Olinda

Olinda, Pernambuco

O grande diferencial de Olinda é seu visual. Não apenas por suas belas praias, mas principalmente pela arquitetura das suas casas, igrejas, monumentos e museus. Possui o título de Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1982. Por isso mesmo é muito bem conservada, tornando-se um destino turistico de primeira linha, tanto para brasileiros como para gente de vários países, que se encantam com a cidade.  É difícil alguém visitar Olinda e não gostar!

Os eventos culturais – Uma dica é ficar de olho na programação de eventos culturais, são diversos entre independentes e os promovidos pela cidade. O carnaval é a festa mais popular da região e um dos mais tradicionais do país, reconhecido pelos bonecos de Olinda e pelo Frevo.

A infraestrtura turística – Repleta de hotéis, bares e restaurantes, a região é preparada para receber turistas de todos os cantos, desde estrangeiros até moradores de cidades vizinhas. A área rural também tem atrativos, como o Museu da Nação Xambá, grande representante da cultura e religião afro. Além disso, também é palco de muitos eventos, como a festa dos Reis e as festas juninas.

Mapa de Olinda

Como ir

De avião

O aeroporto mais próximo de Olinda é o de Jaboatão de Guararapes, na região metropolitana do Recife, que recebe voos das principais capitais brasileiras. Há transporte fácil do aeroporto para Olinda e para Recife.

Veja passagens aéreas e pacotes

De carro

Do norte, a rota mais utilizada pelos turistas é entrar em Pernambuco pela BR-101 e depois pegar a PE-015 e depois de Abreu e Lima. Do Sudeste brasileiro é uma longa viagem. Só vale a pena se você tiver tempo sobrando e curte pegar uma estrada.

Distância de outras cidades: Recife, 10 km, João Pessoa, 120 km, Caruaru, 145 km, São Paulo 2.139 km

De ônibus

A rodoviária de Olinda, recebe linhas de Recife e mesmo de lugares distantes. A principal empresa,  a viação Itapemirim tem ônibus para diversos destinos. A partir de Recife pode-se ir de ônibus, circular, ou mesmo de táxi para Olinda.

Onde se hospedar

Existem algumas boas pousadas na cidade, mas caso você queira mais conforto existe a opção de se hospedar na capital, Recife, que fica bem próximo.

Escolha e reserve seu hotel em Olinda

Escolha e reserve seu hotel em Recife

Melhor época

Temperatura – Faz calor o ano todo… A época de chuvas é entre abril e junho, mas isso influencia muito pouco na temperatura.

O Carnaval e outros eventos – É uma época bastante lotada. Procure reservar seu hotel com bastante antecedência. Outros eventos incluem o Arte em Toda Parte, na segunda quinzena de novembro, a Festa Literária Internacional de Pernambuco, em novembro, e a  Fenarte, Feira Nacional de Artesanato, em julho.

Atrações

Museus

Olinda é a segunda cidade com mais museus de Pernambuco, perdendo apenas para Recife. São seis: Espaço Ciência, Espaço Tiridá – Museu do Mamulengo, Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, Museu de Arte Sacra de Pernambuco, Museu Regional de Olinda e Museu Severina Paraíso da Silva.

Orla

A orla marítima de Olinda conta com sete praias: Praia dos Milagres, Praia do Farol, Ponta Del Chifre, Carmo, Bairro Novo, Casa Caiada e Rio Doce, sendo as duas últimas as mais badaladas. Para os amantes de esportes,há opções de canoagem, o kitesurf e pescaria.
Uma grande parte de restaurantes e bares ficam na Orla. Ótimo para curtir a vista.

Melhores Praias

Praia Bairro Novo

Um dos maiores points da cidade, a Praia do Bairro Novo é ideal para idosos e crianças, por seu mar raso e calmo e sua areia dourada. É uma praia agitada e cheia, perfeita para quem gosta de uma boa movimento e conhecer gente nova.

Praia Rio Doce

Pouco frequentada por turistas, a Praia do Rio Doce, mais tranquila é preferida por pescadores e moradores locais. O mar também é calmo, o que o torna ideal para esportes como caiaque e para crianças. Uma boa dica é levar um lanche. Muito estendem uma canga e fazem o piquenique na areia.

Praia do Carmo

 A melhor praia para quem quer fugir das multidões. É uma das menos conhecidas pelos turistas e pouco frequentada, deixando-a com ar de paraíso tropical (não espalhe…). Quem gosta de privacidade e uma bela vista, essa é a praia ideal. A dica é ficar até o entardecer para aproveitar o lindíssimo pôr-do-sol.