Ostuni

Sobre Ostuni

Ostuni tem pouco mais de 30 mil habitantes espalhados pela cidade e pela zona rural. Apenas cerca de 3 mil deles moram no centro histórico. Como diversas outras cidades da região italiana da Puglia, foi fundada no século VII a. C. pelos messápios, uma tribo que vivia na costa do Adriático. A região, entretanto, é habitada desde a Idade da Pedra.
O centro histórico, sobre uma colina a 220m acima do nível do mar, já é avistado da estrada, imponente e muito branco, porque tudo por lá está sempre recebendo uma nova demão de cal. Por isso mesmo, Ostuni é conhecida como “Cidade Branca”. Sua arquitetura lembra em alguns aspectos aquela de certas ilhas gregas. Todo seu centro foi, no passado, protegido por muralhas e torres em estilo aragonês.  Atualmente, forma um labirinto de ruelas, pracinhas, escadarias e lindas construções que só pode ser percorrido a pé. O acesso em automóvel é proibido.
A cidade, que possui um dos mais interessantes centros históricos de traçado medieval do sul da Itália, atrai no verão muitos visitantes. Muitos desses turistas são escandinavos, alemães e franceses, procuram Ostuni por causa das praias a poucos quilômetros dali. Hoje, Ostuni vive principalmente do turismo, mas também da produção vinícola e de suas oliveiras.

Mapa de Ostuni

Como ir

Carro

Ostuni fica a meio caminho entre Bari (SS16) e Lecce ( SS613), a aproximadamente 1h de viagem de cada uma.

Trem

A viagem de  trem entre Ostuni e Bari ou Lecce toma 1h.

Ônibus

Um pouco mais lento que o trem. Viagem de 1h30 entre Ostuni e Lecce ou Bari.

Hotel em Ostuni

Escolha e reserve seu hotel em Ostuni

Nosso parceiro Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não tem trabalho algum e provavelmente conseguirá preços melhores. E não paga nada a mais por isso! Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Melhor época

Como em toda a região do Adriático, a primavera e o outono são as melhores épocas. Veja dicas e informações sore a melhor época para visitar a Itália

Atrações em Ostuni

A principal atração em Ostuni é a própria cidade, particularmente o centro histórico medieval, um dos mais belos da Itália. Ele é formado por passagens estreitas, largos, e pequenas ruas frequentemente ligadas entre si por escadarias. Sua arquitetura reserva surpresas a cada esquina.  Não se deve deixar de ver a catedral do século XV, o palácio episcopal do século XVI e as diversas outras igrejas e palácios da cidade. O passeio a pé pelo centro histórico toma, no mínimo, 2h.

Você verá muitas lojinhas de produtos regionais, como queijos, temperos, azeites de oliva com aromas exóticos, como trufas e laranja, além de doces e biscoitos. De dar água na boca!