por outros povos, a maioria imigrantes chegados da Europa. A rica em parques e áreas verdes, Ottawa conserva aspectos meio provincianos e uma arquitetura onde, ao lado de construções modernas encontram-se prédios históricos como a sede da Câmara dos Comuns e o Rideau Hall.

Vídeo sobre o Canadá

Montreal

Cidade bilíngüe, de ar europeu Montreal possui construções do século XVIII – época da colonização – ao lado de modernos edifícios de arrojada arquitetura. Seu nome deriva da colina central, chamada Mont Royal, onde fica o parque de mesmo nome. Do alto tem-se uma bela vista da cidade e do rio São Lourenço. Como Montreal é dotada de um eficiente sistema de metrô e de uma verdadeira cidade subterrânea, formada por corredores que interligam os edifícios do centro, é possível ir de um canto a outro sem expor o nariz ao frio.

A troca da guarda

Em frente à Câmara dos Comuns, é um espetáculo colorido que atrai muita gente e nos dá a impressão de estarmos em Londres. Este último é a residência oficial da rainha quando visita o Canadá, que integra a Comunidade Britânica – a soberana é a chefe de Estado. Para sentir a cidade é indispensável um passeio pelo Boulevard de la Conféderation, que corta a cidade e reúne – no próprio boulevard ou nas imediações – as principais atrações, entre elas inúmeros museus.

Lunenburg

A 90 quilômetros de Halifax, na Província da Nova Escócia, fica a histórica Lunenburg, cidade colonial inglesa fundada em 1753, que conservou a antiga estrutura urbana original concebida na Inglaterra e suas tradicionais casas de madeira.

O norte do Canadá

No norte do país, pouco habitado, faz muito frio durante quase todo o ano. A região, que só pode ser visitada de maio a outubro, tem as mais espetaculares paisagens da América do Norte, com montanhas nevadas, lagos de águas esverdeadas, rios de fundo de vale, cachoeiras e enorme quantidade de animais selvagens.

Parques nacionais canadenses

O Canadá possui outros interessantes parques nacionais. Entre eles estão o Parque Nacional Histórico de Anse aux Meadows, na Terra Nova, com restos de casas vikings do século XI (a primeira presença comprovada do homem europeu nas Américas); o Parque Provincial dos Dinossauros, na província de Alberta, com importantes vestígios fósseis de 75 milhões de anos, situado num quadro natural espetacular; o Wood Buffalo, com manadas de bisontes em liberdade; o Parque Nacional Nahanni, com canyons profundos e grande quantidade de vida selvagem; sem mencionar outros, no noroeste do país, nas montanhas Mackenzie.

Informações práticas

Como ir

Há voos de São Paulo para Toronto pela Air Canadá.

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar no Canadá

Escolha e reserve seu hotel em Toronto

Escolha e reserve seu hotel em Montreal

Escolha e reserve seu hotel em Vancouver

Escolha e reserve seu hotel na cidade de Québec