Neuquén
Estrada próxima a Neuquén
Estrada próxima a Neuquén

Neuquén

O município de Neuquén, na parte leste da província de mesmo nome, faz parte da chamada Estepa de los Dinosaurios, formada por camadas geológicas de 70 a 100 milhões de anos. A área, hoje semi-desértica, foi úmida no passado, com lagoas e rios.
Fundada em 1904, Neuquén é um polo industrial importante e centro de uma região produtora de frutas, mas não é exatamente uma cidade turística. Tem interesse principalmente para quem é ligado em Paleontologia: é a Meca dos dinomaníacos na América do Sul. Além de possuir vários museus sobre o assunto, tem áreas de escavações em suas proximidades, que podem ser visitadas. A cidade pode ser também estratégica para os que viajam por terra pela Argentina.

Mapa de Neuquén

Como ir

Avião

De Buenos Aires (2h) há vôos diretos diários. O Aeroporto Presidente Perón fica a 8km da cidade; a corrida de táxi até o centro custa aproximadamente US$ 10.

Ônibus

Há ônibus diretos de Buenos Aires (13h30); de Mendoza (10h); e de Bariloche (5h).

Carro

De Buenos Aires (1.180 km) utilize a RN 5 até Santa Rosa, depois a RN 35 e em seguida a RN 152 ou (outra opção) pela RN 3 e pela RN 22; de Mendoza (800 km) pegue a RN 40 e a RN 143; de Bariloche (450 km) utilize a RN 40 e a RN 237.

Atrações e pontos turísticos em Neuquén

Mirador Balcón del Valle

No Parque Centenário. Mirante de 265m de onde se pode ter vista panorâmica da cidade e dos rios Limay e Neuquén, que depois irão formar o Rio Negro.

Museo Nacional de Bellas Artes

Mitre esq. c/ Santa Cruz (Parque Central). Instalado em um edifício especialmente construído para sediá-lo, funciona como uma espécie de filial do museu homônimo de Buenos Aires. Suas coleções compreendem telas renascentistas, barrocas, impressionistas e de artistas argentinos.

Museo Gregorio Alvarez

San Martín esq. c/ Brown (Parque Central). Funciona no prédio que era utilizado como oficina pela companhia ferroviária no final do século XIX, exibindo objetos variados, inclusive achados arqueológicos.

Passeios e excursões nos arredores

Centro Paleontologico Lago Barreales

Av. Megaraptor, 1450 (costa norte do Lago Barreales), na RP 51, km 65, a 90 km a noroeste de Neuquén. Uma rara escavação acessível a não cientistas. Os mais interessados podem até participar dos trabalhos de busca, extração e limpeza das peças sob orientação de paleontólogos e dormir por lá. Dê uma olhada no site do projeto. Você pagará para trabalhar… mas é possível que até ache isso divertido e sinta-se um participante de um documentário do National Geographic. Os menos dispostos a iniciar uma carreira como paleontólogos poderão simplesmente visitar o museu local e participar de um “dinotour” pelas escavações (entre 1h e 2h). Projeto Dino

Plaza Huincul

A 100 km de Neuquén pela RN 22. Conurbada com a cidadezinha de Cutral Có, Plaza Huincul, com cerca de 15.000 habitantes, fica junto ao Lago Barreales e possui um pequeno, mas rico museu de paleontologia, o Museo Carmen Funes (na entrada da cidadezinha, na RN 22 com a RP 17 . Abre de segunda a sexta-feira das 9h às 19h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 21h).

Em colaboração com instituições argentinas e de outros países, o museu realiza pesquisas e trabalhos de campo sobre a rica fauna que habitou a região desde o Período Triássico até a extinção dos dinossauros, milhões de anos mais tarde. Podem ser vistas, além de achados originais, réplicas dos esqueletos do saurópode Argentinosaurus Huinculensis, do carnívoro Giganotosaurus carolinii (inclusive uma reconstituição de sua cabeça em tamanho natural), do ictiópode Caypullisaurus bonapartei e até mesmo um ninho com ovos de dinossauros.

Villa El Chocón

A 80 km de Neuquén. Siga para o sul pela RN 22 até Arroyitos e na bifurcação tome a RP 237. Situada na ponta norte do dique do mesmo nome e ao lado da Reserva Natural Valle Cretácico, a cidadezinha foi fundada em função da construção da barragem Ezequiel Ramos Mexía, no rio Limay. Quando a represa foi construída, ocupou o antigo Valle de los Dinosaurios, mas a movimentação de terras e rochas permitiu a descoberta, em suas margens, de pegadas (huellas) de dinossauros, árvores petrificadas e fósseis importantes tais como o Giganotosaurus Carolinii, o Argentinosaurus Huinculensis e outros espécimes. O material encontrado nas escavações pode ser visto no Museo Municipal Paleontologico Ernesto Bachmann.

Bodegas (Vinícolas)

Neuquén é uma região vinícola nova e menos reputada do que Mendoza, mas algumas de suas bodegas merecem destaque. São elas a Bodega del Fin del Mundo, a Familia Schroeder e a NQN. As três ficam em San Patricio del Chañar, a 60 km de Neuquén, e podem ser visitadas. As duas últimas possuem restaurantes.

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes