O século XIX no Chile

Chile século XIX

O século XIX no Chile

O Chile, embora tenha se modernizado e desenvolvido, viveu períodos de tensão política no século XIX, com o poder sendo disputado por conservadores e liberais. Um dos presidentes que mais se destacou foi Manuel Montt, que apoiado por seu ministro Antonio Varas, incentivou a imigração alemã no sul do país e fundou as cidades de Puerto Montt e Puerto Varas. Posteriormente a chamada questão do Sacristão (relativa à separação da Igreja e do Estado) os indispôs com a igreja Católica e provocou uma cisão no governo.

Só entre 1883 e 1884 o Estado chileno afastaria a forte influência da Igreja nas leis do país, adotando o matrimônio civil e a lei do registro civil. O Chile é, aliás, talvez o país mais “carola” da América do Sul. O divórcio, por exemplo, só foi aprovado em 2004!

Com os novos recursos oriundos da exportação do salitre e do cobre nas regiões tomadas aos bolivianos, o Chile, então com uma fonte segura de recursos, modernizou-se e expandiu sua infraestrutura, construindo estradas e grandes obras públicas. Embora o presidente José Manuel Balmaceda, uma espécie de Allende de sua época, eleito em 1886, tenha aprofundado a modernização da nação, acabou se indispondo com o congresso e as elites apoiadas pelos capitais ingleses que dominavam a mineração.

A crise deu origem à guerra civil de 1891, que resultou em mais de 10 mil mortos, entre eles Balmaceda, que, derrotado e asilado na embaixada argentina, suicidou-se. Os vitoriosos impuseram ao país um regime parlamentarista dominado pelos grandes proprietários de terra, banqueiros e mineradores, aliados aos interesses ingleses. A demasiada ingerência dos parlamentares na administração tornou, porém, a nação ingovernável, com os ministros afastados de suas funções pelo congresso. Houve governos que tiveram quase vinte ministérios diferentes durante a sua gestão!

Informações práticas

Como ir ao Chile

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis no Chile: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Santiago: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em La Sereña: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Pucón: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Natale: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Vara: seleção por categoria

Escolha e rserve seu hotel em Punta Arenas: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em San Pedro de Atacama: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Torres del Paine: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Valdívia

Escolha e reserve seu hotel em Valparaíso

Escolha e reserve seu hotel em Viña del Mar