Noruega
Oslo, capital da Noruega
Oslo, capital da Noruega

Sobre a Noruega

Os países nórdicos, Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia

Bem norte da Europa, a Noruega, o país do Sol da Meia-noite, é famoso por suas paisagens naturais de rara beleza. Afinal, mais de 90% do território norueguês é ocupado por campos e florestas!

A Noruega, com um terço de seu território no Círculo Polar Ártico, tem temperaturas amenizadas pela tépida corrente do Golfo. Ou seja, visto sua latitude, as temperaturas deveriam ser ainda mais baixas do que são. Mesmo assim evite o inverno, mesmo porque, nos meses mais frios, locomover-se pelo país não é tão fácil. Apesar de menos industrializada que a Suécia, a Noruega
é um país rico, pouco povoado, e um dos maiores exportadores de petróleo do planeta.

O charme de suas regiões montanhosas, sua região litorânea pontilhada de fiordes e a proximidade com o Ártico atraem principalmente os visitantes europeus. Outras atrações turísticas da Noruega são seus castelos e outras construções do período medieval espalhadas pelo país.
A Noruega é também uma viagem perfeita para os amantes do trekking e outras modalidades de eco-turismo. Em vários lugares do país há trilhas balizadas pelas montanhas e florestas. Existe mesmo a possibilidade de realizar trekking sobre glaciares.

Aberta para o turismo, a Noruega possui boa infra-estrutura hoteleira, moderna rede de estradas e transportes públicos eficientes. É fácil e tranqüilo viajar pela Noruega, seja alugando um carro ou tomando trens e ônibus.

Oslo – A capital da Noruega, Oslo, é uma cidade antiga. Embora menor do que as demais capitais escandinavas, abriga prédios históricos e um castelo, a maior atração são os museus. Deles, o mais interessante é o Vikingskipshuset, cheio de relíquias vikings, como jóias colocadas nos barcos fúnebres dos reis – e até os próprios barcos de mais de mil anos, resgatados do fundo de fiordes!

Os fjords A Noruega, tem como principais atrações turísticas seus fjords (fiordes), golfos profundos e estreitos entre altos rochedos, que recortam a costa do país no Oceano Atlântico. Eles são o resultado do derretimento das geleiras ocorrido no final da última era glacial, há 10 mil anos. A pressão das geleiras abriu fendas profundas nas montanhas, que posteriormente foram invadidas pelo mar. Os fjords podem ser perocrridos de barco. O ponto de partida para conhecer a região dos fiordes na Noruega é a cidade de Bergen. Há cruzeiros com diferentes tempo de duração que navegam entre as verdadeiras muralhas de pedra de um lado e outro dos fjords, um espetáculo impressionante.

O Sol da Meia-Noite – Em razão da latitude, no auge do verão nas regiões mais setentrionais da Noruega, o sol nunca se põe. O astro chega a ficar bastante baixo no horizonte, como um por do sol avermelhado, para depois tornar a subir lentamente, sem que chegue a anoitecer. É fascinante ver o sol da meia-noite refletindo-se na neve. A cidade ideal para isso é Tromso, numa ilha, junto de um fiorde.

Auroras boreais – No norte da Noruega outro fenômeno é igualmente espetacular: as auroras boreais, são um um espetáculo de luzes coloridas que parecem dançar no horizonte, capazes de deixar qualquer um de boca aberta. O espetáculo faz parte das atrações turísticas que o país oferece. Elas não são visíveis durante a época do Sol da Meia-Noite.

Estações de esqui – A Noruega é um país perfeito para quem quer praticar esportes de inverno. O esqui mais praticado é o de fundo de vale, por trilhas balizadas e iluminadas (já que no inverno quase não há sol nas regiões setentrionais do país). O principal centro de esportes de inverno na Noruega é Morgedal, em Telemark. Além de esqui, há opções menos radicais, como o trenó motorizados ou puxado por cães.

Cabo Ocidental  – Um roteiro turístico interessante para se fazer de carro na Noruega é Hamar e o Lago Mjøsa; Lillehammer, que em 1994 sediou as Olimpíadas de Inverno; as lindas paisagen do vale Gudbrandsdalen e as cidadezinhas de Vågå e Lom, famosas por suas igrejas do período medieval, de madeira e a Estrada para Geiranger com vistas magníficas. Se tiver tempo para um pequeno desvio em seu roteiro de viagem, dê uma chegada a Dalsnibba, situada a 1494 metros acima do nível do mar; ou tome ferry pelo impressionante Geirangerfjord.

Helgeland e Lofoten – Outro roteiro turístico de primeira é percorrer de carro a costa de Helgeland, famosa por sua beleza natural. O roteiro, inclui áreas de montanha como o monte Torghatten, e passeios de barco pelas ilhas do litoral.

Bergen – Existem várias opções de cruzeiros na Noruega, partindo de Bergen, super confortáveis, mas não baratos. Mas, Bergen não é apenas ponto de partida para a visita aos fjords. É também uma cidade histórica e charmosa, com uma arquitetura típica e que conserva ainda seu bairro medieval. Ruas como a Knøsesmauet são particularmente graciosas. Um dos melhores passeios em Bergen é tomar um teleférico até o alto do monte Ulriken: a vista da região é deslumbrante. De Bergen pode-se também chegar de carro ao Sognefjord outro local com paisagens de rara beleza.

Trondheim – Fundada no século I da Era Cristã, Trondheim conserva seu centro histórico do século XVIII. Entre suas atrações turísticas estão o Sttiftsgarden, uma gigantesca construção de madeira, a maior da Noruega e uma das maiores do mundo. Inaugurada em 1778, serve hoje de residência à família real em Trondheim. Na cidade existe também um completo museu de artes decorativas, o Nordenfljeldske, que abriga móveis e objetos de época do século XVI ao XX.

Aalesund – Conhecida como a “capital do bacalhau”, Aslesund é uma cidadezinha muito graciosa, que vive da pesca e que fica a 50 minutos de vôo de Oslo. Destruída, quase completamente por um incêndio em 1904, Aalesund praticamente renasceu das cinzas. Situada sobre uma península e ilhas, Aalesund dá a impresão de ser uma espécie de Veneza nórdica com seus canais e suas casinhas coloridas. Considerada uma das mais belas cidades da Noruega, Aalesund foi classificada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Como ir

Não existem voos diretos pa a Noruega a partir do Brasil. Você terá que pegar uma conexão na Alemanha, França ou Inglaterra.

Como circular, transportes internos

Avião – Para as longas distâncias ou entre Oslo e Berguen.

Veja passagens aéreas e pacotes

Carro – Uma opção para se visitar com calma o país

Ônibus Econômicos, servem diversas localidades. São em geral modernos e confortáveis

Trens – The Norwegian State Railways (NSB tem linhas entre Oslo e Berguen  o  Flåm Railway, com vistas maravilhosas do país.

Onde se hospedar na Noruega

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos. Frequentemente paga menos do que tratando diretamente com o hotel.

Escolha e reserve seu hotel em Oslo

Escolha e reserve seu hotel em Bergen

A melhor época

Apesar da costa da Noruega ser beneficiada por correntes marinhas quentes, que amenizam o clima, frio por lá é bravo. Trata-se de um país a ser visitado somente no verão ou, no máximo, no fim da primavera ou começo do outono. Mas, mesmo no verão leve roupas quentes, luvas forradas e sapatos também forrados, sobretudo se for para o norte da Noruega. No inverno, até mesmo os transportes são afetados em razão de nevascas.

OSLO – temperaturas médias
Primavera (abril): mínima 1ºC / máxima 10º
Verão (julho): mínima 13ºC / máxima 22C
Outono (outubro): mínima 3ºC / máxima 9ºC
Inverno (janeiro): mínima -7ºC / máxima -2ºC

Agora que você já sabe o clima que o espera, veja em “Bagagem” a roupa adequada para colocar em sua mala.

Saiba mais sobre os demais países nórdicos: Suécia e Dinamarca

transportes etc

Maquina fotografica

Países Nórdicos em Imagens em imagens  Álbuns com dezenas de fotos dos países nórdicos: Dinamarca, Noruega, Suécia

 

Guias de viagem: para que servem?

Guias de viagem são livros com informações específicas sobre determinado país, região ou cidade. Existem guias de diversos tipos: os que dão maior ênfase aos aspectos históricos e culturais, os que ressaltam a indicação de hotéis e restaurantes, os que privilegiam as opções econômicas (querendo ensinar você a viajar durante 15 dias com US$ 10 ou coisa parecida), os que são mais indicados para quem quer viajar de automóvel num determinado país…

Conheça os títulos

Nossos guias on-line oferecem gratuitamente o conteúdo total dos títulos impressos, vendidos durante os últimos dez anos nas melhores livrarias. Esse conteúdo é, inclusive, superior ao dos guias impressos, pois foi atualizado, enriquecido com mais informações e um grande número de imagens. Bastar acessar este site em qualquer lugar onde haja wi-fi disponível. Você pode fazer isso utilizando seu tablet, lap-top ou mesmo do celular. 

Argentina • Bahia • Chile • Itália • New York •  Nova York • PeruPortugal •    

O que falam sobre os guias de viagem GTB

Opiniões  sobre os guias da série GTB (Guia do Turista Brasileiro) quando de seu lançamento.

As opiniões são referentes à primeira edição, as redações de turismo não costumam comentar as edições seguintes

Links afins